15 de novembro de 2011

HAICAI

       Salve, salve galera do Diário Virtual de Leitura em mais um feriado nacional!
      A postagem de hoje nos deixará com um nó na cabeça, estamos falando do haicai, é uma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. O haicai é um pequeno poema com uma métrica de três versos, de 5-7-5 sí­labas, que surgiu no Japão no século 16. No século 20 disseminou-se por todo o mundo. Sua maior expressão é Matsuo Bashô (1644-1694), poeta japonês criador do mais famoso de todos os haicais: "velho lago / mergulha a rã / fragor d'água". 
      Segue agora um haicai de Paulo Leminski, foi um escritor, poeta, tradutor e professor brasileiro. Era, também, faixa-preta de judô.

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/paulo_leminski.html 
         Neste feriado, após a leitura do poema acima deixe seu comentário para a turma que segue o blog.    
         Bom descanso a todos!


2 comentários:

  1. É isso ai devemos ser responsáveis por tudo que fazemos,pois somos nós os únicos responsáveis por nossas atitudes e decisões mesmo que sejam elas precipitadas ou não devemos assumir tudo que fazemo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo thays devemos fazer mais cumpri com nossos deveres pois nós faz perceber que nós temos muitos deveres para com os outros.
    Temos que cumprir com os deveres.

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...