13 de fevereiro de 2012

O CARNAVAL DE ONTEM E HOJE



O Carnaval é uma grande marca da cultura brasileira.Hoje virou mais “marca” do que Carnaval, atraindo turistas, industrializando Escolas de Samba e roubando a pureza e a alegria natural dos velhos tempos. 


Para os foliões mais jovens, a festa popular só ganhou tamanho e escala, exigindo mais organização e tecnologia. Mudou no formato, mas não na essência, já que o Carnaval é irreverência e imersão nos sons e nas danças brasileiras que escapam dos salões para ganhar as ruas. 

Brincar Carnaval, ontem e hoje, ainda é deixar-se levar pelas cores, pelo ritmo, pela alegria. É vestir-se de forma bizarra, e gaiata; é mascarar-se para surpreender e provocar risos, é dançar e pular no asfalto, acompanhando Blocos, Trios Elétricos, carros de som que dão o tom da animação. 

Mas, para quem prefere assistir a pular o Carnaval, hoje, é muito mais fácil. Nem é preciso se deslocar. A tevê traz as notícias e o desfile das Escolas de Samba para dentro de casa. Pode-se estar veraneando e, ao mesmo tempo, torcendo pela Escola do coração.



As diferenças que fazem “a diferença”



O folião tradicional se queixa, por exemplo, das marchinhas que não se renovaram e que foram substituídas por novos ritmos, que, por sinal, mobilizam multidões; recordam-se saudosos da segurança mais tranquila dos velhos tempos em que os mascarados só causavam medo às crianças; das brincadeiras nos bairros, que não existem mais porque as crianças vivem presas, numa tentativa dos pais de protegê-las.

A violência urbana foi a parte do progresso que mais subtraiu do Carnaval. Afastou a criançada da folia natural com os vizinhos, das improvisações que aconteciam após os primeiros “sustos” dos mascarados, do sair tocando a campainha da vizinhança para ver se eram identificados apesar das máscaras... 

Mas, se muitos bairros perderam seus carnavais, em compensação, a folia se concentrou em determinados locais de cada cidade onde os blocos mais badalados são esperados com bastante aparato e segurança. Outra novidade é que verdadeiras populações de jovens foliões do país migram para as chamadas “capitais da folia”, que arrastam multidões para o carnaval de rua, atraindo também a curiosidade do turista estrangeiro.

A liberdade de costumes que proporcionou tantos deslocamentos e folias também precipitou o aumento das doenças sexualmente transmissíveis que, sem dúvida, crescem nessa época.

O Carnaval se contextualizou, assim como as fantasias. A liberdade e a globalização trouxeram temas mundiais para o cenário carnavalesco, como máscaras ou fantasias de Bin Laden, Lula, Obama e Bush. A criatividade e a improvisação também se tornaram mais comuns e substituíram os antigos e detalhados preparativos com as fantasias. Só mesmo para as crianças pequenas e para quem vai desfilar em Escola de Samba se mantêm esses rituais carnavalescos. 



As Escolas de Samba aumentaram o luxo, a participação de “estranhos” e a valorização de famosos, “bonitos” e sarados nos seus desfiles e muitos reclamam que se tornaram verdadeiras “empresas comerciais”, com venda de ingressos e camarotes. Em compensação os desfiles estão cada vez mais espetaculares, profissionais, engenhosos e organizados. Lembram-se dos atrasos absurdos dos desfiles de antigamente? 

É claro que a festa é influenciada pela realidade sócio-político-econômica que vivemos. Não dá para separar. Talvez os saudosistas sintam falta não do antigo Carnaval, mas dos problemas daquele tempo, que, vistos de longe, nos parecem bem menores que os de agora. (Fonte:www.igeduca.com.br)
E você o que acha do assunto? Posicione-se e registre sua opinião no espaço mais democrático da net, o blog Diário Virtual de Leitura.



66 comentários:

  1. Carnaval cultural ou eletrônico?
    O Carnaval cultural diferente do eletrônico nos faz conhecer a cultura antiga e seus valores. Além de promover diversão com saúde e segurança em um local onde o respeito prevalece.

    Alunas Lidenize, Vanessa, Rebeca e Raquel do curso de Enfermagem II da EEEP Elsa Maria P. C. Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é a pura verdade! Sou a Rebeca, e ajudei no comentário, e concordo sempre com essa nossa opinião, pois o que eu acho importante é a riqueza de conhecimento que o Carnaval Cultural nos oferece.

      Excluir
  2. Carnaval Eletrônico
    O carnaval eletrônico traz mais popularidade para a cidade de Aracati, atraindo turistas de outras cidades, fazendo com que o carnaval aracatiense se torne mais conhecido. Sabemos que o carnaval cultural é mais saudável, mas a maioria das pessoas preferem o carnaval eletrônico por ser mais animado e mais conhecido. Muitas vezes as pessoas participam do carnaval cultural por influencia de algum amigo ou familiar. Já o carnaval eletrônico as pessoas vão porque gostam.
    Então, independente da escolha vamos pular o carnaval com alegria e sabedoria, seja eletrônico ou cultural.

    Alunas Maria Luana, Gabriela Silva, Jéssica Maia e Jéssica Rodrigues da turma de Enfermagem II da EEEP Elsa Maria P. C. Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ponto positivo do carnaval de aracati


      Sim carnaval eletrônico de aracati tornou-se mas popular
      por causa de sua grande fólia.Ser tornou mas popular do que
      o carnaval cultural .


      O ponto negativo do carnaval de aracati


      O carnaval de aracati tem uma
      grande falta de segurança alem
      da faltas de bandas boas.

      ALUNO:PAULO VICTOR ;ALBERTO DOS SANTO S E JOÃO VITOR
      INFORMÁTICA

      Ponto positivo do carnaval de aracati


      Sim carnaval eletrônico de aracati tornou-se mas popular
      por causa de sua grande fólia.Ser tornou mas popular do que
      o carnaval cultural .


      O ponto negativo do carnaval de aracati


      O carnaval de aracati tem uma
      grande falta de segurança alem
      da faltas de bandas boas.

      ALUNO:PAULO VICTOR ;ALBERTO DOS SANTO S E JOÃO VITOR
      INFORMÁTICA

      Excluir
  3. Escolhemos apoiar o carnaval cultural pela segurança que nos oferece. Através dele resgatamos a comunicação entre os vizinhos com destaque para a tradição com toda comunidade reunida para festejar. Percebemos que na maneira tradicional a festa torna-se mais familiar e todos podem participar com músicas que agradam a todos os envolvidos na folia, deixando de lado as versões de duplo sentido e ao mesmo tempo de temáticas pejorativas.

    ResponderExcluir
  4. O nosso antigo carnaval
    O carnaval cultural é uma forma de resgatar a cultura e o verdadeiro sentido do carnaval trazendo à tona as marchinhas, os blocos, as fantasias, entre outros elementos desta festa tão democrática. Além disso, é uma forma de mostrar o valor tradicional do evento para as novas gerações.

    Alunas Brena Juliana, Ivana, Roberta, Ana Karolina e Vitória do curso de Enfermagem- 2º ano da EEEP Elsa Maria P. C. Lima

    ResponderExcluir
  5. Optamos pelo carnaval eletrônico porque é mais divertido, animado e atrai muitos turistas independentemente da crítica às letras das músicas. Sabe-se que o trio elétrico faz com que a cidade fique mais conhecida, atraindo turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo.
    Alunas Dayse, Leydiane, Nayara e Najara do curso de Enfermagem II da EEEP Elsa Mari P. C. Lima

    ResponderExcluir
  6. O carnaval eletrônico tem como ponto forte músicas mais animadas e com ritmos agitados que atraem uma grande quantidade de pessoas. Este ritmo é transmitido através dos trios elétricos propiciando população o divertimento democrático e barato, considerando o carnaval a festa mais popular do Brasil, e destacando a nossa cidade, a festa atrai muitos turistas ao nosso município, favorecendo a economia e ao turismo local.
    Alunas Caren, Joana, Bruna Allana e Laís do curso de Enfermagem II da EEEP Elsa Mari P. C. Lima

    ResponderExcluir
  7. O carnaval cultural é mais adequado devido a sua amplitude e descontração, pois sabemos que é saudável e divertido.Entendemos que os jovens atualmente se empolgam mais com o carnaval eletrônico, pois nesta modalidade se encontra a mais perfeita sensação de êxtase ao sentir a música ou interagir com o público que superlota a cidade com alegria, irreverência e emoção.
    Alunos Francisca Letícia, Ramon, Taynara e Anderson do curso de Enfermagem II da EEEP Elsa Maria

    ResponderExcluir
  8. Tem selinho pra você lá no blog!
    http://blogmodaonline.blogspot.com/2012/02/selinho.html

    Beijos
    blogmodaonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. O carnaval eletrônico atrai muitos turistas para nossa cidade, mais com tudo isso ainda existe a violência, as bebidas para menores e etc...
    A população não consegue ver o carnaval cultural que a nossa cidade também oferece, mesmo sendo esquecido, ainda atrai algumas pessoas, mais o número comparando ao eletrônico, podemos dizer que é menos da metade.
    Existe um ponto importante... as machinhas de carnaval, estão sendo trocadas por músicas que não contém nenhum conteúdo, as pessoas só conseguem vê o carnaval como uma festa de 5 dias onde todos vão para se embriagar ou para pegar as “garotas/os” .
    Talvez eles nunca tenham ouvido falar em carnaval cultural. :/

    ResponderExcluir
  10. bom pra mim o que vale é ser feliiz, mas ser feliz da maneira correta, com respeito ao outro e a si mesmo. Hj em diia vemos muiito essas musicas pornograficas sem nenhum sentido e que não traz nada de bom.
    alissonf. e Mariza
    informática 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais músicas você considera bacanas no carnaval? Você prefere as marchinhas ou o axé?

      Excluir
    2. bom não sou de ouviir essaas musiicas maas o que vemos hj em dia é repuguinante aos ouvidos da sociedade, mas se fosse pra ouviir eu ouviriia as duas depois que eu visse que não teem nenhum tiipo de blasfêmia.

      Excluir
  11. Bem do tipo o carnaval de hoje é muito bom mais uma das coisas que menos gosto é a violência que acontece isso é um ponto negativo no carnaval de hoje mais um ponto positivo no carnaval de hoje são os blocos que fazer a cultura de nossa cidade e mostram varias histórias de povos e culturas diferentes . Já no carnaval antigo um ponto positivo que gosto muito são machinhas que tem um gostinho bem especial na nossa vida exemplo de machinha é “ ei você ai mim dá um dinheiro ai ,mim dá um dinheiro ai...” muito boa essa ,já o ponto negativo é difícil acha pontos negativos mais sim tem como o de hoje também tinha muita violência . O carnaval é uma especie de como disse o texto uma especie de "marca" pois um exemplo é quando compramos um abada nós gastamos dinheiro pra fazer propaganda pra os outros isso faz com que muitas vezes nos façamos o carnaval como se fosse uma especie de loja de produtos .
    Mais enfim o carnaval é muito bom então divirtam-se nesse carnaval e nada de violência então bom carnaval!!!!!
    Mikael Rodrigues e Valdilene Nascimento
    2º ano de informática.

    ResponderExcluir
  12. Carnaval de antigamente:era um carnaval melhor mais cutural,sem muita agreção nas músicas,um carnaval sadio bom para se brincar, com marchinhas alegres,legais e hoje as músicas tem muita apologia, tem muitas brigas e etc...
    Annyelton,Rômulo e Mário do 2º ano de informática

    ResponderExcluir
  13. Em resumo, acho que o Carnaval não deveria ser um evento no qual as pessoas matam as pessoas por coisas supérfluas e ridículas, vendem o seu corpo, ridicularizam a própria cultura usando músicas vulgares, usam bebidas alcoólicas exageradamente, usam drogas. Enfim, o carnaval não deveria ser tudo isso que já falei, mas sim uma festa onde as pessoas se divertissem de maneira sadia e correta para que todos pudessem desfrutar disso e fosse vistos de uma maneira descente por que vem de fora apreciar um dito “evento”...

    “O ser 'humano' é burro ao ponto de provar um veneno sabendo das conseqüências!”
    Informática 2º Ano
    Leonardo Lopes, Thays Vieira, Patrícia Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gosteei Leonardo, só toma um pouco de coidado com as palavras, mas concordo plenamente com vc.
      -alissonf
      informática 2

      Excluir
  14. O carnaval de antigamente era melhor que o de hoje pois as pessoas se divertiam muito de maneira correta encontrávamos até crianças no meio da folia , hoje sentimos saudade das machinhas. O carnaval hoje não é mais um evento para as pessoas se divertirem pois exageram na bebida e acabam causando brigas, enfim cada um faz sua festa.
    Jéssica Maia e Alexsandra
    - informática 2º ano

    ResponderExcluir
  15. O carnaval eletrônico as pessoas de hoje em dia não sabem mais brincar, muitos só querem pegar geral sem pensar nas consequências. E o carnaval cultura é muito interessante porque representa a cultura brasileira. Mayk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preferimos o carnval de antigamente, que tinha machinhas que em suas letras continham mensagens,que os fóliõies tinham mas segurança, que podiam se deslocar para outros locais.
      Solange e Mariza.
      Informática 2

      Excluir
  16. Hoje em dia a contextualização do carnaval , transformou toda cultura que nós possuimos.Essa contextualização cada vez mais fortalece a cultura e traz novas mensões a mesma .Quando as pessoas trazem temas atuais para a avenida nós podemos ver que o carnaval , as vezes, funciona como uma espécie de protesto e de comunicação visual entre as pessoas
    Porémo carnaval de hoje em dia também tem seu pontos negativos .Muitas músicas não possuem letras adequadas , existe também a venda de bebida para menores , prostituição e nessa época também existe um aumento da poluição nas ruas, apesar de ter banheiros públicos
    Karen Freitas,Maiza Virginio,Tayslan Queiros,Layla Amarante Informática 2

    ResponderExcluir
  17. O carnaval cultural do mundo de hoje é um carnaval muito divertido, mas com muita violência. Pois tem muitos turistas que estão deixando de vir para o Aracati por causa dessa violência e outros vem para fazer a violência, mas enfim o carnaval é muito bom com as marchinhas que não foram esquecidas e os blocos que passam pelas ruas e ainda por cima lembra um pouco do carnaval de antigamente. Nós adoramos o carnaval só não apoiamos a violência.
    Natália e Williane – infor 2°

    ResponderExcluir
  18. Hoje em dia o carnaval nos leva a falar coisas somente por nossos atos. Nossas roupas,caracterizações, e atitudes. Infelizmente o carnaval de hoje não nos oferece a segurança necessária e merecida.E também músicas são cantadas sem nem mesmo existir letras. Mas o que importa é que todas as possam curtir de maneira saldável e levando em conta que o melhor é ser feliz! Alice V. e Rayana R.
    Informática II

    ResponderExcluir
  19. Carnaval eletrônico e cultural
    Não podemos deixar de falar os dois tipos do carnaval, pontos positivos e negativo
    Nós que fazemos parte da cidade de Aracati, sabemos que o carnaval eletrônico traz lucro para pessoas que trabalham na cidade por causa da vinda dos turista, esse é um dos pontos positivos.Infelizmente existe pontos negativos e alguns deles são a falta de infra-estrutura da cidade,a sugeira da cidade após a festa não podemos deixar de destacar que as pessoa que trabalham na limpesa da cidade não faça seu serviço, o que queremos destacar é a aglomeração desse lixo tornando o trabalho dificultoso.
    No carnaval cultural e seus pontos positivos que são as belas machinhas, os blocos entre outros, mais analisamos que há falta de mais verbas para os blocos para torna esse carnaval mais belo.
    Nivia e Angelica.
    Informática 2ºano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O carnaval de antes com suas marchinhas era um carnaval mais cultural que tratava geralmente, de temas regionais ou populares, já o carnaval de hoje atende as necessidades do publico jovem que optam por um ritmo que eles consideram mais animado, ou seja, o eletrônico, que deixa as pessoas que curtiam o carnaval de antes, um pouco perdidas com a diversidade de mudanças que houve através dos anos.

      Tayná Souza Monteiro, Breno da Costa Uchoa, Rachel Duarte e Pablo Teobaldo da Silva, 3º ano – Enfermagem.

      Excluir
    2. O carnaval é uma época de diversão que acontece em ano e ano. E essa comemoração é uma data muito especial, onde as pessoas aproveitão a folia, que envolve todos os tipos de pessoas.
      Hoje em dia existe carnaval de rua que é um carnaval de trios elétricos que antes não existia, era um carnaval cultural; que hoje ainda existe. Esse carnaval cultural é um carnaval de blocos que envolve grupos de danças e de teatros; esses dois carnavais faz um grande sucesso na sociedade.


      Nome: Welber Correia

      Excluir
  20. Como tudo na vida um dia vira passado, assim também ocorre com os custumes, tradições e cultura de uma das 'festas' que já fizeram bastante história. O carnaval de antigamente, era tido como uma festa 'sadia' as pessoas 'brincavam', se divertiam, dançavam, aproveitavam de forma totalmente saudável. As marchinhas, danças, foliões todos com o proprosito de uma diversão; hoje todas essas coisas ficaram para trás e deram espaço para uma festa de músicas que degrinem muitas vezes a imagem de alguém, as drogas, brigas, namoro sem comprisso, doenças, enfim, perdeu o foco de carnaval cultural!

    Georgia Denise, Handreza Lima e João Carlos.
    Enfermagem 3°Ano.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. O carnaval de antigamente era mais voltado para cultura , marchinhas e não tinha tanta violência como o carnaval dos dias atuais.
    O carnaval atual e mais voltado para os jovens com tipos de musicas diferentes, incluindo violencia que a cada dia vem aumentando.
    Na nossa opinião a cultura do nosso carnaval não pode ser perdida, mas para isso acontecer er preciso cada um se concientizar e fazer sua parte!!! :)

    Camilla Costa e Bianca dos Santos

    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  23. Como sabemos tudo existe seus pontos positivos e pontos negativos.

    O carnaval de “antigamente”, era uma coisa mais reservada, mais voltado para família, com um menor indice de mortalidade, de violência, com musicas culturais, ou seja, as machinhas.

    O carnaval “atualmente”, possui um universos de coisas legais e diversificadas, voltado mais para o publico jovem, mas vem acompanhado por uma serie de fatores, os quais aumenta o indice de mortalidade, de Doenças Sexualmente Transmissiveis, drogas e outros.

    Elias Lima. Karol Calixto e Ana Paula Maia.
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  24. Cultura ou diversidade?
    A nossa cidade cheia de encantos e muitas histórias; abrange um verdadeiro espetáculo de movimentos culturais no que envolve o carnaval.
    Na famosa Rua Grande onde acontece a festa cultural dos blocos da cidade; onde a magia encanta os olhos das pessoas que adimiram a arte carnavalesca. Sabendo assim desde da cultura das marchinhas onde lá se encontravam bailes dentre outros fatos marcantes desde os tempos antigamente até hoje.
    Já na Rua Coronel Pompeu onde há diversiade expande emoções vindas de vários cantos, a juventude faz a festa fazendo assim o povão sair do chão!!!

    Alunas: Ronielli Santos e Ruth da Costa
    Enfermagem 3

    ResponderExcluir
  25. O carnaval de onten e hoje.

    O carnaval de antigamente,era muito melhor do que o atual,
    em termos de bandas,culturas, e a quantidade de pessoas,
    porem a alegria do povo continua a mesma exemplo disso
    o carnaval do ano passado, que basicamente foi feito pelo povo.
    Isso mostra o quanto o carnaval da nossa cidade caiu no decorrer do tempo.



    Equipe:
    Iris Caroline
    Soraya Silva
    Alindo Silva

    >>>>>>>>ENFERMAGEN 3 ANO

    ResponderExcluir
  26. O carnaval cultural é cheio de pontos positivos com seu charme de fantasias bem decoradas e bem desenhadas. Além de resgatar um carnaval que tinha sindo esquecido pelos foliões aracatienses e que vêm trazendo um diferencial dos outros carnavais.
    Hoje vemos um carnaval diferente de antes, que é o carnaval com trio elétricos e os foliões atrás. E onde algumas pessoas esquece a diversão e a cultura. Esse carnaval não é só diversão algumas pessoas vendem bebidas para logo após ter um dinheiro depois do carnaval . O diferencial desse novo carnaval para o antigo, e que o antigo nos faz conhecemos um pouco da história de vida das pessoas que contribuíram para o nosso município.
    Grupo:
    Tatiane Gomes
    Priscila Ferreira
    Helmer Massau
    3° ano de Enfermagem

    ResponderExcluir
  27. O carnaval passa por constantes mudanças nos dias atuais , o novo numa constante relação com o velho , tal período nos surpreende cada vez mais e nos dar acima de tudo momentos de alegria
    as mudanças podem ser vista ao sair na rua no período de carnaval , o chamado carnaval cultural que faz a alegria dos foliões no começo da noite mostra toda a criatividade de antigamente com um traço de modernidade
    a noite na avenida principal os trios elétricos agitam todas as pessoas que ali se encontram e mostra todas as modernidades que podem ser encontradas e vistas nos trios
    vale ressaltar que o carnaval de hoje em dia já não é mais tao divertido quanto o carnaval de antigamente , hoje em dia a violência pode ser presenciada com mais frequência do que era vista no passando , no passado as pessoas biricavam por diversão hoje em dia algumas pessoas brincam por violência .

    Nadablo guedes
    Enfermagem 3°ano

    ResponderExcluir
  28. o carnaval cultural é muito bom pois mostra a cultura aracatiense, não só para os nativos mais sim para os turistas, q vem apreciar a beleza e alegria do nosso litoral , e o de hoje é diferente pois não valorizam mais as marchinhas, blocos,entre outros, seria muito bom que o carnaval de ontem fosse valorizado como tem que ser!!!

    Enfermagem 3
    Ana Paula Araujo, Dargian, Diego, Denise Sales.

    ResponderExcluir
  29. O famoso carnaval tão conhecido pelos jovens que gostam de "brincar" no popular,mas eu acredito que o verdadeiro carnaval está morrendo, não tem aquela essência cultural das marchinhas pelo contrário ele passou por uma certa tranformação a tecnologica do trio elétrico e todas aquelas bandas que a maioria das pessoas gostam devido o seu ritimo eletrizante, acho que tem que existir um concilio entre os carnavais.

    ResponderExcluir
  30. O carnaval mudou muito no decorrer do tempo, porque hoje temos um carnaval com trios e paredões que tocam musicas que não fazem o menor sentindo para a sociedade e também existe muita violência, prostituição e o consumo absurdo de drogas e bebidas alcoólicas mas não podemos esquecer do carnaval da época dos nossos pais um carnaval calmo onde as pessoas não se preocupavam com a violência e podiam dançar e se divertir as som das marchinhas e por ultimo temos o carnaval cultural que é um grande espetáculo de bom gosto e cultura.

    Mariana Letícia ,Maiara Moura e Victor Tadeu
    Informatica 2

    ResponderExcluir
  31. Gostamos dos dois tipos de carnavais ,pois o tradicional valoriza a cultura brasileira e os artistas de uma forma geral , e o eletrônico traz a tecnologia e dá um brilho a mais na festa , porém precisamos de consciência para brincar o carnaval com responsabilidade .

    Leise e Vitória Rodrigues .
    Informática II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito ponderadas vocês, mas que aspectos são importantes para um carnaval responsável, na opinião de vocês?

      Excluir
  32. Carnaval hoje é marcado para uma grande maioria como é a época do tudo pode.
    Muitos Pais sentem falta daquele antigo carnaval, onde todos podiam cair na folia sem preocupações.
    Carnaval hoje tem muito consumo de drogas e bebidas alcoólicas até mesmo para menores de idade.
    As músicas de Carnaval hoje são bem diferentes das antigas marchinhas, muitas das músicas que tocam no Carnaval não tem sentido algum, mas mesmo assim arrasta multidões.

    Victor Tadeu, Mariana, Maiara.
    Informática II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor, td bem? Porque será que essas músicas conseguem arrastar as multidões?

      Excluir
    2. Tudo sim, talvez seja devido ao ritmo da música que contagia.

      Excluir
  33. O carnaval de onten e hoje.
    O Carnaval é uma grande marca da cultura brasileira.Hoje virou mais “marca” do que Carnaval, atraindo turistas, industrializando Escolas de Samba e roubando a pureza e a alegria natural dos velhos tempos.
    O que eu acho:
    Brincar Carnaval, ontem e hoje, ainda é deixar-se levar pelas cores, pelo ritmo, pela alegria. É vestir-se de forma bizarra, e gaiata; é mascarar-se para surpreender e provocar risos, é dançar e pular no asfalto, acompanhando Blocos, Trios Elétricos, carros de som que dão o tom da animação.

    ResponderExcluir
  34. Mesmo não comemorando, não pode-se negar que o carnaval é a maior festa popular do mundo.Essa festa brasileira veio modificando-se ao longo do tempo e influenciando outras culturas. Além de que o carnaval tinha um brilho único, a festa era ultilizada para diversão e não para desmoralização da sociedade. Com essa revolução vem cada ano perdendo o caráter moral,trazendo violência urbana e influênciando a pratica de atos improprios.



    Álefe Samuel, Andressa Payva, Daniele Sousa e João Paulo

    TURISMO 3°

    ResponderExcluir
  35. O carnaval ontem e hoje.
    Grandes mudanças tem ocorrido no carnaval nos últimos anos,fazendo assim que a verdadeira cultura do carnaval seja apagada aos poucos...
    Mesmo assim o carnaval de hoje em dia, inclui demostrações de cultura, ritmos e cores que lembram o carnaval de alguns anos atrás.
    Iara Macêdo
    Larisse Adrielly TURISMO 3

    ResponderExcluir
  36. O Carnaval é uma data festiva onde forma o encontro de diversas culturas...
    É uma historia onde voce é o principal personagem,e é voce quem decide a sua propria forma de diversao,sendo ela boa ou nao.
    Independente de cor ou raça voce nunca fica de fora.

    Alunas:Andreza do Nascimento;
    Genisa Queiroz;
    Ianka Gomes;
    Iara Apolinaria;
    Thaís Aparecida.
    3° Ano TURISMO.

    ResponderExcluir
  37. O carnaval dos tempos de hoje deixou de ser um carnaval cultural, e passou a ser um carnaval econômico, que só visa o lucro. A violência tomou o lugar da diversão. Qual o verdadeiro sentido do carnaval de hoje? Qual a mensagem que o carnaval de hoje transmite? Será que as pessoas se divertem como antes? Essas são muitas das perguntas que foliões, assim como nós, se fazem.

    Aline;Maria Juliana;Gracinha
    Turismo 3º Ano.

    ResponderExcluir
  38. Essas Postagens do Blog Diário Virtual de Leitura são muitos interessantes e importantes para que os adolescentes de hoje possam conhecer um pouco da cultura carnavalesca como era o carnaval de ontem e como é o de hoje.E espero que no carnaval cultural não se acabe.E quero parabenizar as professoras Marilia, Jemima e os alunos Erlen Kaline e Herick Breno pelo excelente trabalho no blog.
    Anderson Barros Turismo 3

    ResponderExcluir
  39. O Diário Virtual de Leitura está bombando.
    ESCOLA PROFISSIONAL fazendo CARNAVAL!!!!!!!!!!!!!!

    Iara
    Adrielly
    Turismo 3

    ResponderExcluir
  40. carnaval ontem e hoje
    o carnaval de antes nao e mais como o de agora pois muitas coisas mudaram desde as musicas (marchinhas) ate as fantasia e ate as maneiras de diversao das pessoas... ates as pessoas se divertiam de forma mais limpa, mas organizada sem brigas e outras coisas que acontecem... mas com tudo isso a alegria, as cores do carnaval nao foram perdidos.o carnaval e uma coisa muita bonita que acontece em varios lugares. mas um dos carnavais mais bonitos e o do brasil.
    brincar carnaval é se dixar levar pelas cores, pelos ritmos, pela alegria, é acompanhar os blocos, dar risos e etc...
    o carnaval ate pode ter mudado muito mas ainda continua sendo uma festa muito bonita e muito boa...

    alunas: mercia, karine, andreza kessia, cintia, jennifer e wesley
    3º guia de turismo

    ResponderExcluir
  41. Iae galera!!! entre o carnaval de ontem e hoje, achamos que existem varias formas de se divertir, pessoas que escolhe sua maneira de brincar, de expressar o carnaval, com isso trouxe muito desenvolvimento para a cultura aracatiense.
    Esperamos que de um modo ou de outro os foliões, possam usufruir de um bom carnaval.'' Não podemos esquecer de brincar com responsabilidade e moderação'"
    by: Emanuely, Ianka Keyzeer, Juliana do Nascimento e Gleidiane
    Galera do Turismo 3º ano.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Pessoal ligado ae no blog,a nossa opiniao sobre os diversos carnavais tanto de ontem como de hoje e bastante diversificada...
    o carnaval de ontem por exemplo era mais tradicional onde as marchinhas era o centro dde todas as atenções,os blocos culturais na rua Grande também eram de grande valia para a população aracatiense ,já contrapondo o carnaval do passado temos o carnaval de hoje que perdeu sua tradição e que a maioria da população não valorizam mais o carnaval cultural,mas agrandando essencialmente a população jovem temos os chamados paredões que tocam musicas diversificadas para diversos gostos ,ainda temos também o carnaval cultural mas e claro que mais desvalorizado infelizmente são poucas as pessoas que ainda teem vontade de desfilar por eles,também não podemos esquecer de apesar no carnaval terem bandas de atração mais moderna e de preferência jovrem ainda temos bandas antigas principalmente no primeiro dia de carnaval para não agradar somente o publico jovem e tambem o publico antigo que consegue deixar as tradicoes antigas do aracati ainda viva em nossa historia...
    Portanto cremos que não há um carnaval que seja bem melhor do que o outro seja ele do passado ou o de hoje ,todos tiveram e teem sua devida importancia em seu determinado tempo ,o do passado nos encantou com a sua tradição suas cores e seu jeito moleque de agradar os que hoje fazem parte do livro da historia real do aracati mas o carnaval de hoje tem a devida importancia de escrever o resto da historia que no futuro ja sera passado...Entao pessoal curtam o carnaval de hoje antes que ele seja apenas o carnaval de ontem...
    fik ligado na dik de que o que passou não volta mais e que se você quiser realmente sentir um pouco daquele carnaval que ja passou e so mergulhar na historia rica de tradição do aracati e assistir os desfiles culturais de rua e escutar aquela marchinha e so voltar a ser criança sem ter vergonha de ser feliz.....

    Postado por: Neulliane Carla, Rosiane Lima, Harysson Rodrigues, Jadson Diego....
    Finanças do 2° ANO...sz

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Brincar Carnaval, ontem e hoje, ainda é deixar-se levar pelas cores, pelo ritmo, pela alegria. É vestir-se de forma bizarra, e gaiata não pode negar que o carnaval é a maior festa popular do mundo. (2ºfinanças)[Guilherme luã]

    ResponderExcluir
  46. Existe grandes diferenças entre o carnaval de atigamente e o de hoje...
    Antigamente as pessoas realmente sabiam como se divertir sem exageros,divertiam-se curtindo o ritmo das marchinhas. Já com o passar dos anos, algumas alterações foram acontecendo nos ritmos e nas danças carnavalescas. Mas há uma coisa que não muda com o tempo, a alegria e a vontade de misturas cores e raças e brincar o famoso carnaval. Para os que curtem é uma maneira de esbanjar as emoções e para outros que não curtem é um momento de reflexão espiritual.

    Kelly Braga, Leandro Salustriano, José Matheus, Ana Luiza e Werlesson Finanças 2

    ResponderExcluir
  47. Sem duvida o Carnaval, apesar de ser somente uma vez por ano, é uma das datas mais esperadas. Sobre o Carnaval de ontem e de hoje, eu, como a maioria dos jovens preferem o de hoje, concerteza é bem mais animado, mas não podemos deixar que o de ontem morra por que ele faz parte da nossa cultura, ele nos da oportunidade de conhecer como era o Carnaval antigamente, como as pessoas curtiam, e ao meu ver é bem diferente, as pessoas curtiam, sem brigas, sem preconceitos, com mais responsabilidade e isso é o sonho de todo folião da paz. Enfim galera da para se divertir em qualquer Carnaval, no de ontem no de hoje, basta estar com pessoas que te façam sentir bem que qualquer Carnaval vai ser ótimo. Então galera é só curtir com responsabilidade!

    Débora Lima
    2º ano de Finanças

    ResponderExcluir
  48. O carnaval de hoje sendo comparado aos de antigamente,está completamente mudado,pois algumas culturas que existiam foram perdidas,e outras foram mantidas até hoje.Depois de mudanças nessa cultura carnavalesca,o carnaval não deixa de ser o mesmo. Mas hoje não se curte com músicas de machinhas,seria legal tenta resgata mais um pouco dessa cultura.Esperamos que os foliões aproveitem o máximo carnaval 2012,com muita paz e alegria.
    Palavras da galera de Finanças 2º;Carlos Henrique,Israel,Jean,Lucas,Iago e Vinicius.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Carnaval de hoje em relação a "brincar" ,para aqueles que não vim,não experimentaram o carnaval de antes não mudou quase nada para eles principalmente os jovens, esse é o verdadeiro carnaval,muitas vezes pobre em cultura e rico em eletrônico.Mas para aueles que tocaram,experimentaram do carnaval de antes eles sentem falta de um a cultura mais elevada,enriquecida.Eu sou jovem,mas o carnaval que vivo não é diferente,claro,danço,canto,brinco muito,é uma diversão completa,porém se torna diferente por tudo isso que faço é para Deus,sim,eu esqueci de dizer que nó bebemos muito neste carnaval diferente,estar ai mais um motivo para ser diferente,por quê? Porque lá bebemos da água viva do Espírito Santo,sou muito feliz em ofertar o meu tempo a Deus.

      Informática 3

      Excluir
  49. O carnaval de Aracati é rico em cultura, mesmo que ao passar dos anos ele tenha se Modificado.
    Além disso, mesmo tendo vários pontos turísticos como suas belíssimas praias que atraem os turistas, ele também é uns dos melhores carnavais do Nordeste, com sua população aracatiense hospitaleira que recebem com maior orgulho as pessoas das outras cidades.

    Renata Kéveny
    Andrezza Lina
    3º Ano de Turismo.

    ResponderExcluir
  50. É engraçado quando vimos os carnavalescos antigos, as roupas e o ritmo totalmente diferente, os tempos passam e os estilos mudam, pena que desses tempo pra cá o carnaval ficou bom mas também trouxe muitos problemas, embora haja muitas campanhas de prevenção antes do carnaval, muitas pessoas continuam fazendo besteiras, e também não se alimentam de forma saudável depois de ter gasto todas as energias na noite em claro de carnaval.

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...