O rebelde do traço

        Saudações provocativas, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
        A postagem de hoje registra os 70 anos de HENrique de Sousa FILho, mais conhecido como Henfil oi um cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro. Henfil envolveu-se também com cinema, teatro, televisão  e literatura, mas ficou marcado mesmo por sua atuação nos movimentos sociais e políticos brasileiros. 
     Após uma transfusão de sangue acabou contraindo o vírus da AIDS. Ele faleceu vítima das complicações da doença no auge de sua carreira, com seu trabalho aparecendo nas principais revistas brasileiras.Ao criar personagens típicos brasileiros, como os Fradinhos, o Capitão Zeferino, a Graúna e o Bode Orelana, entre outros, Henfil foi responsável pela renovação do desenho humorístico nacional, assumindo o projeto de "descolonização" em um momento em que as HQs nacionais tinham seu desenvolvimento sufocado pela distribuição dos quadrinhos norte-americanos pelo mundo inteiro.
     Você pode visualizar e ler duas produções de Henfil e seus principais personagens nessa postagem. Não esqueça de comentar e registrar seu ponto de vista a respeito do olhar crítico e questionador do artista. 
Fonte das imagens: https://www.google.com.br
 
        
        


Comentários

  1. Gostei muito do segundo quadrinho, gostei também do autor, não conhecia, mas já da para perceber que ele gosta de um critica humorística.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O CARNAVAL DE ONTEM E HOJE

As tão sonhadas férias chegaram e...

Vamos travar a língua?