5 de fevereiro de 2014

O rebelde do traço

        Saudações provocativas, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
        A postagem de hoje registra os 70 anos de HENrique de Sousa FILho, mais conhecido como Henfil oi um cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro. Henfil envolveu-se também com cinema, teatro, televisão  e literatura, mas ficou marcado mesmo por sua atuação nos movimentos sociais e políticos brasileiros. 
     Após uma transfusão de sangue acabou contraindo o vírus da AIDS. Ele faleceu vítima das complicações da doença no auge de sua carreira, com seu trabalho aparecendo nas principais revistas brasileiras.Ao criar personagens típicos brasileiros, como os Fradinhos, o Capitão Zeferino, a Graúna e o Bode Orelana, entre outros, Henfil foi responsável pela renovação do desenho humorístico nacional, assumindo o projeto de "descolonização" em um momento em que as HQs nacionais tinham seu desenvolvimento sufocado pela distribuição dos quadrinhos norte-americanos pelo mundo inteiro.
     Você pode visualizar e ler duas produções de Henfil e seus principais personagens nessa postagem. Não esqueça de comentar e registrar seu ponto de vista a respeito do olhar crítico e questionador do artista. 
Fonte das imagens: https://www.google.com.br
 
        
        


Um comentário:

  1. Gostei muito do segundo quadrinho, gostei também do autor, não conhecia, mas já da para perceber que ele gosta de um critica humorística.

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...