13 de junho de 2013

Projeto Debate Bola

      Saudações esportivas, turminha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!


      A pouco mais de dois dias para o início da Copa das Confederações e a um ano da Copa Mundial, os alunos dos 3ºs anos da EEEP Elsa Mª Porto Costa Lima apresentaram nesta semana o Projeto Debate Bola sobre os grandes eventos esportivos que serão sediados no Brasil sob a orientação dos professores Marília Costa (Língua Portuguesa) e Reginaldo Sena (Educação Física).
     O projeto teve como principal objetivo confrontar opiniões e pontos de vista sobre dez temas que envolvem estes eventos, entre eles destacamos a infraestrutura, a mídia, a segurança, a qualificação profissional entre outros pontos que foram discutidos pelos alunos em um clima de aprendizado significativo e troca de conhecimento.
      A atividade também possibilitou o diálogo entre as disciplinas envolvidas através do tema dos eventos esportivos mundiais que acontecerão no Brasil, associando-o aos conteúdos programáticos das respectivas disciplinas. 
       






Professor Reginaldo Sena orientando a turma de Informática antes do debate.





Momento de concentração e preparação da turma de Hospedagem.







As alunas Bruna e Naiara da turma de Hospedagem entram em campo para debater os temas em estudo.




Descontração geral com a turma de Hospedagem no fim do debate.


A turma de Finanças também se concentrou antes de entrar em campo para debater como os eventos esportivos poderão beneficiar o país.





Carlos Henrique e Leandro da turma de Finanças mostraram-se super concentrados no momento do debate.




Neuliane e Werlesson da turma de Finanças capricharam na exposição do tema.




A participação da plateia foi de suma importância para o exercício da oralidade ,além de motivar o nível de argumentação dos debatedores.




Os alunos da turma de Enfermagem trocam informações e recebem as instruções do professor Reginaldo para melhor desenvolverem o debate.




Pode-se dizer que a turma de Enfermagem estava realmente no clima do trabalho, que despertou em todos os envolvidos a vontade de vestir a camisa verde e amarela e torcer pelo Brasil.



A postura corporal e a oralidade foram fundamentais para a apresentação dos temas, além é claro do domínio do conteúdo, peça chave na exposição dos alunos.

33 comentários:

  1. É professora Marilia as apresentaçoes foram maravilhosas e muitos dos alunos tiveram postura e falaram bastante bem sobre o tema escolhido. O cenário estava lindo e no clima da copa.
    Espero que os alunos estejam felizes por ter saido tudo bem.
    Karina dos santos
    FINANÇAS 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade karina... no meu comentario a baixo eu esqueci de falar sobre o senario.. Parabens Marilia e Reginaldo pelo maravilhoso senario.. estava lindissimo espirava ate os alunos pra falar do assunto.

      Fabricio Coelho
      Finanças 3

      Excluir
    2. É fabricio foi muito criativo, todos nós adoramos a forma de apresentação.

      Excluir
  2. Parabéns a professora Marília e o professor Reginaldo, por ter desenvolvido um trabalho muito maravilhoso.
    Vinicius da silva
    finanças III'

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de ter participado deste Projeto Debate Bola, onde me proporcionou um amplo conhecimento em todos os setores voltados aos eventos esportivos na nossa Pátria. Agora vamos torcer para o nosso Brasil pra que ele venha a tornar-se campeão da Copa das Confederações. Estarei na torcida.!
    Harysson Finanças III

    ResponderExcluir
  4. Foi muito bom poder participar desse debate. Achei genial o projeto dos professores, pois através desta atividade eu pude exercer minha percepção para argumentar os temas. E sem esquecer do espírito crítico que através desse projeto foi trabalhado em cada aluno. Só posso dizer obrigado aos professores Marília e Reginaldo!
    Alisson Ferreira
    Informática 3

    ResponderExcluir
  5. Aula super interessante, o debate explorou nossos conhecimentos de uma forma bem diferente e ainda praticamos nossa postura como platéia e diante do público, espero mais aulas assim.! :D

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de fazer parte deste trabalho. sendo uma mistura de materias.. portugues e educação fisica.
    n foi muito facil esta na frente da turma e falar sobre o tema. como devem ter percebidos era sobre a copa.

    espero q os professores Marilia e Reginaldo tenham gostados, pois, se dedicamos bastante e estudamos muito.

    Fabricio Coelho
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  7. As apresentações foram realmente boas, gostei do grande trabalho feito por Marília e Reginaldo, por ter sido na forma de debate onde todos poderam mostrar e a dquirir conhecimentos a respeito da copa.

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da aula muito diferente, foi muito bom poder participar desse debate.

    Sara Barbosa
    Finanças |||

    ResponderExcluir
  9. Realmente é incrível essa mistura que a professora Marília com o professor Reginaldo ofereceu para os alunos de 3° anos. Um debate bola interessante sobre eventos esportivos mundiais que acontecerão no Brasil. Desenvolvendo novos conhecimentos para todos, principalmente para os meninos que gostam tanto de futebol.
    Priscila de Finanças III

    ResponderExcluir
  10. Muito legal, não vejo a hora de começa a copa das confederações, antes eu não gostava muito de jogo , mas agora todos os domingos quando tenho tempo assisto. E sem falar que proximo ano tem o COPA DO MUNDO e quando o Brasil joga eu fico muito nervosa, meu coração só falta sair pela boca kkk.

    Eliziane hospedagem 2

    ResponderExcluir
  11. A oportunidade que nos foi dada através de um debate regrado orientando pelos professores, Marília e Reginaldo respectivamente, de melhorar e trabalhar nossa argumentação e postura diante de um público, foi de muita valia para todos os alunos. Infelizmente, por motivos que não vêm ao caso, o momento não ocorreu como o desejado! Todavia, foi ótimo.

    Leonardo Lopes
    Informática 3º Ano

    ResponderExcluir
  12. Um belo trabalho proposto para nós alunos, onde principal papel foi praticar nossa argumentação em forma de um debate onde exigia-se regras básicas de um debate fundamental. Agradecer primeiramente aos professores pela honra de exercer este trabalho tão abrangente em nosso conhecimento.

    Mayanne Lima
    Infor 3

    ResponderExcluir
  13. Considerei essa proposta um ótimo trabalho. Muito complicado, devido a quase falta de informação que a mídia nos dar. Também considero que mesmo a copa sendo sediada em nosso país não temos informações suficientes para que possamos argumentar com firmeza em nossos debates. Porém, o trabalho me fez conhecer mais sobre como realmente está sendo preparado nosso Brasil para a copa.
    Rayana Rodrigues
    3º Informatica

    ResponderExcluir
  14. Acredito que o objetivo do trabalho era que os alunos obtivessem o conhecimento e a curiosidade de buscar informações de como está sendo realizado os eventos esportivos que o Brasil sediará. Foi bastante interessante a realização do projeto, apesar de não haver pesquisas claras e objetivas sobre os temas na fonte de pesquisa(internet) ,porém acho que os alunos absorveram conhecimentos sobres os temas propostos e alguns não souberam como expressar os mesmos. Agradeço a professora Marília e ao professor Reginaldo pela oportunidade de me informar sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  15. É muito bom ter na escola esses trabalhos que proporciona um comhecimento sobre o nosso Brasil e as possibilidades de um país melhor e igual para todos.

    Marcos Antonio
    Informática 3

    ResponderExcluir
  16. O projeto debate bola foi bastante proveitoso no que se diz respeito a troca de conhecimentos entre todos os alunos do terceiro ano, cada sala respectivamente entre o seu debate e alunos. Todos de Finanças do 3º ano estavam muito tenso, mas no final tudo deu certo e foi um grande sucesso.Com o projeto, nos momentos de estudo foi possível aprender o que o Brasil tem a oferecer de melhor e o que ele tem que melhorar nos âmbitos mais polêmicos de infraestrutura e turismo.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns aos professores que ficaram a frente desse belissimo trabalho , onde todos os alunos poderam conhecer e compartilha , seus conhecimentos sobre o grande evento que é a copa do mundo no Brasil.
    Jean Santos
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  18. A. Aprensentaçao desse trabalho foi muito bom para se ter noçao do que realmente é esses eventos que o brasil vai sediar,parabens para os professores reginaldo e marilia pelo belo trabalho pela ideia e pela linda decoraçao..foi muito bom participa desse trabalho.
    Najara barbosa
    enfermagem3

    ResponderExcluir
  19. Só tenha a parabenizar a Professora Marília e ao professor Reginaldo pela iniciativa desse belo trabalho, que fizeram com que todos os alunos pudessem conhecer um pouco mais sobre a história desses grandes eventos, assim, formulando um debate para discutirmos os pontos positivos e negativos na nossa realidade. Foi ótimo participar desse projeto, e espero que possamos discutir depois o que realmente aconteceu e deixou de acontecer.
    Allana Penha
    Hospedagem III

    ResponderExcluir
  20. Esse projeto foi uma oportunidade única para todos nós alunos... Esses grandes eventos esportivos já tem influenciado as nossas vidas e essa metodologia de ensino através do debate só contribuiu para o aumento de nossos conhecimentos, tanto na parte argumentativa quanto em relação ao próprio mundo esportivo e social do nosso país. Agradeço aos professors que ficaram à frente desse projeto, foi único!!!
    Matheus Barbosa
    Finaças III

    ResponderExcluir
  21. Foi muito bom esse momento.Podermos compartilhar e receber conhecimentos sobre a copa das confederações.

    Larissa Sousa Lima
    3ª de Finanças

    ResponderExcluir
  22. Muito bom, uma grande oportunidade para ampliar uma visão de dois lados um positivo e um negativo, mediante também das grandes ocorrências de ultimamente, como os protestos em São Paulo e o caso que ocorreu com a Dilma.

    ResponderExcluir
  23. Uma grande oportunidade dada aos alunos dos terceiros anos, para conhecer um pouco mais sobre os eventos esportivos que irão acontecer no nosso país. Uma forma de trabalhar a oralidade e a argumentação.
    Ana Sena '
    Finanças III

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Ana Luíza o projeto Debate Bola propostos aos alunos do 3º anos foi um Mera Oportunidade pois nos deu a chance de estudar e conhecer mais sobre tudo o que foi planejado para a copa das confederações e para a Copa do Mundo, desde de investimentos até a hora final de entregar tudo. Foi muito bacana os alunos terem que argumentar um com o outro independente de qual lado do sim ou do não e causou uma certa dedicação aos alunos no que diz respeito aos estudos, a preocupação de saber dominar o conteúdo. O projeto também era um teste para aprimorarmos nossas argumentações, oralidade e postura diante de uma platéia.
      Esse foi projeto realmente levou muito sucesso.

      Dara Senna'
      Finanças III

      Excluir
  24. Muito legal o debate, pena que na hora fiquei muito nervosa e não consegui falar direito mas foi muito interessante e produtivo. O debate nos incentivou a fazer pesquisas sobre coisas que estão presente em nosso dia a dia e agora mais do que nunca, pois estamos no vivenciando A Copa das Confederações.

    Finanças III

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei muito nervosa Débora, devido a não saber qual tema teria que defender ou criticar, pois tratava- se de sorteios. Acho que isso foi o que mexeu com todos, nos deixando muito ansiosos.
      Ana Sena '
      Finanças III

      Excluir
    2. Certeza, e o pior é que tinha sempre aquele tema que agente não tinha segurança pra falar e eu peguei justo um dos...rsrs....mas graças a Deus deu tudo certo.!

      Excluir
  25. O debate foi muito bom e nos proporcionou o conhecimento maior sobre os eventos que estão ocorrendo e que ainda estão por acontecer.

    ResponderExcluir
  26. Esse negócio de debate eu adoro!,é onde a gente mostra nossa capacidade de ideias,opiniões e força de expressão.

    REBECA RUTH
    ENFERMAGEM 2

    ResponderExcluir
  27. Parabéns a Professora Marília e ao Prof.Reginaldo pelo excelente trabalho e a iniciativa do projeto que irá fazer com quer os alunos possam ter olhar mais crítico sobre a falta de preparação do Brasil para COPA DO MUNDO.

    Tainan Santana Hospedagem II

    ResponderExcluir
  28. O debate foi além do esperado,pois mostrou a todos que não e só os homens que entende de futebol,fazendo com que todos ficassem por dentro do que esta acontecendo com o futebol do Brasil e suas mudanças.

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...