2 de junho de 2013

Enfim, as festas juninas chegaram!

       Saudações juninas, turminha que acompanha e se informa no blog Diário Virtual de Leitura!
     O mês de junho se iniciou e com ele os festejos juninos, mas você sabia que as festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países? É turminha, vários países da Europa também vivenciam estas datas. Descubra mais acessando aqui.
      E para marcar o início de um mês tão significativo em nosso estado e em todo o nordeste, publicamos o poema Quadrilha de Carlos Drummond para instigar você, querido leitor e seguidor, a registrar em seu comentário as possíveis causas do desfecho deste enlace amoroso entre João, Teresa, Raimundo,... Lembre-se de que o próprio título da composição nos sugere uma ligação entre a dança junina e o envolvimento entre os pares de namorados. Enfim, deixemos seus comentários a serviço da análise do texto.



28 comentários:

  1. O mês de junho possui algumas datas comemorativas de alguns santos católicos e tudo mais. Um mês de muitos festivais tradicionais com quadrilhas, festa muito boa, onde não esquecemos das comidas e bebidas típicas.

    ResponderExcluir
  2. Para terminar essa bela história é preciso de muita criatividade e humor, por isso nem me arrisco.Mas, jamais poderia deixar de falar sobre esse mês que traz a comemoração de dois grandes Santos ,São Pedro e São João.Além de, grandes festejos juninos que fazem parte da cultura brasileira e principalmente do Sertão Nordestino.Espero nesse mês comer bastante comidas que contenham milho,fazer muita bandeirinhas e dançar bastante forró de Serra para comemorar junto da minha família e pessoas especiais essa data tão animada e pedir também a São Pedro que traga bastante chuvas para o Sertão tão sofrido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Neuliane para terminar a historia é preciso muita criantividade.
      Adoro esse mês de junho principalmente pelas danças e as comidas tipicas, pois adoro um essas comemorações que reunem todos e fazem a festa.
      Karina dos santos
      Finanças 3

      Excluir
  3. Esse mês de junho é uma data especial , felicidade i tudo mais.

    ResponderExcluir
  4. É engraçado como as coisas que não damos muita importância nos surpreende. Todos amavam alguém, menos a Lili, uns ficaram sem ninguém, outros não puderam nem tentar, menos Lili que, no começo da história não amava ninguém e no fim foi a única que teve uma história de amor com o J. Pinto Fernandes. As vezes o que parece ser o mais provável de acontecer acaba tornando-se o contrário, afinal, quem diria que ela seria a única a encontrar um amor correspondido. Falando agora do mês de junho - não tinha reparado como os meses passaram rápido - um mês de festa, esperado por muita gente que adora uma quadrilha e de muita comida boa, espero que neste mês todos possam curtir intensamente, não somente nos dias de festa mas, todos os dias.

    ResponderExcluir
  5. Esse e um mês que me amarro muito porque é o mês de festas, danças e comemorações é o mês de brincar o São João com paz e alegria.O mês dos santos e de comer muito milho verde que nesse São João seja de muita paz alegria e diversão para todos.
    Natália de Lima
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  6. O mês de junho chegou e muita festa vem por aí, quadrilhas, festejos, danças e muito mais. Vamos aproveitar este mês de comemorações e nos divertirmos muito sem violência.

    MAIARA MOURA
    INFORMÁTICA III

    ResponderExcluir
  7. Um mês muito divertido esse mês de junho com muitos festivais tradidicionais, festas muito boas...

    Sara Barbosa
    Finanças |||

    ResponderExcluir
  8. Esse texto nos mostra como essa cultura é lembrada em outros países, não é só no nordeste,as festas juninas são bastantes animadas com danças,comidas típicas,bombinhas e não poderia deixa de citar aquele forro pé de serra que é o melhor da noite.

    ROBERTA ALVES
    CURSO: ENFERMAGEM III

    ResponderExcluir
  9. Ah!! as quadrilhas??
    tenho nem palavras para falar o significado.. so sei dizer q é um mes muito divertido, onde temos festas, comidas tipicas e danças... e lembrando que é o mes q festeja os santos.

    Fabricio Coelho
    Finanças 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sinto a mesma coisa Fabricio quando o assunto é quadrilhas, amo de paixão esse período, mês de alegria comidas boas e muitas danças. As comidas nem se fale , provo de todas, já que é uma vez no ano.
      Priscila de Finanças III

      Excluir
  10. é um mẽs q eu reunos os meus amigos pra comemora uma data tao importante pra gente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E bota importante nisso!!!
      É uma data danada!! de boa!
      muita dança,brincadeiras,comidas variadas,e de fato,muito gostosas!! huumm!! estou muito ansciosa!

      Excluir
  11. Quadrilha, mostra a nossa cultura, as festas, comidas tipicas isso é muito legal.

    ResponderExcluir
  12. Uma situação que nos passa a ideia de humor, muito bacana, ao decorrer da leitura vemos o quanto é bacana as formas que o texto impõe, em relação as quadrilhas, só tenho boas lembranças da minha infância quando saia caracterizada para participar de eventos educacionais.

    Mayanne Lima

    ResponderExcluir
  13. Este mês é muito importante pra quem gosta de brincar quadrilha e se divertir, festa junina lembra-me logo as diversões, comidas típicas e os festivais que muitas quadrilhas participam.
    Sinto muita saudade de minha infância, quando a “tia falava, olha a chuva, é mentira”. Tempos bons, mas hoje o São João está moderno.
    Quanto a historia não me atreveria a responder, pois precisa de humor e não sei se sou boa nisso, mas com certeza alguém irá terminar e estou ansiosa pra ler o final.
    Jéssica Maia
    Informática III

    ResponderExcluir
  14. Festas Juninas me fazem lembra de minha infancia, esse era o tempo que eu mais gostava e pra mim era o mais animado, pena que o tempo passa e só nos restam lembranças, e lembranças muito boas...

    ResponderExcluir
  15. Eu conto os dias nos dedos o mês de junho, pois com ele veie muitos festejos, comidas típicas, as comemoração de santos populares como São Antônio o santo casamenteiro, as tradicionais quadrilhas. Agora me lembrei da minha infância as pintinhas no rosto e o vestido colorido para festeja o São Joao, pulando com medo da cobra e da chuva. E por isso que estou muito animada para a festa junina da comadre elsinha será um dia de competição e também de muita diversão.

    Maiza Virginio
    Informática III

    ResponderExcluir
  16. Bons tempos os das festas juninas quando eu era criança, as fogueiras nas ruas, os bombas soltadas a qualquer hora do dia ou da noite, aquele cheiro de milho assado em uma fogueira, e depois nós percebemos que o tempo passa rápido de mais e que deveríamos ter aproveitado mais a nossa infância.

    Annyelton Maciel
    3° Ano de Informática

    ResponderExcluir
  17. Acredito que o desfecho descrito pelo autor começou quando Lili se casou, o que provavelmente aconteceu nas quadrilhas por causa do tema, devido a isso ocorreram os outros acontecimentos. As festas juninas fazem parte da nossa cultura, por isso acredito ser grande importância comemora-las. São momentos felizes, muito animados que nos diverte e nos ajuda a firmar nossa cultura, mostrando o seu valor.

    Finanças III

    ResponderExcluir
  18. gostei muito mas é um pouco confuso, pois são coisas que acontecem na vida, que não da para prever o quer vai acontecer com o futuro de cada pessoa ....

    Guilherme luã

    Finanças III

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito dessa comemoração pois mostra um pouco da nossa cultura,como nossas comidas típicas,nossa religião e expressa um pouco da nossa naturalidade..

    Alana Bárbara
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
  20. Oba, enfim as festas juninas chegaram. E essa é uma ótima data para nos divertir, nos fantasiar, degustar as comidas, dançar os maravilhosos forrós pé de serra e principal lembrar do rei do nosso baião Luís Gonzaga que fez muita história nessa época das festas juninas com seus famosos pé de serra. E para nós meninas temos que aproveitar pois esse é o mês de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Rsrs'

    Dara Senna'
    Finanças III

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Dara, vamos nos divertir e aproveitar esse mês de muitas festas. E dançar quadrilha, que nos proporciona muita diversão junto com nossos amigos.
      Ana Sena '
      Finanças III

      Excluir
  21. Nesta data se divertimos muito.. ate na escola EP, pois ja começamos faser as bandeirinhas e vamos ter conpetições entre os cursos. o evento vai ser bem divertido e proveitoso, q acontecerá no dia 28/06.
    fora tbm os eventos q acontecem no aracati.. varias danças,comidas e etc.

    Fabricio Coelho
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  22. Adoro esse mês, amo ver as pessoas se divertindo dançando quadrilha.


    Eliziane hospedagem 2

    ResponderExcluir
  23. É muito bom o mês de junho com muitas festas juninas e comidas tipicas alem da animaçoes das pessoas. E aqui na escola tambem vai ter a nossa festa junina oque é muito bom.
    Najara barbosa
    Enfermagem 3

    ResponderExcluir
  24. Eita que é bom demais as festas arreatadas e alegres, sempre é bom mostrar um pouco da nossa cultura e principalmente a nossa cultura cearense. Apreciar um boa comida típica do sertão e escutar um som rei cearense o grande Luiz Gonzaga.

    Breno
    Informática 3° ano

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...