10 de setembro de 2012

Como deixar o cérebro turbinado?


     Saudações turbinadas, galera que segue o blog Diário Virtual de Leitura!
     A postagem de hoje traz uma teoria chamada Neoróbica, isto mesmo o que você leu: Neuróbica, que seria uma espécie de exercícios para o cérebro.
      Quem foi que disse que o cérebro não precisa de exercícios para se manter ativo? Se o nosso corpo necessita de malhação para ficar sempre em ordem e cheio de disposição, por que com a mente seria diferente? O cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva ao longo dos anos e, se não for treinado com exercícios, pode falhar.
     Como funciona a neuróbica?
     A neuróbica consiste na inversão da ordem de alguns movimentos comuns em nosso dia a dia, alterando nossa forma de percepção, sem, contudo, ter que modificar nossa rotina. O desafio da neuróbica é fazer tudo aquilo que contraria ações automáticas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.
     Para estimular seu cérebro destacamos 21 dicas, ou melhor, 21 exercícios de neuróbica que deixam seu cérebro turbinado para as atividades do cotidiano. Vamos a elas então:

1-Use o relógio de pulso no braço direito;
2-Ande pela casa de trás para frente;
3-Vista-se de olhos fechados;
4-Estimule o paladar, coma comidas diferentes;
5-Leia ou veja fotos de cabeça para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado; 
6-Veja as horas num espelho; 
7-Troque o mouse do computador de lado;
8-Escreva ou escove os dentes utilizando a mão esquerda - ou a direita, se for canhoto;
9-Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual;
10-Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro;
11-Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora pense 25 adjetivos que ache que a descrevem a imagem ou o tema fotografado;
12-Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto ao garçom ou chef; 
neuróbica
13-Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os; 
14-Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras;
15-Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer atividade que nunca tenha tentado antes. 
16-Compre um quebra cabeças e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu;
17-Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os métodos são válidos;
18-Recorrendo a um dicionário, aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver;
19-Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar;
20-Ao ler uma palavra pense em outras cinco que começam com a mesma letra;
21-A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma atividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu cérebro. Se você é destro, que tal escrever com a outra mão?
Fonte: http://www.minhavida.com.br/bem-estar

     Você gostou das dicas, então não esqueça de exercitar seu corpo e sua mente!
     E para saber mais acesse: http://vidaemagia.blogspot.com.br/2012/01/10-sugestoes-para-turbinar-seus.html Neste endereço eletrônico você encontra outras dicas sobre a Neuróbica e bons exerícios a tod@s!

25 comentários:

  1. Adoreeeii, tentei fazer algumas coisas, mas confessoque não é muito fácil, olhar a hora pelo espelho por exemplo, demorei bastante pra indentificar a hora certa, pois o relógio ainda era sem marcação de números.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Karin, mudar é muito difícil, mas o bacana é tentar. Procurar realizar a neuróbica no dia a dia, pois desta forma, o cérebro será ativado.

      Excluir
  2. Nossa que legal, eu gostei bastante das dicas, parecem até um jogo. Vou tentar aplicar algumas no meu dia-dia, até porque são muitas, é sempre bom ter coisas diferentes a se fazer pra sair da rotina tediosa e essa foi uma boa opção, além de mudar o cotidiano ainda está "turbinando" nosso cérebro. Obrigada ao blog por mostrar-nos a cada dia coisas interessantes e divertidas.

    ResponderExcluir
  3. Várias idéias interessantes achei muito legal pois não sabia que o cérebro assim como todo o resto do corpo precisava de exercícios diferenciados para que fique ativo e mais esperto ao logo dos anos. Lembrarei das dicas e vou fazer durante o dia-a-dia. Pois são coisas bem simples e divertidas...

    ResponderExcluir
  4. Gostei das dicas para exercitar o cérebro, vou começa mudando o percuso para a escola.

    Nairton sabino,informática 3

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, vamos precisar muito dessas dicas para a semana de provas e realização de simulados. Devemos manter nosso cérebro afiadíssimo para o que der e vier.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  6. Eita!!! Muito legal as dicas, quando apenas olhei achei que era fácil, mas eu estava errada, é difícil, mas vale apena tentar é divertido.


    Aana Kécia
    Informática III

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante essas dicas, com elas eu posso ver que o meu cérebro está muito preguiçoso, tenho que exercitá-lo.

    ResponderExcluir
  8. Gostei demais das dicas. Irei colocar em prática! Acho que vou ter dificuldade de trocar o mouse de lado...

    ResponderExcluir
  9. David, não só o mouse de lado, mas imagina o relógio no braço direito e contar as pessoas que estão à direita e à esquerda numa sala lotada? Parece loucura, no entanto o cérebro será forçado a realizar estes exercícios.

    ResponderExcluir
  10. é de uma importancia muito grande ficarmos informados que ha execicio para o cerebro, isto prova cada vez mais que estamos evoluindo atraves dos anos e que o ser humano cresce pessoa e profissionalmente. isto nos prova que este execicio é uma nova tecnica para nos tornamos mais inteligentes e etc.

    ResponderExcluir
  11. Além de todas essas dicas, também podemos improvisar, podemos fazer coisas novas, mas o essencial que a mente não pode ficar é sem o conhecimento esse é fundamental, se esforce por ele, corra a traz, faça valer a pena o seu esforço e vença!

    ResponderExcluir
  12. Muito importante essa dica, vou tentar fazer isso no meu dia a dia, exercitar o cérebro é uma coisa muito boa, pricipalmente pra mim que sempre venho pelo mesmo local todo dia, vir pelo local diferente deve ser uma experiência nova.

    ResponderExcluir
  13. Vala muito interessante eu particulamente adoreii,concerteza vou tentar tirar varias tempos para começar a exercita esses topicos que sao muitoos em?kk mais adorei!

    Iara Apolinaria
    Turismo III

    ResponderExcluir
  14. Super legal =) vou seguir os passos ;;
    seria com que boa parte das pessoas fizessem sua parte assim não haveria tanto erro besta
    !

    ResponderExcluir
  15. Nossa, muito interessante. Realmente são desfios paar o cérebro, emboar seja difícil no começo, como passar do tempo o nosso cérebro vai se acostumar com essas mudanças e assim estaremso exercitando o cérebro e fazendo com o memso fique mais ativo. Deve valer a pena. Vou tentar.

    Leonardo Lopes
    Informática 2º ano

    ResponderExcluir
  16. Parabéns, muito bem criativo, com essas explicações faz com que cada um tenha seu esforço próprio!

    ResponderExcluir
  17. Eu mudei meu relógio pro pulso do braço direito e achei bem melhor, acho que é porque o meu braço direito é mais ágil que o esquerdo e por isso eu consigo olhar numa posição que me faz entender os ponteiros mais rápido.

    ResponderExcluir
  18. São otimas dicas, concerteza precisamos exercitar o cerebro ainda mais quem tem um cotidiano casativo que é o do estudante da escola profissional conceteza vou fazer esses exercícios só pra ver se pode mesmo me ajudar.



    Leonardo Informática 3

    ResponderExcluir
  19. Muito legal. É bem interessante, principalmente pela finalidade, e ficou mais legal ainda por que eu sem saber faço os itens 6, 13, 17. é uma ótima opção para quem quer se desafiar a fazer coisas diferentes.

    Jerffeson Gomes
    Informática III

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito das dicas para o celebro, vou começar a exercita.
    Ianka Gomes
    3 ano

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito das dicas para o celebro, vou passar a seguir isto :D
    Maiara Moura
    Informática II

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito das dicas, sao muito eficazes. Vou começar a treinar
    Rebeca Kelly - Seg. do trab

    ResponderExcluir
  23. Muito legal essas dicas. Vou começar a exercitá-las.
    Sara Sabino - Seg. do trabalho

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...