26 de junho de 2012

Questionar é preciso

      Saudações literárias a tod@s que seguem o blog Diário Virtual de Leitura!
      Nossa postagem de hoje tem reflexões e questionamentos a respeito da vida. 
     Ramon Pacífico, aluno do 2º ano do curso de Enfermagem da EEEP Elsa Maria P. C. Lima, construiu um texto repleto de indagações que fazem parte de todo ser humano, independente de classe social, cor, escolaridade ou faixa etária.
   Para darmos as boas-vindas a este jovem escritor, façamos comentários e acrescentemos outros questionamentos ou simplesmente tentemos respondê-los, pois como dizia o poeta fernando Pessoas "Navegar é preciso, viver não é preciso"

O Porquê
http://www.editoraevora.com.br/blog/2011/08/quais-sao-seus-objetivos-nas-midias-sociais/

Por quê?  Por quê?  Por que não é fácil viver?
Por que não é fácil ter tudo que queremos?
Por que tudo não acontece por acaso?
Por que na maioria das vezes tudo é tão difícil?
Por que tanto sofrimento?
Por que tanta falsidade?
Por que tantas mortes?
Por que tanta desigualdade?
Por que não é fácil viver?
Às vezes fico no meu quarto pensando: será que nossa vida não passa de um sonho, de uma ilusão?
Será que esse sofrimento nunca vai acabar?
Mas algo eu tenho certeza de que acaba: a felicidade.
Também tenho a certeza de que toda alegria passa, que todo amor não é eterno, que toda dor passa, também estou certo de que uma palavra dita ao ar nunca voltará.
Muitas vezes, quero saber mais do que eu não sei, por que tantos mistérios?
O que nos vai acontecer? Qual o sentido dessa vida?
Como dizia o velho e conhecido Sócrates  “Só sei que nada sei.”

Ramon Pacífico, aluno do 2º ano do curso de Enfermagem da EEEP Elsa Maria P. C. Lima

36 comentários:

  1. esse texto esta muito belo sempre devemos questionar na vida. e o texto nos faz refletir sobre ela. parabens ao aluno Ramon Pacifico
    najara

    ResponderExcluir
  2. Adorei, parabéns Ramon pelo Belíssimo texto!
    As vezes fico pensando o porquê disso,o porquê daquilo mas eu entendo o porquê de tudo pois deus tem um propósito na nossa vida.parabéns querido Ramon.

    Nayaralima-enfermagemII

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ramon por seu texto!
    A vida realmente não é nada fácil,mas, podemos fazer algo para que ela se torne agradavel.
    Não é facil ter tudo que queremos poque se tivessimos não nos esforçariamos para conseguir!
    Nada acontece por acaso porque Deus tem um proposito em nossas vidas!
    As coisas vao acontecer de acordo com as nossas escolhas, pois algo que venho aprendendo é que cada a ção tem uma reação.
    Falsidade existi pois algumas pessoas não sabem o verdadeiro significado de ser amigo!
    As mortes existem, essa não sei responder mais tenho certeza que não é da vontade de Deus, que pessoas sejam assassinadas todos os dias!
    A desigualdade existi, porque tem pessoas que deixam que o orgulho suba a sua cabeça, e deixa que sua origem se apague!
    A vida não é uma ilusão, a vida é algo real onde iremos passar por autos e baixos, sofrimentos irão vim, pessoas vão te julgar, outaras vão te da a mão e ajudar a levantar.
    Amor eterno existi sim! Só que muitos homens não acreditam nisso, mais sei que amor eterno existi posso te afirmar isso, felicidade não acaba sendo ela uma felicidade duradora e não uma passageira, muitas vezes achamos que esta rodiados de pessoas em um festa é felicidade, mais não é! Felicidade é você saber que tem pessoas que te ama, saber que tem um Deus que te guarda!
    Vinhemos para essa terra para sermos testados, tenho certeza que DEus não irá te desamparar e que você tem amigos de verdades! Não desista de teus sonhos pode esta sofrendo agora, mais como diz aquele velho ditado " O choro pode durar uma noite, mais a alegria vem pela manhã!

    ResponderExcluir
  4. Eu verdadeiramente adorei ...não para falar a verdade eu simplismente amei o seu texto ,mas não so ele mais o modo como você se espresou , o jeito de como esse texto tradus a nossa vida é estremamente facinante.Quando eu li simplesmente me vi nele!!!

    jessica maia
    enfermagem II

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu texto Ramon pacifico,ele retrata muito bem o verdadeiro sentido da vida esse texto tem tudo a ver comigo,pois as vezes fico me perguntando o porque das coisas,apesar que a vida não é muito facil sempre passamos por obstáculos,mais ao decorrer da vida vemos que os obstáculos que foram colocados no caminho são feitos para nóis passarmos e nunca desistir.

    Maria luana moura da silva
    Enfermagem 2

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!é verdade as vezes precisamos questionar os porque da vida.me vejo um pouo detro desse texto,mas precisamos pensar no que fazer,como agir,pois são essas coisas que nos tras os porque da vida.

    Gabriela Silva
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu estou sempre escrevendo texto, fatos , historias, do nosso cotidiano, meu o texto o por que foi escrito para as pessoas refletirem o por que da vida , obrigado , pelos os elogios ,e quero passa uma mensagem para todos os integra-te do blog diário virtual de leitura, que tudo na nossa vida não vem por acaso, mais sim por um motivo , que no final de todo problema você irá intende o por que desse, obstaculo.

      Excluir
  7. Ramon você é um pessoa indagadora! Mas sei que no fundo de sua alma você sabe a respostas para todas as essas perguntas E sabe que na vida só basta viver.

    Mirela Kathlyn
    Enfermagem 2°ano

    ResponderExcluir
  8. É o mundo não torna fácil avida do ser humano, as adversidades vêm e as vezes nos perguntamos o porquê das lutas, mas na verdade não obtemos as respostas, acredito que nem sempre podemos ter estas respostas.

    ResponderExcluir
  9. Realmente em muitos momentos nos sentimos em uma necessidade de perguntar o porquê de tantas fatos que ocorrem em nosso cotidiano, no entanto temos que ter noção que os problemas parecem ser sempre os piores para quem os tem, o essencial é atentar para a felicidade sempre tentando extraí-la das coisas mais singelas e nunca esquecer que existe um ser capaz de responder todos os porquês. Esse alguém é unicamente Deus.

    Karin de Fátima Rodrigues Oliveira
    Informática 3° ano.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Ramon pelo seu texto... Muito bom!
    Todos temos duvidas, sempre queremos saber o porquê das coisas que nos acontece, principalmente quando são ruins... Mas se pararmos para refletir um pouco veremos que há um lado bom nisso tudo, as dúvidas nos motivam a querer descobrir o verdadeiro sentido da vida, já pensou se a vida viesse com um manual de instruções?! Que graça teria?! Esse texto apresenta o lado interessante da vida, a vontade de descobrir o porquê da vida!

    Andreza Alves
    3º Informática

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o texto, ressalta que a vida não é tão fácil, é muito difícil ter que resolver vários problemas que vão surgindo todos os dias. Mas creio que todas essas dificuldades tenha uma razão pra existir.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  12. A vida na realidade sempre será melhor do que realmente aparenta ser, mesmo com tantos problemas e com tantos medos nunca podemos desistir de lutar pelos nossos ideais.
    Exatamente como citado no seu texto, muitas coisas acontecem em nossa vida e não sabemos o porquê, mas isso é apenas mais uma forma de mostrar ao mundo que mesmo sem respostas, nós somos capazes de superar até as coisas mais dificeis.
    Para isso só basta termos bons amigos ao nosso lado e apostar naquilo que nos fará bem, mas lembrem-se não tenham medo de viver, porque decepções e problemas são muito frequentes em nossa vida, mas lutar nunca te fará nenhum mal e só te deixará mais forte para enfrentar o que vier.
    Karina Santos
    Informática III

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Ramon!
    "Por que não é fácil ter tudo que queremos?"
    Por que se tivéssemos seríamos acomodados, homens preguiçosos e não descobriríamos tantas coisas;

    Vanessa Maria Carvalho-Enfermagem II

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do texto, pois as vezes também faço esses questionamentos para mim mesma.
    E muitas vezes nao encontro a resposta.
    Ja fiz ate um texto parecido com esse.

    Alice Victoria
    Informatica II

    ResponderExcluir
  15. Parabéns novo escritor da E.E.E.P , Gostei muito do seu texto continue sempre escrevendo textos bonitos. Na minha vida já passei por muitos questionamentos na qual me indentifiquei bastante com o seu texto!
    Fabíola Lima
    Turismo 3° ano!

    ResponderExcluir
  16. Que texto maravilhoso!!!
    lhe desejo muito sucesso e nao poderia esquecer de dar os parabens a o mais novo poeta da profissional de aracati!!! adorei esse texto ele me fez lembrar de varios questionamentos que ja fiz e passei em minha vida....
    mercia maria
    turismo 3º

    ResponderExcluir
  17. Parabéns a o autor, esse texto é bem interesante pois questiona muitas coisas que no fundo queremos saber o porquê.
    O PORQUÊ de tanta falsidade e muito mais.

    ARIANE MARQUES
    ENFERMAGEM 2°ANO

    ResponderExcluir
  18. Questionar é uma realidade nos dias de hoje.
    As perguntas estão ficando sem respostas nós não entendemos porque tanto sofrimento e fica por isso mesmo.
    Mas de uma coisa eu sei que tudo isso um dia vai passar e todos teremos uma vida feliz onde todos estes questionamentos não irão mais existir.

    Kimberly Segurança do Trabalho 3° ano

    ResponderExcluir
  19. Adorei o texto,por muitas vezes faço esses mesmos questionamentos.Porém sei que tudo tem um proposito,tudo é permissão de Deus.Sei que Deus está no controle de tudo,e que tudo é para um aprendizado.E os sonhos que parecem impossíveis,são possíveis diante de Deus.

    ResponderExcluir
  20. Esse texto é muito interessante,pois quantas vezes eu chego a me fazer essas mesmas perguntas e não consigo obter respostas!Isso me faz questionar o quanto a vida é difícil,as vezes surgem tantas barreiras que nos impedem de seguir em frente,mas não podemos nos abater com as dificuldades que a vida tem,pelo contrario temos que entregar tudo nas mãos do Senhor,pois ele irá nos ajudar a ultrapassa-los e a sempre seguir em frente.

    Mariana
    Informatica 2

    ResponderExcluir
  21. Lindo texto...O bom é saber que podemos ler o texto e nos imaginar em algunhas situaçoes, as vezes fasso as mesmas perguntas a mim mesma, e em grande situações não obtenho uma resposta !
    -Questionar é apenas um modo de saber mais de algo que nos falta conhecimento.

    -Mayanne-Infor 2

    ResponderExcluir
  22. Este texto me fez lembrar , vários questionamentos que eu mesma faço. Como Ramon diz "Por quê? Por quê? Por que não é fácil viver?" Pois é meu caro , eu também me faço a mesma pergunta e não chego a uma conclusão exata e como não gosto de ficar nessa dúvida , digo a mim mesma que tudo que acontece em nossas vidas é um plano daquele que mora lá em cima , e que viver pode sim ser fácil o problema de tudo é que muitas vezes ,nós, humanos complicamos tudo .
    Vitória Rodrigues- Informática II

    ResponderExcluir
  23. é, realmente analisando o texto do meu colega, são perguntas simples mais que mechem com nosso pensanmento de uma maneira tal que, nos convém analisar possiveis atos e fatos do dia-a-dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com voce andreza, se pararmos para pensar conseguimos responder perguntas mais dificies e ao mesmo tempo as perguntas mais simple fica a se pensar...
      Muito interessante esse texto. Parabéns!


      Iara Apolinária
      Turismo III

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Na vida é assim mesmo, várias perguntas sem respostas, algumas só o tempo responde e outras nem o tempo é capaz de responder, por isso, existe perguntas sem respostas.
    Daniele Sousa
    Turismo 3

    ResponderExcluir
  26. As pessoas realmente sempre andam se perguntando o porquê de tantas coisas acontecerem, nunca estão satisfeitas com as mais variadas riquezas que têm.
    É claro que existem muitas desgraças, mas o ser humano é o próprio causador delas.
    *Não se é preciso ter tudo. Isso é apenas consumo exagerado, pode-se viver bem apenas com o essencial.
    *Se tudo acontecesse por acaso, qual seria a graça de viver?
    *As coisas devem ser difíceis de serem conseguidas, porque é sempre bom obter algo através do esforço.
    * "O sofrimento da humanidade, sobretudo, é fruto do pecado. São Paulo disse que "o salário do pecado é a morte" (Rm 6,23). Nossos erros geram sofrimentos para nossos descendentes também. Os filhos não herdam os pecados dos pais, mas podem sofrer pelas consequências deles [pecados]. O Papa João Paulo II, em 11/02/84, na Carta Apostólica sobre o sofrimento declarou que: "O sentido do sofrimento é tão profundo quanto o homem mesmo, precisamente porque manifesta, a seu modo, a profundidade própria do homem e ultrapassa esta. O sofrimento parece pertencer à transcendência do homem" (Dor Salvífica, n. 2). http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=12291"
    * A falsidade existe porque também existem pessoas sem caráter, que não se reconhecem e não conseguem enxergar seus próprios defeitos.
    * A desigualdade existe, porque existem pessoas que recebem e gastam dinheiro sem necessidade, apenas para obter luxo. Já pensou como os salários milionários de cantores, atores, apresentadores de tevê,jogadores de futebol, e o dinheiro que é roubado da população todos os dias poderiam transformar a vida das pessoas pobres?
    * Porque a felicidade acaba? E porque que a alegria passa? Estes dois sentimentos não acabam ou passam, porque sempre são lembrados quando se está sozinho. Então aquela felicidade e alegria voltam, mesmo que seja por um instante.
    * Como é que o Amor não pode ser eterno? O Amor é o sentimento mais forte, mais verdadeiro e eterno de todos! Aquilo que a sociedade insiste em chamar de Amor, é apenas uma paixão passageira. Se o sentimento acaba, não pode ter sido Amor, porque este não acaba. :)

    Maria Viviane Monteiro da Silva; 3º ano de Informática.

    ResponderExcluir
  27. Passamos a vida todo fazendo esses tipos de perguntas e muitas vezes não são respondidas
    Por que as pessoas que mais amos morrem?
    Por que as pessoas mais querem bem é as que nos faz mais sofre?
    São perguntas que as vezes temos resposta para os outros mais não para nos mesmos!
    Érissa Nunes
    Segurança do trabalho3°

    ResponderExcluir
  28. É muito importante questionar, perguntar o por que das coisa, por que isso, por que aquilo, além de quer tudo tem um por que e para saber so basta perguntar por que...
    Rebeca kelly
    Segurança do trabalho

    ResponderExcluir
  29. Questionar sempre é bom, pois questionando você tira dúvidas,resolve problemas.
    Afinal o que move o mundo não as respostas e sim as perguntas!

    Elder Sales
    Segurança do Trabalho 3º ano

    ResponderExcluir
  30. Primeiramente gostaria de parabenizar o aluno Ramon Pacífico pelo belo texto.
    Por quê? Essa perguntar sempre estar na nossa vida que às vezes obtemos boas respostas e outras não às vezes se perguntaram por que tantos por que será porque descobrimos algo novo e temos melhore conhecimento através desse porque que estão por toda parte e que nos ajudar a reflete bastante de certas situações que vivemos.
    Maiza Virginio
    Informática II

    ResponderExcluir
  31. questionar foi , é e sempre sera uma atitude muito rica pois praticando dela a gente pode enrequecer
    o nosso conhecimento voçe sabia que as crianças são as 1° em questionar

    ResponderExcluir
  32. Alguns coisas a gente só dar valor porquê e difícil.Já outros acontece por improducência nossa.como alguns dizem se nascemos então temos que sofrer.o e como o titulo já diz questionar e preciso pois questionandoe que se aprende.
    David Informática I

    ResponderExcluir
  33. Eu amei o texto ao ler o texto refletir muito sobre minha vida é um texto que trás a pessoa pensamentos de momentos já vividos e a se questionar o porquê tem que ser aqui e não outra pessoa a se questionar por eu tinha que a adoecer logo hoje é mais a vida é assim mesmo cheios de por que.
    É o texto nos trás um aprendizado muito bom e único parabéns Ramon pelo belo texto produzido.

    ASS: José Rômulo 2° Informática

    ResponderExcluir
  34. Belo texto, realmente tudo na vida nos perguntamos o porquê, muitas vezes nos sentimos sozinhos ou pensamos que tal coisa só acontece com a gente, mas existe o tempo que ensina e muitas vezes responde os nossos porquês. Tudo tem seu tempo e não podemos esquecer que não estamos sozinhos, pois sempre nosso PAI vai estar ao nosso lado para dar-nos forças e superar nossas dificuldades.

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...