17 de agosto de 2011

Perceber o mundo ou perceber-se? Eis a questão!

          Mafalda foi uma tira escrita e desenhada pelo cartunista argentino  Quino. As histórias, apresentando uma menina (Mafalda) preocupada com a humanidade e a paz mundial que se rebela com o estado atual do mundo, apareceram de 1964 a 1973, usufruindo de uma altíssima popularidade na América Latina e Europa.
          Reflitamos então com esta guria argentina de 49 anos e cheia de sabedoria.

15 comentários:

  1. Se Mafalda uma garot'z de 49 anos tem nooção de como star o munsdoo, pq noz de uma noova geração n temo. Cabe a cada morardor desse planeta cuidarr e fazer a ssuua parttee, se não vai vim um cara lá de Marte e vai levar esse planeta pra eles e noz vamos ficar sem morada.
    Responsabilidade Social com uma Boa dose de Humor.

    Enfermagem 3 ano.

    ResponderExcluir
  2. Creio eu q mafalda foi criada para dá humor e criticar sobre as entre linhas.Para se ter ideia disso e relembrar a data da ditadura mundial.Alguns compositores colocavam em suas linhas opiniao e alerta sobre as injustiças acontecidas,eles so se manifestavam asim porq se eles fossem se manisfestar iriam no minimo morto em praça publica.
    SEndo assim a misao da mafalda ate hj foi essa alerta de cm as injustiças acontecem e de cm o mundo estar.
    Muito criativo o criador de mafalda e suas falas sao mt sabias...

    ResponderExcluir
  3. A Mafalda além de curiosa é realista que é muito curiosa com o mundo.E acho que seu criador é muito criativo por ter lhe criado e dizer suas sábias palavras por Mafalda essa garota curiosa...
    williane informática 1° ano

    ResponderExcluir
  4. por Eliab Sousa, Informática 3°ano.
    Concordo com a Mafalda!
    Muitas vezes, na teoria tudo é muito bonito e organizado, mas na prática...
    Porém, não devemos ficar apenas observando tudo isso, chegou a hora de agirmos e mostrarmos todo o potencial revolucionário da geração coca-cola!
    Temos, sim, o poder de mudar o mundo!

    ResponderExcluir
  5. por Wallace Lima que pena que mafalda tem rezão o mundo bonito é abstrato, e o mundo concreto é muito mais que um desastre, já passa de zoação.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A MALFADA é uma menina muito esperta, por isso que na queles tempos de antigamente ALGUÉM já se fava como ai ser o nosso mundo daki há 50 anos. Hoje uma pessoa que morar em SP, quando abrir a sua janela pela manhã, da pra perceber que o tempo ainda esta nublado, mais sebendo-se que ainda são 7:30 AM. Por que isso esta acontecendo, nóis sabemos que tudo isso é as nossas proprias atitutes por isso que vivemos assim.

    ResponderExcluir
  8. Em um mundo pequeno, os problemas ficam mais faceis de serem resolvidos, porém com um mundo enorme como o nosso, e com tantas mentes pensantes, esses problemas ficam difíceis de serem controlados... Mafalda sempre esperta...
    by: Assizinho Vieira 3º ano de Informática

    ResponderExcluir
  9. É uma tira bastante interessante.O autor de Mafalda e de suas falas é um verdadeiro gênio,ele consegue traduzir em poucas palavras aquilo que muita gente pensa e que não consegue descrever por vergonha ou até mesmo por medo.A crítica dessa tira é bastante explícita,o mundo que ela chama de original é um desastre por causa das brigas,desemprego,injustiças,má administração...Tudo isso contribui para que o mundo não seja tão merecedor de nossa admiração,não por causa de como ele é,e sim por causa de como fazemos que ele seja.um mundo desigual,onde o mais forte vence...

    ResponderExcluir
  10. O autor da Malfada, trata muito bem o nosso cotidiano, ele fez nos refletir de um jeito engraçado. Se as pessoas tivessem o mesmo pensamento da Malfada esse mundo seria bem diferente.

    ResponderExcluir
  11. Mafalda retrata o mundo através do globo terrestre , e como vemos o globo é bem bonito,pois tem uma grande porcentagem de água e uma grande porcentagem de mata e assim o torna belo por fora , mas quando vemos por dentro o mundo se torna um desastre como a própria Malfada diz .
    Informática-I

    ResponderExcluir
  12. Ermeson Nunes Informática_3

    Ela faz uma relação como se existissem dois mundos, a comparação com o globo terrestre é feita pelo fato que ela acha ser um mundo conservado, bem diferente da realidade do mundo real.

    ResponderExcluir
  13. Juarez Moreira Informática-3

    É, infelizmente a Malfada estar correta na sua afirmação,pois hoje o nosso planeta estar um desastre e tudo isso são consequências das atitudes da humanidade e é isso que faz com que o nosso mundo de hoje se torne incomparável com um mundo imaginário onde seja melhor para todos.

    ResponderExcluir
  14. Ricardo Viana Informática - 3º ano

    Tenho que concordar com a Mafauda, porque realmente esse mundo vai de mau a pior.
    Guerras crimes e violência entre outros problemas faz do nosso planeta um caos.
    Resta-nos agora, assim como a Mafauda,
    apelar para o "mundo reduzido".

    ResponderExcluir
  15. A Malfada trata muito bem o nosso cotidiano, Para esse mundo ficar, mas bonito ainda devemos ser uma sociedade unida para acabar com a guerra.
    Informática 1ºano Maiza

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...