Atividade de Língua Portuguesa
A poesia de Cecilia Meireles
Você já escreveu um poema? Mas...o que é mesmo um poema? Convido você a enriquecer seus conhecimentos e saber mais da poesia de Cecília Meireles.Comece essa aventura assistindo o vídeo contendo sua biografia. |
TAREFAS |
Você começa essa aventura lendo todos os textos, anota no caderno todas as características que julga interessantes e tenta responder a esses questionamentos:
Em seguida, a professora irá dividir a turma em três grandes grupos onde cada um irá interpretar um poema da escritora e irá criar um tipo de texto específico baseado no poema estudado. O primeiro grupo deverá ler a obra "O colar de Coralina", interpretá-lo e criar um trava-língua utilizando o poema como base. O segundo grupo deverá ler o poema "Cavalinho branco", interpretá-lo e, em seguida, montar um jogral com base nesse texto. Para isso podem formar duplas e deixar cada uma delas responsável por um verso do poema. O terceiro grupo deverá ler o poema "Ou isto ou aquilo", interpretá-lo e montar uma paródia utilizando-o como base. Atenção! Os textos produzidos por cada grupo deverá ser apresentado à turma no final das atividades e, por fim, faremos comparações entre as apresentações tentando definir as sensações transmitidas por ele. |
PROCESSO |
Agora é com você! Siga os passos e bom trabalho! 1. Acesse a página de Cecília Meireles leia todos os textos e anote em seu caderno as características do estilo da poeta; 2. Em seguida, acesse a página da Tv Cultura sobre a escritora e leia trechos de seus poemas e tente responder aos questionamentos que estão no menu Tarefas; 3. Agora, verifique a que grupo você pertence e participe das atividades designadas para ele. Atenção! No final de todas as atividades os grupos irão apresentar seus textos à turma. Conto com suaCRIATIVIDADE. |
ecília Meireles | C
Poemas |
Colar de Coralina |
O cavalinho branco |
Ou isto ou aquilo |
|
CONCLUSÕES | |
Com essa atividade esperamos enriquecer os conhecimentos dos alunos sobre a obra desta poeta, explorando os recursos estilisticos utilizados por ela e demostrando o ludismo próprio das crianças que Cecília, enquanto educadora conhecia tão bem. Além de trabalhar com trava-língua, jogral e paródia. |
Fonte: Webquest elaborada por Virgínia Ferreira |
Nenhum comentário:
Postar um comentário