8 de outubro de 2015

Dia do Nordestino

           Saudações nordestinas, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!


Hoje, 8 de outubro, é o dia do Nordestino. A data foi instituída em 2009, em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além disso, trata-se também de uma homenagem ao célebre Catulo da Paixão Cearense, maranhense de São Luís e autor da famosa música “Luar do Sertão”.
 E pasmem, o Dia do Nordestino foi criado em São Paulo, por ser a cidade onde vive o maior número nordestinos de todo o Brasil, com exceção do próprio Nordeste, é claro! Por isso, nós que fazemos o blog não poderíamos deixar de registrar tão importante data, além disso, gostaríamos de saber qual característica do nordestino você, querido seguidor, mais admira? Ou melhor, cite outros nordestinos que fizeram ou fazem história em nossa sociedade assim como Patativa do Assaré. 

Enfim, parafraseando o poema destacado em nossa postagem sabemos que esse povo é forte, sofrido, mas feliz e merece todo nosso respeito. Parabéns, aos nordestin@s! 

6 comentários:

  1. "Eu sou de uma terra que o povo padece
    Mas não esmorece e procura vencer.
    Da terra querida, que a linda cabocla
    De riso na boca zomba no sofrer
    Não nego meu sangue, não nego meu nome
    Olho para a fome, pergunto o que há?
    Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
    Sou cabra da Peste, sou do Ceará."
    Patativa do Assaré

    ResponderExcluir
  2. TENHO ORGULHO DE SER NORDESTINA . SOU DE UMA TERRA LINDA DE MUITAS CULTURAS.

    #SOU NORDESTINA SOU DO CEARÁ S2

    ResponderExcluir
  3. Ser nordestina é um orgulho que vem do sangue ,da raça e da cor.
    O nordestino é conhecido como uma pessoa alegre, que gosta de música, festas, comer bem e comemorar. E isto não é à toa, o nordeste é uma das regiões mais ricas quando o assunto é cultura.Por isso amo ser nordestina S2.
    Raynara enfermagem 1

    ResponderExcluir
  4. A característica que eu mais admiro é que nós o povo do Nordeste nunca desistimos, não importa a dificuldade por que somos um povo guerreiro que luta demais para conquistar o que queremos. Orgulho de ser nordestino.
    Vanderson Informática 1

    ResponderExcluir
  5. Gente que ama um forrozim das antigas.
    Sossega o facho and Feliz dia do Nordestino <3 <3

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...