22 de setembro de 2015

Dia Mundial Sem Carro

     
     Saudações leitoras, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    Esta semana nossas postagens vem com a temática ambiental muito presente devido aos dias em destaque como: Dia da Árvore e o Dia Mundial Sem Carro, que no caso é registrado hoje. A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000. Na cidade de São Paulo são realizadas atividades desde 2003. 
    Com pedalada-manifesto, a cada ano o movimento ganha mais adeptos a essas atividades que são realizadas principalmente por iniciativa de cicloativista e participantes da Bicicletada, com apoio das secretaria municipais, Ongs, escolas, universidades e empresas parceiras. 
     Então, o  que eu posso fazer?
     A dica vem do site Vá de Bike, que sugere que o dia 22 de setembro é uma oportunidade para que as pessoas experimentem vivenciar a cidade de outra forma. Transporte público, bicicleta e mesmo a caminhada são alternativas saudáveis e cidadãs, que contribuem com o meio ambiente, com a sua saúde e até com a locomoção daqueles que realmente necessitam utilizar o carro, sobretudo em situações especiais de mobilidade (melhor idade, gestantes, transporte de crianças pequenas, pessoas com necessidades especiais, etc). Até a carona solidária, combinada com um colega de escritório que more perto da sua casa, já ajuda bastante.
      Por isso, nós aqui do blog também queremos desafiá-lo: se você utiliza o carro no dia a dia, faça um desafio a si mesmo no mês de setembro e descubra se você é capaz de passar um único dia útil no ano sem seu carro. A cidade, o planeta e nossas crianças agradecem!

7 comentários:

  1. Não utilizo carro.Porque ainda não sei andar kkk. Mais ando em moto. Poderiamos dizer dia mudial sem moto. Antes eu utilizava mais a bicicleta para sair para um canto mais próximo e hoje utilizo a moto para sair para um canto mais próximo também.Pois é mais prático.Chegamos mais rápido. Mais pra ser sincera andar de moto é muito bom, mais andar de bicicleta é melhor ainda pois não tiramos carteira, não pagamos multas e qualquer pessoa pode utilizar uma bike.Beijoooooos.

    Comércio 1

    ResponderExcluir
  2. Não utilizo carro.Porque ainda não sei andar kkk. Mais ando em moto. Poderiamos dizer dia mudial sem moto. Antes eu utilizava mais a bicicleta para sair para um canto mais próximo e hoje utilizo a moto para sair para um canto mais próximo também.Pois é mais prático.Chegamos mais rápido. Mais pra ser sincera andar de moto é muito bom, mais andar de bicicleta é melhor ainda pois não tiramos carteira, não pagamos multas e qualquer pessoa pode utilizar uma bike.Beijoooooos.

    Comércio 1

    ResponderExcluir
  3. A bicicleta, com toda certeza, é o meio de transporte mais sustentável, porém, o comodismo das pessoas fez com que elas passassem a ter uma visão diferente, achando que o carro/moto é "o melhor" e esquecem do quão prejudicial são esses meios.
    Enfer 1

    ResponderExcluir
  4. É uma data muito significante pois o meio ambiente agradece ,essa data tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel,onde ta causando muito mal para o meio ambiente e para as pessoas .Concordo com a Bianca a bicicleta é meio mais sustentável ,onde todos tem acesso e condições para obter uma e ajuda a preserva o meio ambiente.
    Raynara enfermagem 1

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o que a Cíntia disse andar de moto e carro é muito mais prático devido ao tempo e ao nosso comodismo também, mais temos que pensar no futuro, no que é melhor para o planeta, que nesse dia venhamos a nos conscientizar e possamos poluir menos o nosso planeta e cuidar até um pouco mais da nossa saúde por que pedalar também ajuda na nossa saúde.
    Vanderson Informática 1

    ResponderExcluir
  7. Além de ser barato , traz benefícios para a sua saúde e ainda preserva o meio ambiente.
    #Eu Vou de Bike
    # E você ?

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...