10 de junho de 2015

Vai um internetês aí?

      Saudações leitoras, galerinha que interage no blog Diário Virtual de Leitura!
     A postagem de hoje é um registro bem humorado do cronista Antônio Prata, que foi publicado pela primeira vez na revista Capricho, de 01 de junho de 2003. 
      O texto se chama "Jogos de comunicação" e já foi bastante utilizado em provas de vestibulares e consta até mesmo em livros didáticos de língua portuguesa suscitando discussões sobre a diferença entre o registro formal e o coloquial. É provável, até que os mais desavisados não consigam entender o novo “dialeto” da atualidade. 
     O fato é que o texto de Prata gera uma reflexão sobre a linguagem formal  e o quanto ela precisa ser respeitada em função da perpetuação dos conhecimentos entre as diversas gerações, por isso nós, aqui do blog, queremos saber sua opinião sobre o uso da linguagem nos espaços de interação da internet, ou seja, o que você pensa sobre o uso do internetês em nossas práticas de escrita? 
       Deixe sua opinião em nossos comentários. Ah! Leia a seguir  "Jogos de comunicação ou seria ≠s d comunikssaum? Boa leitura a tod@s! ;)
     


                                                                      ≠s d comunikssaum
por Antonio Prata
A 1ª vz q abri o e-mail e dei de kra c/ uma msgm assim, naum entendi nd. Pnsei q era pau do outlook, pblma do cputador. Naum, nd dsso: era soh + uma leitora da KPRIXO que flava essa stranha lihngua da internet. Como a kda dia que passa, rcbo + msgs nesse dialeto sqzito, percbi q, ou aprendia eu tb a tklar assim, ou fikava p trahs. Na natureza nd c perde, nd c cria, td c transforma: tinha xgado a hr de eu tb me transformar.
Minha 1ª atitud foi tklar para Ehrika, uma garota que screv nessa lihngua, e prgntar como eu fazia p aprendr. Ela flou o sgte: “tipo_eh soh trocar CH por X, Ç por SS, H em vez de acento (é /eh; só/soh) e comer o máx d letras possihvel. Entendeu?” O q naum entendo eh pq tnta complicassão. Era taum fahcil scrver o bom e velho port_ Pgntei p o Joaum, 1 primo meu q screv ateh poemas desse jto: pq as pssoas estaum screvndo assim? Ele me garantiu q era pq era + fahcil. Serah? Olha soh, Joaum, Ehrika e td mdo: p tklar naum, uso 4 tklas. Para tklar não, tb uso soh 4. Eh =, ueh?! Kd a facilidad?
Outra splicassaum q me deram foi q, p quem tah nos EUA, eh + smples tklar assim, pq lah o tklado naum tem acents nem ç. Soh q em 2 anos de KPRIXO, minha kra, jah recebi + d 1000 msgs escrts assim, e eram lah do Parah, do Guarujah, de Jauh, + nunk dos Ests Unds. Plo q eu sei, no Guarujah, Parah e Jauh, os tklados tehm todos os acentos, naum? 
Sei lah pq, + tenho minhas nohias. Serah q os garotos e garotas q passm o dia todo tklando assim, na hr que tiverem que screvr uma redação em port nrmal, vaum conseguir? Meu medo eh q os garotos e garotas, acostumads a essa forma de comunikssaum, tenham dfculdads c/ as outrs. Afnal, a histohria da humanidad estah tda em livrs, escrts com o portugs culto, cheio de vogais, acentos, vihrgulas, pontos e tdo+. Ou serah que, no futuro, os livrs vaum ser traduzids para a internet? "Hst, do Br: Krta de P. Vaz de Cmnh sobr desc. Do BR..."?! Pelo msnger vaum circular poemas d Drummond assim: "Tnha 1 pdra no ½ do kminho, no ½ do kminho tnha 1 pdra..."?!
Klaro, mlhor screvr e ler assim do q naum screver nem ler nda. O importante é a gte c comunicar c nos entendemos com linguagem de srdo/mdo, sinais de fumassa ou flando xneis, naum tem tnta importahncia.
Serah? Sei naum.,. Tvez eu seja antiquad, 1/2 pessimista, + gost da nossa lihngua e de tdos os pqnos dtalhes. Screvam como quiserm, c comuniquem na lihngua da internet, em cohdigo Morse ou c/ hierohglifos egihpcios, dsd q, d vz em qdo, abram um livro desses antigos, q usam acentos, e dehem uma lida. Tvez d + trbalho do q tklar no msnger, no ICQ ou num chat. + garanto que eh do kct.
Bjs, []s e ateh a prohxima edissaum.
Ass. Antn Prt!

Fonte: http://www.klickeducacao.com.br.

34 comentários:

  1. Acho muito interessante a forma que o escritor usou para expressar uma opinião contra o "internetês"!!!
    Florêncio Informática 1.

    ResponderExcluir
  2. Nas redes sociais esse tipo de escrita é muito usado, é praticamente muito difícil alguém que usa a internet não escrever dessa forma, mas de qualquer jeito é meio complicado explicar o por que disso, essa forma de escrever com certeza não servirá de nada no nosso futuro, acho que é por isso que muitas pessoas sentem dificuldades no nosso verdadeiro português, em uma redação não iremos poder escrever assim, então devemos digitar cada palavrinha corretamente.

    Enfermagem 01

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Alessandra , muitas vezes a causa de tantos erros ortográficos é por conta de sempre escrevermos errado nas redes sociais.

      Excluir
    2. Verdade mesmo Ludimila, a o maior culpado disso somos nós por se tornarmos meio que na obrigação de usar ela nas redes sociais.

      Excluir
    3. Não creio que seja uma obrigação , mas sim um costume que se cria por conta de sempre escrever dessa forma.

      Excluir
  3. Essa forma é muito utilizada e também muito diferente! É uma maneira muito complicar para alguns e para outras não! Tivemos um momento de leitura com toda sala com um texto dessa estrutura e percebemos que algumas pessoas acompanharam e outras não. Por exemplo eu acompanhei rsrs... Muito bom! :)

    Comércio I

    ResponderExcluir
  4. Bom , quando a nossa professora de língua portuguesa nos trouxe esse texto confesso que não entendi nada do que estava sendo lido naquele momento , no entanto quando terminou e a professora explicou, tudo fez sentido. É um texto muito interessante eu adorei , nunca tinha visto um texto dessa maneira e quando vi fiquei impressionada , mas de qualquer forma , não devemos usufruir desse tipo de "dialeto" fora das redes sociais, pois se tornaria uma escrita fora dos padrões da língua portuguesa e com certeza viria a nos prejudicar se escrita de maneira errada.

    Enfermagem 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente isso acontece frequentemente e, muitas das vezes, passam despercebida pelo autor

      Excluir
    2. infelizmente isso acontece frequentemente e, muitas das vezes, passam despercebida pelo autor

      Excluir
    3. A aula foi maravilhosa, mais enquanto os erros é muito bom que muitos prestem atenção pois nem sempre estaremos em situações em que poderemos utilizar essa escrita.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Pois é Monaliza, muitas vezes na empolgação da escrita de um texto não percebemos erros tão pequenos.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Esse texto nos mostra a realidade de hoje, pois muitos por serem obcecados por internet acabam usando essa linguagem em seu dia-a-dia, e isso acaba que causando um desconforto para alguns. Mas nada contra inclusive sempre faço o uso dessa linguagem quando na internet, e posso dizer de vez em quando acabo deslizando e querendo usar a mesma como uma linguagem formal. Quem nunca??? Mas não acho legal o uso da mesma fora das redes sociais.
    Enfermagem 01

    ResponderExcluir
  7. bem, o internetes é uma lingua como todas as outas.O que devemos ter cuidado é para não misturarmos a um texto que exige uma escrita correta. Confesso que já vi muitos textos com a intervenção do internetes

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. bem, o internetes é uma lingua como todas as outas.O que devemos ter cuidado é para não misturarmos a um texto que exige uma escrita correta. Confesso que já vi muitos textos com a intervenção do internetes

    ResponderExcluir
  10. kkkk esse forma de escrita , me lembro que quando eu estudava no 9° ano , usei ela em algumas vezes quando as férias acabou , que voltei a estudar , parecia que eu tinha me esquecido como se escrevia , por isso temos que ter cuidado hoje em dia para não confundir as escritas na escola e nas redes sociais !

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Bom, acho sim que é uma boa forma de levar jovens ao rumo da leitura. Pois dos muitos que se adequam a escrever desta forma adoraria também ler da mesma forma, assim conseguindo muitos jovens e crianças para o mundo fantástico da leitura. Só não podemos misturar esta forma de escrita com textos que exige uma escrita correta, como falou Monaliza Lima.
    #Informática 1

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Acho muito interessante essa forma de escrita que os jovens estão levando para a sua vida e meio de comunicação mais temos que presta atenção porque não podemos deixar de mão a linguá portuguesa, que e muito importante pra nossa vinda empreendedora.

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei muito do texto, pq ele escreve cm nós qand falamos cm um amigo nas rede sociais!

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei muito do texto, pq ele escreve cm nós qand falamos cm um amigo nas rede sociais!

    ResponderExcluir
  17. Eu acho ótima essa forma de escrever, pois quando estamos digitando abreviamos várias palavras q nos custariam muito mas tempo.

    ResponderExcluir
  18. Eu acho ótima essa forma de escrever, pois quando estamos digitando abreviamos várias palavras q nos custariam muito mas tempo.

    ResponderExcluir
  19. Esse tipo de linguagem é bem interessante pelo fato de tantas abreviações,essa linguagem é bastante utilizada no seu mundo(Internet),até mesmo quem pratica essa comunicação acaba levando para fora do seu abitar que causa um problemão,principalmente nas aulas de redação rsrsrs..

    Informática 1

    ResponderExcluir
  20. Para mim é uma ótima forma de escrever é claro que só nas redes sociais, pois não da pra sair abreviando em provas ou trabalhos. rsrsrssrsr

    Millena Enfermagem 1

    ResponderExcluir
  21. Confesso , vez ou outra , na rede social , utlz o intnt , + ñ m snt a vntd. O motivo ? Virar um vicio.
    Não sou contra o uso do internetês , mas devemos ter muito cuidado , principalmente aquelas pessoas que sentem dificuldade no Português.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Concordo Marcelo, pois devido esse vício, nós podemos nos prejudicar, até mesmo em provas podemos nos distrair e escrever do mesmo jeito que escrevemos nos mundo virtual.

      Excluir
  22. Hoje em dia é bem comum ver pessoas que usam a internet escrevendo na linguagem "Internetês", eu uso, em algumas palavras como "vc", "nn", "pq", "mds"... Mas sempre me preocupo em aprender as palavras corretamente para não errar em avaliações, e está funcionando!

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...