6 de março de 2014

O que você pensa sobre?

      Olá, turma que interage no blog Diário Virtual de Leitura!
     A postagem de hoje relembra um tema já discutido aqui em nosso espaço virtual, estamos falando da maioridade penal. Os debates a respeito da  redução ou não da maioridade penal no Brasil sempre estão em evidência, no entanto, nunca houve um consenso acerca de algumas questões como: será que reduzir a maioridade penal irá reduzir os índices de violência praticada por “menores infratores”? Será que enviá-los para penitenciárias mais cedo  mudará essa realidade? 
    Pensando nessas questões o blog Diário Virtual de Leitura através da charge abaixo queria saber qual sua posição sobre o assunto. Reflita conosco e registre em seu comentário seu posicionamento. 
     Boa reflexão a tod@s!


34 comentários:

  1. Eu apoio, pois com isso os menores infratores pesaram duas vezes antes de cometer algum crime!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado. Mas reduzir a idade penal, além de ineficiente para atacar o problema, desqualifica a discussão. Isso é muito comum quando acontecem crimes que chocam a opinião pública, o que não respeita a dor das vítimas e não reflete o tema seriamente.
      E se você tivesse um parente que roubasse, matasse, furtasse, enfim, agisse de má fé, você concordaria que ele fosse preso? Será que ele não merecia uma segunda chance para corrigir os erros cometidos?

      Excluir
    3. Você acha que a lei não é para todos? Todos somos iguais perante a lei, sendo familiar ou não.
      E se fosse alguém da sua família que fosse vitima desses tipos de crime? O que você faria? Não iria querer punição.

      finanças 3

      Excluir
    4. A eliminação total da impunidade, evidentemente, é impossibilitada de acontecer por causa do sistema capitalista do nosso país. Com isso, a diminuição da maioridade penal para 16 anos só irá agravar as negligências presentes na sociedade, possibilitando aos jovens a se profissionalizar mais cedo
      no mundo do crime.
      Finanças lll
      Alunos: Iara Uchôa, Jonatá Reis, Luana Oliveira e Natália Santos.

      Excluir
  2. A maioridade penal deve ser colocada em vigor, por causa do alto índice de crimes praticados por menores, tanto noticiados nas mídias, é necessário ter punições para esses criminosos mirins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo, pois não adianta em nada acrescentar mais uma lei enquanto não corrigirmos os principais problemas do país que são justamente a Educação que é precária no nosso país e a Educação é a base para qualquer nação.
      Se, somente, acrescentando novas leis e não mudando os principais pilares, não poderemos solucionar os problemas aos quais a nossa sociedade brasileira é submetida.

      Excluir
  3. Eu concordo com a redução da maioridade penal, pois,cada vez mais jovens roubam, matam, traficam e etc. Só por saberem que não serão punidos antes dos 18 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eu discordo, pois, cada vez mais jovens em menor idade serão treinados para adentrar no mundo do crime.

      Excluir
  4. Diante das situações ocorridas no decorre dos tempos concordo com a diminuição da maioridade penal, pois existe jovens e crianças capazes de praticar atos violentíssimos sem medir consequências dos seus atos causando mal e destruindo a vida de outras pessoas ao mesmo que elas sabem cometer um crime esse infrator também sabe paga por esse ato inconsequente. Independentemente da idade da maioridade penal o infrator vai infringi as leis porque sempre o de maior vai mandar o de menor fazer o crime pra ele sair imune da situação então para diminuir o problema a parti do momento que o indivíduo sabe o que esta fazendo ele deve arcar com as consequências seja ela qual for.

    Vitória lima
    Luciana da Silva
    finanças 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou contra,porque,ao se diminuir a maioridade penal,consequentemente o índice de crianças menor que 16 anos irão se engressar no mundo criminalizado mais cedo ocasionando uma nova mudança no enciso e impulsionando jovens de menor idade á travar sua própria destruição.
      Eles ao serem presos,aprenderão com mais facilidade se profissionalizar no crime.

      Excluir
    2. Adrielle não importa o quanto diminua eles sempre vão praticar o crime se for entre escolher eles impunes e cometendo os crimes é melhor eles presos sem poder mas cometer pois sempre vai existir um criminoso que vai levar o jovem a cometer o ato inconsequente de maneira que eles acabem gostando e fazendo por vontade propria sem medo das consequências pois não serão punidos e como fica as pessoas de bem que não tem culpa dessa criminalidade precoce que destrói o que deseja e o que lhe da vontade queremos paz...

      Excluir
  5. Você não concorda que se um adolescente tem a frieza de matar, estuprar e roubar, ele deve assumir a responsabilidade e pagar pelo erro que cometeu, independente da idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você não pensou que se um adolescente mata, rouba e estupra é porque deve estar passando por problemas psicológicos, sociais ou traumas? Sendo assim ele não deve ser responsabilizado pela crueldade que a sociedade o submete.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Somos contra a diminuição da Maioridade Penal, pois a mesma colocará atrás das grades menores que cometem ações não por vontade própria, mas sim por serem influenciados por maiores ou até mesmo por familiares. As pessoas que criam essas leis têm filhos? Imaginem uma situação de um filho de um juiz ou promotor cometendo algo errado (todos são serem humanos submetidos ao erro) A lei falará mais alto que o poder do sangue? Onde se encontra a humanidade da sociedade em querer punir “crianças”? Ao invés de diminuírem a maioridade penal, deve-se investir mais na educação desses jovens como forma de ocupá-los.
    Cristiano e Déborah
    Finanças III

    ResponderExcluir
  8. Somos a favor da redução da maioridade penal no Brasil sim, pois sabemos que a atual situação que passa a nossa sociedade, torna-se necessária uma atitude por parte do Poder Legislativo o mais rápido possível. Chega! Basta! Cidadãos de bem estão testemunhando a vida de suas famílias serem tratadas de forma cruel, por verdadeiros pequenos infratores, que se consideram livres de qualquer punição por se considerarem de menor idade, onde atitudes violentas são praticadas em sua grande maioria com o intuito de conseguir dinheiro, ou objetos de terceiros para trocar por drogas. E no final de conta não tem nenhum remoço pela vida humana. Ao dia fingem que são pessoas de bem, e a noite, saem de suas casas pra roubarem e matarem cidadãos de bem.

    Eliana de Oliveira
    Thaynara Ribeiro
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  9. Sou a favor da redução da maioridade penal,pois,a partir dos quinze anos (15),o individuo já tem consciência de quais praticas são corretas e quais são erradas.A partir dos dezesseis anos já pode assumir responsabilidades como casar,votar,trabalhar, transar e por que não cumprir a punição por praticar atos delituosos como, roubar,furtar ,assassinar,estuprar,sequestrar,traficar entre outros delitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não convém ao caso comentar a respeito de questões pessoais, como: sexo, casamento. “O sexo e as relações amorosas”, não são argumentos cabíveis considerando as leis do Brasil, pois o sexo acontece desde quando ocorre à amamentação da criança, segundo o filósofo Sigmund Freud, sendo assim não limite-se a essas “coisas” do ser humano. Justifique-se melhor, pois assim não está legal!
      Cristiano e Déborah
      Finanças III

      Excluir
    2. Hipótese alguma pensei em agredir a moral de ninguém, pois, todos tem o direito de expressar sua opinião. Meu ponto de vista foi este,não procurei agradar a ninguém. Então por favor, se não gostou, conforme-se e não critique.

      Excluir
  10. Se medidas socioeducativas servissem, os jovens sairiam da escola como cidadãos de bem. Apenas a educação não é suficiente, é necessário punição de acordo com a gravidade do crime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos jovens não chegam a frequentar a escola por conta da esploração infantil, falta de apoio e estrutura familiar ou até por falta de acesso.

      Excluir
  11. É necessário punir os responsáveis,independente da idade,para que sirva assim de exemplo. É melhor prender um jovem de 16 anos, do que submeter toda a sociedade a esses infratores que deveriam ser punidos como merecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devemos mostrar aos jovens o exemplo positivo para motivá-los e não os negativos para amedrontá-los, eles devem perceber as vantagens de praticar a lei e não o "faz ou paga".
      Jovens que cometeram apenas um furto aprenderão a matar e traficar, ou seja, profissionalizar-se no crime, sabendo também que muitos deles ingressarão em quadrilhas na própria cadeia.

      Excluir
    2. Você está tão preocupada com a sociedade e não está percebendo o grau de suas palavras, infrator é um termo muito pesado, pejorativo, ao mencionar menores “infratores”, você está sendo “indiferente”! Será que as ações que estes jovens estão cometendo são de suas índoles? Ou estão sendo submetidos a praticar tais atos? Pensemos: Um jovem de 16 anos de idade, órfão, sem comida, sem teto, vivendo a mendigar, não pode se submeter a influências? Como por exemplo: praticar tais atos por obrigação? Considerando que infrator significa: o indivíduo que mesmo sabendo das normativas e ou regulamentações do estado, resolve: desobedecê-las, ignorá-las, desprezá-las, olvidá-las, quem disse que a criança ou jovem ignora e despreza as leis porque quer? Não seria melhor usar o termo “influenciado”? Pois a família influencia diretamente.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Sou a favor, pois com a Maioridade Penal pode-se corrigir os problemas com os menores infratores que vem crescendo a cada dia.
    Pode-se entrar em consenso, abrangendo não só a punição que na minha opinião deve ser sim acontecida, mais também oferecendo ao jovem uma nova chance com a educação..

    ResponderExcluir
  14. Eu não concordo com a redução da maioridade penal,pois se tem jovens assaltando,matando,fomos nós que levamos eles a chegar a tal ponto.Sabemos que a prisão naõ ajuda ninguém,apenas destrói cada vez mais a vida das pessoas,pois ao serem presos não iriam refletir sobre seus atos,só irião aprender mais sobre o crime com os ouros presidiários.
    E se a punição resolvesse alguma coisa,o indivíduo ao sair da cadeia não cometeria mais crimes,porém sabemos que isso não acontece,pelo contrário,quando eles saem da prisão,coisas piores cometem.Em vez de reduzir a maioridade penal,porque não se pensa em achar uma solução para que o estatuto da criança e do adolencẽnte e a constituição federal funcionassem na prática?

    ResponderExcluir
  15. Esse é um tema muito polêmico e ao mesmo tempo necessário de se debater. Nossas opiniões são diversas, pois a relação de menores envolvidos em crimes é extensa e o que fica em nossas mentes é a questão da impunidade! Mas quando levamos em consideração o fato de que o sistema penitenciário brasileiro é algo ineficaz, já que na maioria dos casos o indivíduo que está preso fica cada vez mais violento, fica na balança a impunidade versus a violência!
    Antes da tomada de qualquer decisão é extremamente necessário que seja feito um estudo da atual situação da população brasileira, que ainda é em sua maioria pobre. A desigualdade Social é a principal responsável em inserir esses jovens no crime organizado. Sou contra a redução da menoridade penal, mas sou totalmente a favor da punição, desde que essa seja feita dentro dos padrões da sociedade brasileira, é necessário puni-los, mas não levando-os para a cadeia convencional, porque não retira-los e inseri-los em uma unidade onde tenha disponível, escola, cursos, esporte e onde eles poderiam realizar trabalhos voluntários?

    ResponderExcluir
  16. Viva a sociedade criadora de círculos sem fim, produz e estimula o mal depois abomina sua criação.

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que deve-se humanizar as pessoas e não penaliza-las, seja cedo ou tarde, isso não importa. Creio que cadeia não a melhor forma de ensinar uma pessoa o que se deve ou não fazer. Cadeia é lazer pra bandidos.

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que deve-se procurar uma outra forma de penalizarem menores infratores,pois cada um tem que responde pelos seus atos sejam eles bons ou ruins.

    ResponderExcluir
  19. Tema polêmico, além de ser um grande concorrente para um assunto de redação do Enem, tendo em si grandes argumentos dos dois lados, porém sou defensora de haver punição para estes menores, sem necessariamente precisar de uma medida tão brusca quanto a prisão do mesmo

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...