23 de dezembro de 2014

Feliz Natal!



 São os sinceros desejos do blog Diário Virtual de Leitura a todos os seus amig@s seguidores!

14 de dezembro de 2014

Dezembro: o mês mais bonito

        Saudações natalinas, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
        O Natal se aproxima e o clima de confraternizações, ceias, "amigo-secreto" e troca-troca de presentes já é sentido no ar, mas além de todos os eventos e comemorações que envolve o Natal, o sentido da data não pode ser esquecido, por isso a postagem de hoje registra a importância do Nascimento de Jesus Cristo entre os homens no dia 25 de dezembro.
     Os caros seguidores concordam que faz um tempinho que não postamos vídeos, desta forma, escolhemos o gênero associado à literatura de cordel para contar de forma singela, divertida e bem regional a chegada do Príncipe dos Príncipes.
       Esperamos que nossos leitores reflitam o real sentido do Natal e que não apenas no mês mais bonito do ano os ensinamentos de Cristo sejam vivenciados, mas sempre porque "Ele vive, Ele reina, para sempre!"

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=ERcLYfcmZmM

7 de dezembro de 2014

Curiosidades Literárias

      
      Saudações leitoras, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     O assunto leitura é sempre recorrente em nossas postagens, se não o fosse, o blog não teria esse nome e propósito, por isso, nossa postagem de hoje possibilita a nós, leitores de plantão, descobrirmos um pouco mais sobre a leitura, não das obras, mas de seus autores. 
   Muitas vezes, nos instigamos com o enredo, o desenvolvimento da trama e as aventuras e os desamores vividos pelos personagens, que ficam em nosso imaginário, no entanto, raras vezes nos perguntamos sobre o que fazem, o que gostam ou quais  manias os seus criadores, os mestres da literatura que tão brilhantemente criam e nos envolvem em seus histórias, através dos personagens e enredos. 
    Pensando nesse paralelo, socializamos algumas curiosidades literárias coletadas da página Eu amo ler no facebook. Leiamos!

# Aluísio de Azevedo tinha o hábito de, antes de escrever seus romances, desenhar e pintar, sobre papelão, as personagens principais mantendo-as em sua mesa de trabalho, enquanto escrevia.

# Aos dezessete anos, Carlos Drummond de Andrade foi expulso do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), depois de um desentendimento com o professor de português. Imitava com perfeição a assinatura dos outros. Falsificou a do chefe durante anos para lhe poupar trabalho. Ninguém notou. Tinha a mania de picotar papel e tecidos. "Se não fizer isso, saio matando gente pela rua". Estraçalhou uma camisa nova em folha do neto. "Experimentei, ficou apertada, achei que tinha comprado o número errado. Mas não se impressione, amanhã lhe dou outra igualzinha."

# Numa das viagens a Portugal, Cecília Meireles marcou um encontro com o poeta Fernando Pessoa no café A Brasileira, em Lisboa. Sentou-se ao meio-dia e esperou em vão até as duas horas da tarde. Decepcionada, voltou para o hotel, onde recebeu um livro autografado pelo autor lusitano. Junto com o exemplar, a explicação para o "furo": Fernando Pessoa tinha lido seu horóscopo pela manhã e concluído que não era um bom dia para o encontro.

# Euclides da Cunha, Superintendente de Obras Públicas de São Paulo, foi engenheiro responsável pela construção de uma ponte em São José do Rio Pardo, SP. A obra demorou três anos para ficar pronta e, alguns meses depois de inaugurada, a ponte simplesmente ruiu. Ele não se deu por vencido e a reconstruiu. Mas, por via das dúvidas, abandonou a carreira de engenheiro.

# Gilberto Freyre nunca manuseou aparelhos eletrônicos. Não sabia ligar sequer uma televisão. Todas as obras foram escritas a bico-de-pena, como o mais extenso de seus livros, Ordem e Progresso, de 703 páginas.

# Graciliano Ramos era ateu convicto, mas tinha uma bíblia na cabeceira só para apreciar os ensinamentos e os elementos de retórica.

    E aí, gostou? Qual curiosidade mais lhe surpreendeu? Não deixe de registrar sua resposta nos comentários em breve postaremos mais fatos intrigantes sobre nossos mestres da Literatura. 

4 de dezembro de 2014

Palavra de ordem: combater!

       
       Saudações, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
       Nos últimos dois meses, nosso espaço virtual dedicou-se a divulgar duas campanhas importantes para a saúde pública: o Outubro Rosa e o Novembro Azul, e ainda nesse com esse mesmo intuito o mês de dezembro inicia-se com o Dia Mundial de Combate a Aids, por sinal comemorado no dia 1º, e terá seu registro durante todo o mês em nosso blog, marcado pela cor vermelha.
     Sabemos que os índices da doença ainda são alarmantes e mesmo com o avanço das pesquisas e drogas fortes para combater a epidemia, muito temos que combater, por isso a palavra de ordem é: combater! Há mais de 30 anos o vírus foi descoberto e daí em diante o índice de contaminados só aumenta. Em última reportagem no Fantástico, o médico Dráuzio Varella afirmou que a doença voltou a assustar e a preocupar  porque “Houve um aumento absurdo dos casos de Aids entre os jovens nos últimos anos. Neste sentido, nós no Brasil estamos indo na contramão de outros países”, afirma o médico.
    Os números assustam, pois o aumento é de mais de 50% em seis anos. Segundo o Varella, o principal motivo é o comportamento sexual dos jovens. "Eles acham que ninguém mais morre de Aids hoje, e que se pegar o vírus é só tomar o remédio que acabou e que está tudo bem. Está tudo bem, não. É uma doença grave. Vai ter que tomar remédio pelo resto da vida. E esses remédios provocam efeitos colaterais A Aids não tem cura, você pega o vírus, o tratamento pode controlar a doença, mas você vai ter problemas pelo resto da vida", alerta Varella.
   Para saber mais acesse a reportagem completa aqui e divulgue a ideia ou socialize sua opinião sobre o assunto em forma de comentário aqui no blog. Combatamos a Aids junt@s!

19 de novembro de 2014

Dia da Consciência Negra

        
          Salve, salve, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
        Dia 20 de novembro é uma data bastante simbólica no Brasil, pois comemora-se o dia de Zumbi ou Dia da Consciência Negra. O dia foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. 
      A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras, mas antes de ser feriado é preciso refletir sobre a importância da data para que não seja mais um momento de folga dos trabalhos e um feriado prolongado.
      Faça você também a reflexão sobre a data aqui em nosso espaço virtual deixando seu comentário sobre a frase destacada em nossa postagem. Boa reflexão a tod@s!

13 de novembro de 2014

Gentileza Gera Gentileza: 13 de Novembro.

Olá pessoal que acompanha o Diário, hoje 13 de novembro é o Dia Mundial da Gentileza. Para refletir sobre essa temática sugerimos que ouçam a música Gentileza da cantora e compositora  Marisa Monte. E você o que pensa sobre a gentileza nos nossos tempos? Ouça a canção e deixe seu comentário.


9 de novembro de 2014

A criança é o foco

     Saudações de alívio (ou não), leitores do blog Diário Virtual de Leitura!
    Após o fim de semana mais esperado do ano com a realização do Enem, o Brasil todo comenta as provas, os incidentes e o tão esperado tema da redação. O blog não poderia ficar de fora dessa discussão, por isso para suscitar questionamentos e comentários sobre o tema da redação deste ano "Publicidade infantil em questão no Brasil" postamos o vídeo Criança: a alma do negócio produzido por Marcos Nisti e Maria Farinha e dirigido por Estela Renner. 


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=49UXEog2fI8
 
     Segundo os produtores, o documentário reflete sobre como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. 
    O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.
     Então, querid@s leitores, que realizaram o Enem este fim de semana, preparados para continuar a discussão sobre o tema? Quais as teses defendidas por vocês no exame. Registrem suas ideias em forma de comentários e bom debate a tod@s!

8 de novembro de 2014

# Enem 2014: chego junto, chego bem!


        Salve, salve, querid@s seguidores do blog Diário Virtual de Leitura!
      Hoje e amanhã em todo o território nacional mais de 8 milhões de pessoas farão a prova do Enem e sabemos que foram dias intensos de muito estudo e concentração, não é mesmo? 
     Além disso, também sabemos o quanto a conquist@ desse objetivo é importante para cada um de vocês, por isso desejamos uma excelente prova do Enem 2014 a todos nossos leitores seguidores.
       Após o Exame Nacional não deixe de registrar em forma de comentário como foi a prova e quais suas expectativas quanto o seu desempenho.
       Então, resta apenas desejar mais uma vez boas energias e uma vaga certa na universidade a tod@s os nossos amigos seguidores e, em especial, os alun@s da EEEP de Aracati.

30 de outubro de 2014

Eu, etiqueta e você?

        Salve, salve, turma que acompanha e interage no blog Diário Virtual de Leitura!
      A postagem de hoje leva-nos a uma importante reflexão: o consumo na sociedade atual. E para ilustrar o assunto escolhemos o texto de Carlos Drummond de Andrade intitulado Eu, etiqueta! Não deixe de registrar em seu comentário sua impressões a respeito do texto.

Eu, etiqueta!
Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu de batismo ou de cartório
Um nome... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nessa vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produtos
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
De alguma coisa não provada
Por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova e pente,
Meu copo, minha xícara,
Minha toalha de banho e sabonete,
Meu isso, meu aquilo.
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidências.
Costume, hábito, permência,
Indispensabilidade,
E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
Escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É duro andar na moda, ainda que a moda
Seja negar minha identidade,
Trocá-la por mil, açambarcando
Todas as marcas registradas,
Todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
Eu que antes era e me sabia
Tão diverso de outros, tão mim mesmo,
Ser pensante sentinte e solitário
Com outros seres diversos e conscientes
De sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio
Ora vulgar ora bizarro.
Em língua nacional ou em qualquer língua
(Qualquer principalmente.)
E nisto me comparo, tiro glória
De minha anulação.
Não sou - vê lá - anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
Para anunciar, para vender
Em bares festas praias pérgulas piscinas,
E bem à vista exibo esta etiqueta
Global no corpo que desiste
De ser veste e sandália de uma essência
Tão viva, independente,
Que moda ou suborno algum a compromete.
Onde terei jogado fora
Meu gosto e capacidade de escolher,
Minhas idiossincrasias tão pessoais,
Tão minhas que no rosto se espelhavam
E cada gesto, cada olhar
Cada vinco da roupa
Sou gravado de forma universal,
Saio da estamparia, não de casa,
Da vitrine me tiram, recolocam,
Objeto pulsante mas objeto
Que se oferece como signo dos outros
Objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
De ser não eu, mas artigo industrial,
Peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é Coisa.
Eu sou a Coisa, coisamente.

Fonte: http://educador.brasilescola.com

24 de outubro de 2014

Parabéns, Aracati!

"Aracati, é uma cidade compridinha
Mais torta que nem uma linha
Que a gente joga no chão
Mas mesmo torta e além disso tão distante
Não me sai um só instante
De dentro do coração.

Ai... não posso mais ficar aqui
Eu vou voltar
Pro meu querido Aracati..."
 
(trecho do Baião de Aracati)
Homenagem do blog Diário Virtual de Leitura 
aos seguidores aracatienses no aniversário 
da emancipação política da cidade dos bons ventos: 
"o meu querido ARACATI".

21 de outubro de 2014

Que tal um conselho?

     Olá, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    Mais uma vez em nosso país estamos vivenciando a escolha dos nossos representantes, por isso nossa indicação de hoje faz um paralelo com as ideias de Bertrand Russell e a humanidade e suas escolhas. O vídeo não foi produzido recentemente, o que podemos perceber pela qualidade e resolução das imagens e som, mas traz uma reflexão atualíssima sobre as relações humanas. Se você não sabe quem foi Russell acesse o link a seguir http://pt.wikipedia.org/wiki/Bertrand_Russell e descubra mais sobre um dos mais influentes matemáticos e filósofos que viveram no século XX.
    E aí, preparado para receber o conselho? Então assista ao vídeo a seguir e deixe sua opinião em forma de comentário.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=v6jx-r2LzPo

14 de outubro de 2014

Professor, parabéns pelo seu dia!

15 de outubro é dia de parabenizar os mestres que possuem e compartilham o dom de transformar nossa capacidade, nosso conhecimento, nossas vidas.
Homenagem do blog Diário Virtual de Leitura a tod@s os Professores do nosso país.

12 de outubro de 2014

Viva a Nossa Senhora Aparecida e as Crianças do Brasil!

       Salve, salve turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     O registro de hoje é duplamente importante, pois em nosso país comemora-se o Dia das Crianças  e o Dia da Padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida, sendo assim em forma de agradecimento publicamos a seguir a oração à Nossa Senhora Aparecida para as crianças de todo o nosso maravilhoso Brasil.

Oração à Nossa Senhora Aparecida para as Crianças

Ó Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe santíssima,
abençoai as nossas crianças, que vos são confiadas.
Guardai-as com cuidado maternal,
para que nenhuma delas se perca.
Defendei-as contra as ciladas do inimigo
e contra os escândalos do mundo,
para que sejam sempre humildes, mansas e puras.
Ó Mãe nossa, Mãe de misericórdia,
rogai por nós e, depois desta vida,
mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre.
Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre virgem Maria.

Fonte: http://www.santoprotetor.com/oracao-a-nossa-senhora-aparecida-para-as-criancas/
   
    Aproveitamos e desejamos a tod@s os nossos seguidores, eternas crianças, certamente, um feliz e abençoado Dia das Crianças sob as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida!

5 de outubro de 2014

Eleições no Brasil

Registro do blog Diário Virtual de Leitura a tod@s os seus seguidores eleitores no dia 05 de outubro.
Viv@ a democracia!

1 de outubro de 2014

Outubro Rosa


     Salve, salve, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    Mais um mês se inicia e este é bastante significativo porque simboliza o mês voltado para  a sociedade, especialmente as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.a luta conta o câncer de mama por isso o blog não poderia de também aderir a esta importante campanha, mas antes de compartilhar essa ideia é preciso saber quando e por que surgiu o movimento. 
   O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. Desta forma, durante todo o mês de outubro o layout do blog também estará na cor rosa para marcar a luta contra a falta de informação a respeito do câncer de mama.
     Para saber mais acesse: http://www.outubrorosa.org.br/historia.htm e junte-se a nós nesta campanha porque a consciência dá o tom.


30 de setembro de 2014

06 técnicas de leitura para o Enem

     Saudações leitoras, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    O Exame Nacional do Ensino Médio se aproxima e mais uma vez contamos com nossos parceiros que possibilitam postagens mais que ultra, mega, power interessantes e úteis, estamos falando do site InfoEnem, que publicou em seu espaço 06 técnicas de leituras para o dia do Enem e como o que é bom e importante é para se compartilhar resolvemos publicar aqui também em nosso espaço virtual.


1) Leia a questão antes do enunciado
Ao ler um texto, já sabendo qual a informação que deseja encontrar, você conseguirá ler mais rápido as partes que não fazem tanta importância para responder a questão, e com mais atenção o trecho que contém a informação desejada.

2) Leia mentalmente
É claro que, por ser um vestibular, você não poderá ler em voz alta. Entretanto, muitas pessoas têm o costume de ler baixinho ou mexendo a boca como se imitasse a fala. Essa ação retarda a leitura, já que seu cérebro precisa processar a informação e distribui-la aos músculos responsáveis pela fala.

3) Use a caneta para acompanhar a leitura
Ao fazer isso, você evita perder em qual ponto parou a leitura ou se confundir com as linhas, economizando tempo em caso de algum tipo de distração, como o aviso de tempo restante pelo fiscal ou algum barulho na sala.

4) Não se aproxime muito da folha
Evite ficar com os olhos muito próximos da folha. Mantenha uma boa postura na cadeira e leia de longe. Isso irá aumentar o seu campo de visão. Caso tenha alguma deficiência visual, como miopia ou astigmatismo, não se esqueça de usar óculos adequados na prova. Se ainda não tem ou está com grau defasado, aproveite essas últimas semanas para procurar um médico e corrigir isso.

5) Não se mexa muito
Não mexa muito a cabeça ou os olhos para acompanhar a leitura. Ao fazer isso por horas, pode te causar enjoo, tontura ou embaraço da vista, o que, além de atrapalhar a leitura, pode comprometer todo seu desempenho na prova.

6) Não leia sem entender
De nada adianta as dicas acima se você ler mais rápido do que é capaz de interpretar. Se isso acontecer, você acabará tendo que ler uma segunda vez, o que fará perder ainda mais tempo. Por isso, treine essas técnicas ao estudar e fazer questões, para que, no dia do exame, você saiba qual o seu tempo ideal de leitura.



     Após a leitura, se você quiser mais dicas acesse o site InfoEnem e saiba  tudo de mais atualizado sobre o Enem e principais vestibulares do país. Lembrando que NADA substitui a leitura tanto na prova do Enem como na vida.
     Boa leitur@, utilizando as técnicas é claro, para tod@s!

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...