06 técnicas de leitura para o Enem

     Saudações leitoras, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    O Exame Nacional do Ensino Médio se aproxima e mais uma vez contamos com nossos parceiros que possibilitam postagens mais que ultra, mega, power interessantes e úteis, estamos falando do site InfoEnem, que publicou em seu espaço 06 técnicas de leituras para o dia do Enem e como o que é bom e importante é para se compartilhar resolvemos publicar aqui também em nosso espaço virtual.


1) Leia a questão antes do enunciado
Ao ler um texto, já sabendo qual a informação que deseja encontrar, você conseguirá ler mais rápido as partes que não fazem tanta importância para responder a questão, e com mais atenção o trecho que contém a informação desejada.

2) Leia mentalmente
É claro que, por ser um vestibular, você não poderá ler em voz alta. Entretanto, muitas pessoas têm o costume de ler baixinho ou mexendo a boca como se imitasse a fala. Essa ação retarda a leitura, já que seu cérebro precisa processar a informação e distribui-la aos músculos responsáveis pela fala.

3) Use a caneta para acompanhar a leitura
Ao fazer isso, você evita perder em qual ponto parou a leitura ou se confundir com as linhas, economizando tempo em caso de algum tipo de distração, como o aviso de tempo restante pelo fiscal ou algum barulho na sala.

4) Não se aproxime muito da folha
Evite ficar com os olhos muito próximos da folha. Mantenha uma boa postura na cadeira e leia de longe. Isso irá aumentar o seu campo de visão. Caso tenha alguma deficiência visual, como miopia ou astigmatismo, não se esqueça de usar óculos adequados na prova. Se ainda não tem ou está com grau defasado, aproveite essas últimas semanas para procurar um médico e corrigir isso.

5) Não se mexa muito
Não mexa muito a cabeça ou os olhos para acompanhar a leitura. Ao fazer isso por horas, pode te causar enjoo, tontura ou embaraço da vista, o que, além de atrapalhar a leitura, pode comprometer todo seu desempenho na prova.

6) Não leia sem entender
De nada adianta as dicas acima se você ler mais rápido do que é capaz de interpretar. Se isso acontecer, você acabará tendo que ler uma segunda vez, o que fará perder ainda mais tempo. Por isso, treine essas técnicas ao estudar e fazer questões, para que, no dia do exame, você saiba qual o seu tempo ideal de leitura.



     Após a leitura, se você quiser mais dicas acesse o site InfoEnem e saiba  tudo de mais atualizado sobre o Enem e principais vestibulares do país. Lembrando que NADA substitui a leitura tanto na prova do Enem como na vida.
     Boa leitur@, utilizando as técnicas é claro, para tod@s!

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Todas as dicas são excelentes e bem úteis, mas quero destacar a dica nº 3, porque fiz uso dessa técnica durante meu processo de preparação para o ENEM, e percebi que a velocidade da minha leitura aumentou qualitativamente. Funciona! Não é fórmula mágica, é treino, mais treino, mais treino... Muito show as dicas, recomendo a todos que vão prestar o exame treinarem! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as dicas. Tenho um pequeno problema com a 4ª, porque gosto de ler de cabeça baixa , nada que um sonho não mude esse habito.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelas dicas!
    Elas servem nas provas comuns também?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O CARNAVAL DE ONTEM E HOJE

As tão sonhadas férias chegaram e...

Vamos travar a língua?