A criança é o foco

     Saudações de alívio (ou não), leitores do blog Diário Virtual de Leitura!
    Após o fim de semana mais esperado do ano com a realização do Enem, o Brasil todo comenta as provas, os incidentes e o tão esperado tema da redação. O blog não poderia ficar de fora dessa discussão, por isso para suscitar questionamentos e comentários sobre o tema da redação deste ano "Publicidade infantil em questão no Brasil" postamos o vídeo Criança: a alma do negócio produzido por Marcos Nisti e Maria Farinha e dirigido por Estela Renner. 


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=49UXEog2fI8
 
     Segundo os produtores, o documentário reflete sobre como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. 
    O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.
     Então, querid@s leitores, que realizaram o Enem este fim de semana, preparados para continuar a discussão sobre o tema? Quais as teses defendidas por vocês no exame. Registrem suas ideias em forma de comentários e bom debate a tod@s!

Comentários

  1. Muito agradável esse tema . Porém , a maioria foi pegue de surpresa ! Rsrs

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse tema como o próprio Marcelo falou muitos foram pegues de surpresa nesse tema ,mas é um tema muito agradável.
    Enfermagem 1

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O CARNAVAL DE ONTEM E HOJE

Vamos travar a língua?

As tão sonhadas férias chegaram e...