6 de setembro de 2013

Guia do Participante do Enem 2013

     Saudações textuais, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje registra a publicação do Guia do Participante do Enem 2013 divulgado ontem pelo Ministério da Educação. Você pode baixar o material clicando no link abaixo da imagem.


    O material além de mostrar exemplos de bons textos,  esclarece dúvidas frequentes quanto a produção de texto solicitada pelo exame que acontecerá no final de outubro deste ano.
    Para se ter uma ideia da importância da redação, no Enem de 2012, mais de 68 mil candidatos tiraram zero na redação e apenas 2 mil conseguiram 1000, a nota máxima. O guia explica o que é considerado um bom texto para o exame.
   O aluno tem que dominar a escrita formal, entender o tema, defender uma tese com argumentos consistentes, e, no fim, apresentar uma solução para o problema.
    Algumas mudanças também são registradas no guia deste ano como o critério de que todas as redações vão ser corrigidas por dois professores. Se a diferença entre as notas for maior que 100 pontos, um terceiro professor será chamado. E se a diferença continuar grande, o texto vai para uma banca.
    O MEC vai ser mais rigoroso com o candidato que fugir do tema ou fizer brincadeiras. Em 2012, teve gente que escreveu uma receita de macarrão ou o hino de um time e ainda assim conseguiu pontos. Agora, se isso acontecer, a nota vai ser zero.  Mas alguns erros podem ser tolerados. Um exemplo está no guia.
    Não perca tempo! Baixe seu manual e deixe em seu comentário sua opinião a respeito das mudanças para a correção da redação do Enem 2013. 
Bons estudos a tod@s!
 

8 comentários:

  1. Acabei de baixar, gostei muito do material. Espero que me ajude muito.

    ResponderExcluir
  2. É bastante interessante este material que foi divulgado pelo MEC, sem falar ajuda que irá fazer aos alunos que no mes de outubro irão fazer está avaliação que lhes garanti o acesso ás instituições de ensino superior, mas antes disso deve-se haver estudos e principalmente na área de PRODUÇÃO TEXTUAL, em que muitos alunos sentem dificuldades de produzir determinado genero textual. Mas, no entanto, o material já está disponível e agora é só estudar para conseguir um bom êxito na prova.

    Tainan Santana Hospedagem II

    ResponderExcluir
  3. Material muito interessante que esclarece pequenas duvidas. Com certeza vai ajudar muito aos alunos que iram fazer o ENEM, falo assim porque ano passado eu fiz a prova insegura, já este ano me sinto firme! Eu posso eu chego lá, se Deus quiser!
    Jéssica Maia
    Infor III

    ResponderExcluir
  4. Um material indispensável para quem vai fazer Enem este ano. Já baixei e agora é só estudar, e gravar as dicas que esse material traz. Informações e dicas bastantes importantes para a melhor realização da redação no Enem, que como sabemos a redação precisar ser uma das metas mais importantes na hora de fazer a prova. :)

    ResponderExcluir
  5. Um material desses como o "Guia do Participante do Enem 2013" é de suma importância para quem vai tentar ingressar em uma universidade através do enem... No entanto se não souber se utilizado não ajudará muito!!! Parabéns pela iniciativa de ter posto esse material.

    Jonathan Enfermagem III

    ResponderExcluir
  6. Já puder olhar o material rapidamente, percebir que nos ajudará bastante... E quem sabe fazer uma redação nota 1000... É o que todos queremos alunos e professores!!! Vamos que vamos!!!

    Jonathan Enfermagem III

    ResponderExcluir
  7. O material é muito bom para quem vai fazer o Enem e também para quem estar se preparando desde de cedo.

    Marcos
    Informática 3

    ResponderExcluir
  8. Esse guia me auxilio bastante para miinha preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)... Eh muito bom se tranquilizar antes desta proova tão importante!

    Jefferson Nascimento # Hospedagem III

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...