26 de agosto de 2013

Afinal, para que serve o Grêmio Estudantil?

      Olá, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!

    A postagem de hoje remete-nos a um grande momento vivido nas escola esta semana: a escolha do Grêmio Estudantil, e como amanhã a EEEP de Aracati estará escolhendo os novos representantes do Grêmio Adolfo Caminha, nós aqui do blog resolvemos dar uma ajudinha. 
      Primeiro é relevante saber quem foi Adolfo Caminha, pois os gremistas eleitos tomarão como referência a figura deste escritor aracatiense do  Realismo/ Naturalismo, que ficou conhecido pela obra literária A normalista, entre outras de grande destaque nacional, além é claro de ser um dos membros fundadores do Grêmio Literário chamado Padaria Espiritual, que tinha como produção o jornal O pão, nome bem sugestivo não é mesmo?
    O segundo ponto a saber é quais as funções e os deveres do Grêmio estudantil que postamos a seguir:


Presidente: Representar o Grêmio na escola e fora dela; convocar e presidir as reuniões e assembleias ordinárias e extraordinárias; representar o grêmio junto aos órgãos colegiados do colégio e outras entidades representativas de outros setores da comunidades escolar ; desempenhar as demais funções inerentes ao cargo .
Vice-presidente: auxiliar o presidente no exercício de suas funções; substituir o presidente nos casos de ausência, impedimento ou vacância do cargo; desempenhar as demais funções inerentes ao cargo.
Secretário Geral: publicar os avisos e convocações de reuniões, divulgar editais e expedir convites; lavrar as atas das reuniões da diretoria e assembleias; manter em dia os arquivos da entidade.
Primeiro Secretário: auxiliar o secretário geral em duas tarefas; substituir este em ausência ou vacância do cargo.
Tesoureiro Geral: ter sobre seu controle direto todos os bens do grêmio; manter em dia toda a escrituração do movimento financeiro.
Primeiro Tesoureiro: auxiliar o tesoureiro geral; assumir nos casos de impedimento ou vacância do cargo.
Diretor Social: organizar festas promovidas pelo grêmio; selar pelo bom relacionamento do grêmio com os estudantes, com o colégio e com a comunidade.
Diretor de Comunicação: responder pela comunicação da diretoria com os estudantes e do grêmio com a comunidade; manter os membros do grêmio informados dos fatos de interesse dos estudantes.
Diretor de Esporte e Lazer: coordenar e orienta as atividades esportivas dos estudantes; incentivar a prática dos esportes, organizando os campeonatos internos e externos.
Diretor de Cultura: promover a realização de shows, conferências, exposições, recitais, concursos, palestras e outras atividades de natureza cultural; manter relações com entidades de natureza cultural.
Diretor de Políticas Educacionais: coordenar e orientar as atividades em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para todos; manter parcerias com as demais entidades de representação dos estudantes; manter parcerias com entidades do meio educacional.
              (Fonte: http://gremiolyceu.blogspot.com.br/2010/05/funcoes-e-deveres-do-gremio-estudantil.html)

    Após estas duas dicas é importante lembrar que  o Grêmio estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.  
      Pense nisso e escolha bem! É o que deseja o blog Diário Virtual de Leitura.

7 comentários:

  1. É de total importÂncia nós alunos ficarmos sabendo o que é, e para que serve um grêmio estudantil em um escola, já que nós alunos da escola profissional estamos passando por um processo de votação da qual vai nomear cargos para o grêmio estudantil, então vale a pena termos esses conhecimentos como base, para votarmos em uma das respectivas chapas. AH!Não poderia deixar de ressaltar que o GRÊMIO é intitulado e que carrega como título ADOLFO CAMINHA,ou seja, todas chapas devem ter um prévio conhecimento sobre o escritor, da qual foi também um GREMISTA.

    Tainan Santana Hospedagem II

    ResponderExcluir
  2. Básicamente representar os alunos, conseguir o quase impossível, ajudar quanto ao desenvolvimento escolar em certos pontos, e cumprir com as propostas apresentadas durante o processo eleitoral... O mais difícil!!!

    Jonathan Enfermagem III

    ResponderExcluir
  3. É muito importante um grupo representativo na escola, como o grêmio que traz para nós alunos mudanças e inovações. Espero que todos realizem seu papel.
    Legal a postagem de hoje, assim todos ficam sabendo como é formado um grêmio estudantil.
    Jéssica Maia
    Informática III

    ResponderExcluir
  4. O grêmio conhecido por ser a voz dos alunos, é de fundamental importância em todas as escolas. Na nossa instituição foi adotado um modo de votação muito bacana, um projeto do professor técnico realizador por colegas de sala, digamos que de uma maneira mais democrática e realista do que muitos já enfrentam e outros passaram a enfrentar nas votações que estão por vir.

    A decisão é muito importante, por que a partir dela, escolheremos que irá nos representar.

    ResponderExcluir
  5. O grêmio representa os alunos e é através do grêmio estudantil que os alunos expõe suas idéias para torna a escola cada vez melhor.

    Marcos
    Informática III

    ResponderExcluir
  6. É de extrema importância que nos alunos sabe os deveres dos gremistas , assim poderemos cumprir nosso dever cobrar deles.

    ResponderExcluir
  7. O grêmio estudantil é a voz dos alunos, onde deve-se haver mudanças e melhorias para os estudantes e é também uma ajuda ao núcleo gestor.

    Jefferson Nascimento# Hospedagem III

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...