11 de junho de 2013

Luz, Câmera e Autores em Ação!




Saudações, galerinha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
É com muita satisfação que este espaço virtual registra esta semana o Projeto Autores em Ação! realizado pelas turmas dos 1ºs anos da EEEP Elsa Mª. Porto Costa Lima sob a orientação da professora de Língua Portuguesa Josélia Pereira e coorientação da professora de Sociologia Lúcia Helena Oliveira.
Quem teve a oportunidade de prestigiar as apresentações no auditório da escola pode se encantar  com as peças teatrais baseadas nas obras literárias da literatura brasileira entre elas destacam-se obras do cearense José de Alencar, como Iracema, Lucíola, Helena, O tronco do  Ipê ,entre outras.
Num total de dezesseis obras, os alunos de maneira lúdica e artística reproduziram o enredo das narrativas, que encantou e motivou a plateia composta de professores, alunos e funcionários da escola. O projeto tem como objetivo transformar jovens em multiplicadores da literatura brasileira. 
A plateia composta pela comunidade escolar foi o termômetro de aprovação da atividade, pois se constatou que a releitura realizada pelos alunos-atores transformou a visão distorcida que se tinha até certo tempo de que as obras clássicas são  de impossível compreensão ou que a temática das narrativas mantém uma relação distante da sociedade atual.
Veja a seguir algumas fotos do projeto, para mais fotos acesse nossa página Fotoblog@ndo. 





29 comentários:

  1. Parabéns a todos vocês autores , fiquei alegre demais , quando vi vocês naquele palco mostrando o o que realmente sabe , continuem assim...parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo vinicius, adoro assistir a essas apresentações, me diverte muito.

      Excluir
  2. foi muito interesante,alem de ter sido muito divertido.




    Thatyanne enfermagem 2.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito por que foi muito interessante e divertido

    kenia mara enfermagem2

    ResponderExcluir
  4. Um grande exemplo!!!! de que todos podem atuar em um palco assim como atuam na vida!!

    ENFERMAGEM 2

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da iniciativa da Prof.Josélia, de está exibido em forma de teatro as obras clásicas da literatura brasileira, que hoje, às vezes está tão despercebida,isso aprimoriza mais o conhecimento do educando, já que os nossos professores exigem de nós uma leitura e compreensão dessas obras. As peças que eu pode assisti estavam legais, apresentavam de fato o que os escritores querem nos mostrar em seus obras literários.

    Tainan Santana Hospedagem II

    ResponderExcluir
  6. Ótima as apresentações dos 1ºs anos , tive a oportunidade de prestigiar alguma delas e gostei muito e que aconteça mais trabalhos como esse no próximo semestre! ;)

    ResponderExcluir
  7. Muito bom as apresentações dos 1ºanos. Fizeram um trabalho excelente com muita dedicação e esforços de todos. Foi realmente bem estruturado uma peça bem engraçada mais que mostrou a história dos livros. Parabéns a Profº Josélia pela iniciativa de trabalhar com obras magnificas. E parabéns a todos por terem mostrado o seu grande potencial.
    Natália de Lima
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente, quero parabenisar a todos do 1 ano pelo trabalho.
    trasendo para todos uma historia que er em forma de leitura e eles mostraram em forma de teatro. querendo mostrar para todos como era cada livro.
    gostei muito, pois algums dos livros eu n tinha lido e com a apresentação eu pode conhecer a história.
    Parabéns alunos!!!

    Fabricio Coelho
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante das apresentações, tive a oportunidade de prestigiar alguma delas e gostei muito, esta de Parabéns a Profº Josélia.

    Sara Barbosa
    Finanças |||

    ResponderExcluir
  10. Parabéns aos alunos que se dedicaram e mostraram o seu trabalho, que estava ótimo.

    Marcos Antonio
    Informática 3

    ResponderExcluir
  11. Parabéns a todos que apresentaram! Fizeram um espetáculo maravilhoso!
    Carolayne Hospedagem II

    ResponderExcluir
  12. Parabéns a todos que subiram no palco e fizeram uma ótima apresentação, mostrando que mesmo com as dificuldades pode se fazer bonito!

    ResponderExcluir
  13. Tive a oportunidade de assistir a apresentação de UBIRAJARA , a qual gostei bastante, devido a organização da equipe, efeitos especiais que nos levaram a realmente imaginar o que o autor gostaria de passar aos leitores de seu livro. No primeiro ano tive a oportunidade de ler boa parte dos livros que foram apresentados ao fazer um vídeo com os meus colegas de sala sobre os mesmos.Na minha época foi bastante difícil tanto para mim quanto para as outras pessoas da minha turma interpretar o livro com fervor e emoção , por isso admirei bastante a peça teatral que também trouxe uma bela apresentação de dança ,a qual me agradou bastante.

    ResponderExcluir
  14. Em primeiro lugar, queria parabenizar a professora Josélia pelo trabalho desenvolvido junto com os primeiros anos, no qual trouxe clássicos da literatura brasileira, apresentados na maioria das vezes de formas dinâmicas. Pude assistir à apresentação de Informática e gostei bastante da forma pela qual foi apresentada. Parabéns a todos pelo belíssimo espetáculo.
    Ana Senna '
    Finanças III

    ResponderExcluir
  15. Primeiramente parabéns aos alunos dos 1 anos pelas belas peças teatrais que eu pude assistir.
    Segundo quero lembrar aos alunos de finanças 3 que no ano de 2012 apresentamos nossa peça que a professora joselia também nos incentivou para realizar.
    karina dos santos
    FINANÇAS 3

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante das apresentações. o figurino, o senario tavam otimos.. como er o primeiro ano deles ja se sairam bem. mais tenho certeza de q vão melhorar e da prossima vez vão dar um show.

    Fabricio Coelho
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  17. gostei muito das apresentações que os primeiros anos fizeram....

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de parabenizar a todos os alunos dos Primeiros anos pelos espetáculos. Infelizmente não pude assistir todas as apresentações mais as poucas que assistir me encantaram. Galerinha se preparem porque é só o começo, ainda vem muitas pela frente, experiência própria.

    Finanças III

    ResponderExcluir
  19. Esses meninos estão de parabéns, assiste todas as apresentações e eles se sairam muito bem nas interpretações, são verdadeiros vencedores e merecem realmente fazer parte da família ELSA MARIA.

    Eliziane hospedagem 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos estão sim de Parabéns eliziane fereira, são jovens com grandes talentos.

      Excluir
  20. pude apreciar o trabalho dos alunos que( usar o termo novatos não cai bem) mostraram um belíssimo trabalho diante a uma plateia, alunos que produziram seu próprio trabalho, seja ele com obtenção de notas ou não. Quero parabenizar a professora por passar um trabalho tão significativo, em relação a conhecimentos e cultura.

    Parabéns

    Mayanne Lima

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito dos trabalhos. Infelizmente não pude assistir a todos, mas aos quais assisti adorei. Me fez lembrar o meu 1º ano em 2011, ficávamos extremamente ansiosos e agoniados mas por final saía tudo bem muitas vezes o resultado sendo melhor do que o esperado. Parabéns a todos os primeiros anos, e professores sinto saudades desses trabalhos!

    Rayana

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito das apresentações dos 1°s anos , um trabalho maravilhoso onde todos os atores se dedicaram bastante para fazer esse lindo estáculo.
    Jean Santos
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  23. Um projeto muito interessante que desenvolve um trabalho coletivo. Eu assisti apenas duas apresentações que foi Iracema e Eram Cinco Minutos e gostei bastante. A gente pode observar o desempenho dos alunos, a preocupação que eles estavam com o figurino, com o cenário, com a organização. Eles mostraram realmente um belo trabalho. E esse projeto valeu realmente a pena, pois além de ter sido desenvolvido o trabalho com as obras da Literatura Brasileira, o projeto ensina também aos alunos a serem protagonistas juvenis, ter coragem de agir, de falar, ter coragem de subir no palco e mostrar realmente o seu papel para toda uma platéia. Desde já, um pouco atrasado está aqui os meus PARABÉNS a todos os 1ºs anos que desenvolveram esse trabalho, e em especial os meus PARABÉNS vai para a turma de Comércio, que é a turma que eu venho me identificando muito durante todo esse tempo. Espero que eles continuem assim, ativos, unidos e muito corajosos. Parabéns, Comércio !

    Dara Senna'
    Finanças III

    ResponderExcluir
  24. As apresentações foram ótimas, porém não pude assistir todas, mas enfim, todos nós sabemos que a maiorias das peças vieram de livros de literatura e serve como um impulso pra leitura...

    Breno 3° ano de Informática

    ResponderExcluir
  25. Parabéns a todos que participaram, foi um trabalho maravilhoso que as turmas sugeridas pela professora josélia que ofereceu um método de trabalho novo, de interação. Adorei a apresentação da obra Cinco minutos, conseguiu agitar a galera com sorrisos, sem contar que nos fez conhecer um pouco mas das obras.
    Parabéns a todos.
    Priscila de Finanças III

    ResponderExcluir
  26. Parabéns a todos os atores, organizadores e professores pelo belíssimo. Só achei um pouco desorganizado pela parte de uma peça, que recebei um ingressos e não pode assistir e uma determinada professora que botou minha sala para fora duas vezes, pra colocar uma outra turma que tinha assistido quase todas e nos só tinha assistido duas. Mas apesar disso ame as que assisti.
    #David Alcântara
    #Informática two

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...