30 de junho de 2013

Futebol e Poesia

     Salve, salve, amantes do futebol brasileiro que seguem o blog Diário Virtual de Leitura!
    A Copa das Confederações tem seu fim marcado hoje pelo jogo entre Brasil e Espanha no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro.
    Considerando o futebol como esporte nacional, o blog resolve postar o poema intitulado Futebol de Carlos Drummond de Andrade para que nossos seguidores registrem em seus comentários as expectativas e as impressões quanto ao evento esportivo que serviu de teste para a seleção brasileira.

Futebol

Futebol se joga no estádio?
Futebol se joga na praia, 

futebol se joga na rua,
futebol se joga na alma.
A bola é a mesma: forma sacra
para craques e pernas-de-pau.
Mesma a volúpia de chutar
na delirante copa-mundo
ou no árido espaço do morro.
São vôos de estátuas súbitas,
desenhos feéricos, bailados
de pés e troncos entrançados.
Instantes lúdicos: flutua
o jogador, gravado no ar
— afinal, o corpo triunfante
da triste lei da gravidade.

 
(do livro: Poesia errante, 1988)

9 comentários:

  1. Esperava sim uma copa linda, como foi por um certo lado, torci muito para o Brasil assim como sei que muita gente torceu e que graças a Deus deu td certo. A equipe fez um belo trabalho, em todos os jogos não marcou menos de 2 gols, trazendo para nós torcedores a confiança.

    Parabéns'

    Mayanne Lima

    ResponderExcluir
  2. Foi um jogo espetacular, onde vibrei muito com meus familiares e amigos, foi um trabalho maravilhoso que os jogadores junto ao técnico conseguiu realizar. Todos que estavam assistindo só esperava uma única coisa: o apito final. Graças a Deus o Brasil levou esse titulo, todos estavam de parabéns.
    Priscila de Lima
    Finanças III

    ResponderExcluir
  3. O jogo foi espetacular, pois logo no começo o Brasil já foi dando um golaço.
    so n tive muito gosto de continuar assistindo, pois logo no primeiro tempo ja tava com o jogo ganho. dai entao ja sabia q o Brasil iria ganhar.
    Mais a vitoria foi nossa, graças a Deus!!!

    ResponderExcluir
  4. A copa das confederações é um evento que vai proporcionar benefícios para o nosso país, e a seleção foi muito bem mostrando que o futebol Brasileiro é o melhor do mundo.

    Marcos
    Informática 3

    ResponderExcluir
  5. De fato o Brasil jogou muito em todos os jogos e, principalmente, superou as expectativas no final contra a Espanha. Através deste suposto teste, "Copa das Confederações", é possível notar que o Brasil está unido nesse aspecto, tem força de vontade e é essencial que isso continue para que na Copa de 2014 os jogadores joguem com a mesma garra e força de vontade fazendo de nossa pátria vencedor.!
    Finanças III

    ResponderExcluir
  6. Foi espetacular, muito incrível essa Copa das Confederações ainda mais que o Brasil levou a vitória em cima da grande seleção da Espanha. Um jogo difícil, de muita concentração mais a nossa seleção chegou e mandou muito bem. Um gol de Fred no início do jogo só vez aumentar a emoção do torcedor. Brasil jogou muito. E espero que continue assim para a Copa do Mundo.
    Sobre a Copa das Confederações ainda se tem uma falta muito grande em relação a organização para que se aconteça uma Copa do Mundo espero que daqui pra lá o Brasil esteja realmente preparado para receber uma Copa do Mundo.

    Dara Senna'
    Finanças III

    ResponderExcluir
  7. A Copa das Confederações foi realmente um grande teste para mostrar que a seleção brasileira, depois daquele fantástico jogo contra a Seleção Espanhola é capaz sim de vencer a Copa do Mundo de 2014 e trazer mais uma estrela e mais um titulo para nós. Os Jogadores da Seleção estão de parabéns, jogaram muito , agora cabe a eles continuarem com essa mesma força de vontade para que consigam o tão sonhado titulo. Nos jogos da Seleção uma das partes mais emocionantes foi quando a torcida continuava a cantar o hino brasileiro com isso ela mostrava que apesar de todas as coisas o povo tem voz e tem vez.

    Mariana
    Informática 3

    ResponderExcluir
  8. O Brasil na copa das confederações se mostrou um time de respeito,derrotando na final a fúria e nos trazendo a esperança de uma copa do mundo em sua casa com o titulo.

    ResponderExcluir
  9. Belíssimo texto, também belíssimo a participação do Brasil na copa das confederações. Espero que seja o mesmo desempenho na copa do mundo. vai Brasil;;;;

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...