29 de maio de 2013

Significado do dia de Corpus Christi

        "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).

            Saudações, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!


Nesta quinta-feira, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi., nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. 
Fonte do texto com adaptações: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=234011 



31 comentários:

  1. Uma data muito importante para os seguidores da religião católica, uma tradição que passa de geração por geração a tanto tempo e que ainda é mantida.

    Mayanne Lima

    ResponderExcluir
  2. Corpus critis é uma data especial para nós cristão,pois foi através da eucaristia que jesus cristo mostra seu amor por todos.Com celebração podemos perceber o real significado de ato simbólico.
    Mariza Batista
    Informática III

    ResponderExcluir
  3. Galera esse é o momento de parar e refletir.
    Mariza Batista
    Informática III

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. É verdade Mayanne, uma data muito importante para aqueles que possui a religião católica, a caminhada de Deus . um momento de todos, para relembrar o quanto Deus é essencial na nossa vida.
    Como é relatado em uma frase ''Deus sem você é Deus, você sem Deus é nada!!!. Lembrem-se de tudo que o senhor fez por nós, o quanto ele sofreu por nossas vidas, a todos desejo um belo dia de reflexão.
    Priscila de Finanças III

    ResponderExcluir
  6. Realmente o dia de Corpus Christi é muito importante para nós, seguidores da religião católica, pois a partir desse dia percebemos que a Eucaristia é muito importante para a nossa vida, pois a partir dela comemos o pão e bebemos o sangue do Cordeiro, e notamos que Jesus é essencial na nossa vida e que sempre ele tem que está na frente de todas as nossas decisões.

    Mariana
    Informática 3

    ResponderExcluir
  7. Corpus Christi é uma data de bastante importância para os católicos, que sempre está mantendo essa tradição viva .
    Jean Santos
    Finanças III

    ResponderExcluir
  8. Isso mesmo jean santos, apesar de não ser uma católica, essa quinta-feira dia de Corpus Christi é celebrado em todo o mundo.
    é sempre bom lembrar o que jesus fez por todos nós.
    karina dos santo
    finanças 3ano

    ResponderExcluir
  9. É uma data muito importante para todos os católicos, pois celebramos O CORPO E O SANGUE DE JESUS CRISTO,que essa data não possa passar despercebido por todos nós, e vale a pena o o registro que o blog está fazendo, pois explicar claramente a data referente.

    Tainan Santana Hospedagem II

    ResponderExcluir
  10. Uma data importante para os católicos que comemoram essa data tão especial..

    Sara Barbosa
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  11. Realmente uma data especial. No entanto acredito que só quem tem fé mesmo e é católico sabe a importância desta data. Comungar é um ato de amor, uma prova de fé. Lembro-me da minha eucaristia aos 10 anos, de fato eu não compreendia ao certo o que significava mas hoje, pra mim, foi o momento em que aceitei Jesus em minha, o qual aceito até hoje e sempre aceitarei.!

    Finanças III

    ResponderExcluir
  12. Data muito importante para qualquer religião a qual pertencemos... Muito melhor seria se esta data fosse marcada não só apenas por um dia para os cristão, enfim todos os dias de suas vidas.
    AMANDA DA SILVA
    ENFERMAGEM 3º ANO

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. É uma data para refletir e pensar a importancia do senhor Jesus Cristo para nossas vidas e seguir os ensinamentos que ele deijou para todos que naquele crê.

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente, os cristãos dos dias de hoje não praticam as datas comemorativas da Igreja Católica ,como, antigamente.Isso se deve ao fato de que as pessoas afirmam não ter tempo de ir para Igreja passar no máximo duas horas e ficam muitas vezes o dia inteiro dentro de casa sem fazer nada.Depois quando os castigos vem a calhar essas mesmas pessoas dizem que Deus não olham para elas e buscam ele somente no último momento.
    Além disso, muitas pessoas vão sim para a Igreja ,mas estão la apenas de corpo presente,pois não estão em Cristo e sim na roupa do colega do lado e outros.
    Essa breve crítica ,faço porque sinto o direito de como Cristã mostrar a minha posição sobre o assunto ,me sinto também no direito de convidar a todos não só nesse feriado ,mas em outros e principalmente todos os dias a vir conhecer a casa de Deus, visto que muitas vezes na aflição devemos procurar a Igreja ,onde Deus através das palavras do padre mostra uma resposta para todas nossas dúvidas ,cabe a nós interpretarmos e guardarmos em nosso corações seus mandamentos.

    ResponderExcluir
  16. Corpus christi é uma data muito importante para os católicos.
    vinícius da silva.
    finanças III.

    ResponderExcluir
  17. Corpus Christi um data tão especial e singela,que merece um dia em sua homenagem.Corpo de Cristo é uma forma de ter um contato físico com Cristo, esse pesa fundamental para nossas vidas.Corpo e sangue de Cristo ilumina nossa alma, para que possamos ser pessoas mais solidarias,humildades.
    David Alcântara
    Informática Two

    ResponderExcluir
  18. O dia de Corpus Christi é uma data muito importante para nós catolicos, onde na qual é dia que temos que parar e refletir sobre o nosso salvador Jesus Cristo e ver o quanto ele é essencial para nossas vidas.


    MAIARA MOURA
    INFORMÁTICA III

    ResponderExcluir
  19. É interessante que essa 'tradição' que é tão importante para os católicos e a Igreja. O Blog Diário Virtual de Leitura tem cumprido seu papel de difundir informações com os visitantes, bem como oportunizar os leitores de praticarem sua escrita e melhorá-la. Parabéns!

    Leonardo da Silva Lopes
    Informática 3º Ano

    ResponderExcluir
  20. Corpus Christi é uma data muito importante para quem é cristão pois estará recebendo Deus no seu coração e como o seu único salvado .

    ROBERTA ALVES
    CURSO: ENFERMAGEM III

    ResponderExcluir
  21. Uma data muito especial e sagrada para todos os católicos. No qual lembramos do nosso Jesus Cristo. Vejo como uma graça que tem que ser lembrada todos os dias e não só apenas no dia comemorativo.
    Natália de Lima
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Como eu não fazia ideia do que seignificava Corpus Christi, entao dei uma pesquisada na internet e achei interessante postar pra v6..

    Corpus Christi significa Corpo de Cristo,e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

    Bom!!! é isso pessoal.. espero que eu tenha ajudado v6 e ter rirado um pouco de duvida.. Abraços!!!

    Fabricio Coelho
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  24. Isso realmente é muito importante, pois muitas pessoas nem se interessam em saber disso. E agora aprendemos o verdadeiro significado.

    Susane
    Informática 2

    ResponderExcluir
  25. gostei muito por que tem pessoas que nem sabe o que significa

    kenia mara enfermagem2

    ResponderExcluir
  26. pouco sabem q o corpo de cristo é inportante na eucaristia e principalmente na crisma

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito porque nos mostra o quanto Jesus nos ama.


    Thatyanne enfermagem 2

    ResponderExcluir
  28. Mais uma data especial e de comemoração para os catolicos. Momento de agradecer a Deus pelas conquistas o pão de cada dia e pela paz.
    Tenho certeza que Deus nos guia todos os dias, minha fé sobre ele é inesplicavel. Sei que me amas e que não estou só.
    Obrigado Senhor.
    Jéssica Maia
    Informática III

    ResponderExcluir
  29. fiquei muito satisfeito pois nao sabia o significado do feriado ^^ vlw

    Guilherme luã

    Finanças III

    ResponderExcluir
  30. Corpus Christi para muitos não significa nada, apenas só mais um feriado. Mas para a igreja católica isso significa muito, pois o dia de Corpus Christi é quando acontece a ascensão de Jesus pro Céu.

    Dara Senna'
    Finanças III

    ResponderExcluir
  31. Data importante para muitos...principalmente para aqueles que realmente são verdadeiros seguidores de Cristo. A instituição da Santa Ceia por parte de Jesus nos mostra como ele está presente em cada um de nós e a necessidade que temos de tê-Lo em nossas vidas!!! Seu corpo foi entregue para a morte e só assim temos acesso ao céu...
    Matheus Barbosa
    Finanças III

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...