"Algumas pessoas têm olhos, mas não veem"

     Salve, salve, galera que inerage no blog Diário Virtual de Leitura!
     Há poucos dias, publicamos um texto de Otto Lara Resende que dialogava com um vídeo sobre a arte de observar a vida, as pessoas, os lugares e as coisas. A postagem de hoje também resgata esse diálogo, no enatnto ilustrando um fato curioso que aconteceu com o escritor e incentivador de inventos e de tecnologia, Mark Twain. (saiba mais aqui)
    Leiamos o texto de Daniel Carvalho Luz adaptado do livro Fênix e registremos em nosso comentário as impressões a respeito da leitura e do ponto de vista sobre as diferenças entre ver e enxergar.

tinadiasaquietaivos.blogspot.com


Está preparado para uma surpresa?
Algumas pessoas têm olhos, mas não veem.
Você pisca vinte e cinco vezes por minuto. Cada piscada leva aproximadamente um quinto de segundo. Portanto, se você faz uma viagem de automóvel que dura dez horas, a uma velocidade de 65 quilômetros por hora, você dirige aproximadamente 32 quilômetros de olhos fechados.
Pois um fato muito mais surpreendente que este é que algumas pessoas passam suas vidas de olhos fechados. Elas olham, mas não enxergam realmente… não questionam… a visão é presente, mas a percepção é ausente. Se a vida fosse uma pintura, veriam as cores, mas não a genialidade das pinceladas. Se fosse uma viagem, notariam a estrada, mas não a majestosa e tremenda paisagem. Se fosse um poema, leriam o que está escrito na página, mas perderiam a paixão do poeta.
As pessoas mais inteligentes podem às vezes estar cegas a uma visão maior, especialmente se isso significa uma grande mudança no Status quo. Até o grande Mark Twain teve dificuldade em discernir entre boas e más visões. Apesar da sua inteligência, ele foi apanhado pela cegueira.
Uma tarde, Twain recebeu a visita de mais um homem em busca de investidores – um inventor carregando debaixo do braço uma engenhoca de aparência estranha. Ansioso e com bastante convicção, o homem explicou o seu invento ao escritor, que ouviu polidamente, mas no final disse que teria que recusar; já havia se queimado muitas vezes.
- “Mas não estou pedindo que o senhor invista uma fortuna”, o visitante alegou.
- “Pode ter a participação que desejar por 500 dólares”. Ainda assim, Mark Twain sacudiu a cabeça. Não estava disposto a se arriscar em uma invenção que não fazia nenhum sentido para ele. Quando o inventor resolveu ir embora com sua máquina, o escritor o chamou:
- “Como é mesmo o seu nome?”
- “Bell”, o homem respondeu, com um traço de melancolia na voz, “Alexander Bell”.
As pessoas sem perspicácia habitam principalmente no reino do óbvio… do esperado… do essencial. As dimensões que as interessam são compridas e largas, mas não profundas. Entenda que isso não é uma crítica às pessoas que não conseguem se aprofundar… mas as que conseguem – e não querem.
Portanto, o desafio proposto a você é: Abra seus olhos! Pense! Aplique! Escave! Escute!
Existe uma imensa diferença entre uma piscada necessária e a cegueira desnecessária.

Texto adaptado do livro Fênix.

Comentários

  1. Gostei bastante do texto, o mais importante é que o texto nos leva a uma reflexão,reflexão de quê? Pois bem , muitas vezes nós nos fazemos de "cego" para não vermos algo que não deveríamos ver, mas precisamos sempre deixar os nossos olhos bem abertos para observarmos algumas coisas que a vida nos impõe. Eu devo aprender que não posso fingir que não enxergo, pois assim eu verei e saberei críticar as coisas incertas que muitas vezes deparo.

    Tainan Santana Hospedagem II

    ResponderExcluir
  2. Esse texto é muito interessante, devido ao fato de que muitas vezes na nossa vida enxergamos apenas aquilo que é bom para nós mesmos, e fechamos os olhos para muitas coisas que acontecem ao nosso redor, ou seja , nós devemos abrir os nossos olhos realmente e enxergar as coisas que realmente acontecem no nosso dia a dia porque senao nos tornaremos "cegos" para muitas coisas que acontecem e não mudaremos nada em nosso meio social.

    Mariana
    Informática 3

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto, pois nos leva a refletir que em muitas situações somos cegos ou não queremos enchegar algo que acontece em nosso redor. Mais temos que tirar esse "tampão" de nossos olhos e passar a ter uma visão sobre tudo o que está acontecendo e assim expor as nossas opiniões de melhor formas possiveis, para a resolução de algum problema e não devemos deixar nada passar por nossos olhos, pois nossas opiniões são muito importante para o progresso de nosso país.

    MAIARA MOURA
    INFORMÁTICA III

    ResponderExcluir
  4. ''Existe uma imensa diferença entre uma piscada necessária e a cegueira desnecessária. ''
    Dificil lermos e nao refletirmos sobre isso..
    realmente, o texto é otimo!
    nós faz abrir mais os olhos para as coisas que acontecem durante nosso dia.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso texto.
    a realidade para algumas pessoas tidas ou não com pessoas normais que enxergam bem,que escuta e fala bem, é que não sabem ter coerência nas sua palavras, não possuem visão ampla da realidade e não medem as forças de sua palavras ditas!
    Amanda Silva
    Enfermagem 3ºano

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante do texto, pois relata tudo o que sentimos e o que vivemos, muitas vezes uma piscada de olho pode relatar paquerar ou algo mais, só que não é só isso uma piscada significa muitas coisa principalmente a realidade que vivemos, que um olho é a alma do nosso corpo.

    Lidenize Costa
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  7. Um otimo texto para uma reflexão.
    As vezes fechamos os nossos olhos e deixamos de apreciar o que realmente é importante.Devemos abrir os nossos olhos e deixar as coisas acontecerem,apreciando o que o mundo tem de melhor,pois a vida passa muito rapido.Não devemos ouvir uma musica só porque tem um ritmo legal,precisamos tentar entender o que ela realmente quer dizer.
    Rosiane
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do texto, me fez refletir sobre um assunto muito delicado.Sera mesmo que eu estou com os meus olhos abertos para vida ou eu dou alguma piscadinha para não ver algo?, me fez essa pergunta, embora não tenha conseguido uma resposta nesse momento, mas pre com o tempo conseguirei.
    David Alcântara
    Informática Two

    ResponderExcluir
  9. É incrível deduzir que muitas coisas passam diante dos nossos olhos e não conseguimos perceber, momentos e situações que podem fazer toda a diferença em nossa vida e deixamos escapar, apenas pelo fato de não PERCEBER. A vida nos oferece muitas oportunidades, porém, cabe a nós mesmos aproveitar as circunstâncias e saber usar ao máximo o que nos é oferecido, afinal, quem faz o nosso destino somos nós.

    ResponderExcluir
  10. O texto me fez refletir bastante, pois muitas coisas estão na nossa cara e não conseguimos enxergar. Devido a isso também perdemos muitas oportunidades na nossa vida.

    Victor Tadeu
    Informática 3

    ResponderExcluir
  11. Há pessoas que preferem fechar os olhos para tudo aquilo que ela acha que não é importante ou é impróprio. Sou uma pessoa que se considera realista, mas que acredita que as mudanças são possíveis quando há algo que chama QUERER! Não podemos omitir tudo o que nos perpassa diariamente. Devemos, como seres pensantes, perceber, analisar, entender e se posicionar, pois se não exercitarmos nosso pensamento e abrirmos os olhos para a realidade, um dia eu posso me surpreender com a vida por ter me limitado a um mundo irreal.

    Leonardo da Silva Lopes
    Informática III

    ResponderExcluir
  12. Texto realmente riquíssimo, para quem conseguir enxergar e lê-lo atentamente é uma surpreendente viagem entre palavras simples mas que expressão um turbilhão de ideias. Existe sim uma grande diferença entre ver e enxergar...vemos, constantemente nas ruas pessoas sem comida e sem um lar e muitos passam por elas como se não tivessem visto nada, no entanto também ha pessoas que passam e veem a mesma coisa mas elas fazem algo por essas pessoas, ou ao menos tem piedade e compaixão, acredito que essas são as pessoas que conseguem enxergar, aquelas que veem as coisas por angulos diferentes, que não fecham seus olhos diante de uma triste realidade.
    Finanças III

    ResponderExcluir
  13. Realmente é verdade, muitas pessoas tem olhos mais não enxergam, porque na maioria das vezes a verdade esta na nossa frente e nós fazemos questão de não ver, pois o pior cego é aquele que não quer vê...

    ResponderExcluir
  14. Foi muito bom ler o texto ,pois ele faz com venhamos a refletir sobre a nossa vida sobre o que realmente vemos e principalmente queremos ver.Ás vezes as coisas mais belas estão bem abaixo do nosso nariz e não conseguimos enxergar a maestria e a beleza fundamental que ela possui,porque perdemos tempos a ver coisas fúteis que em nada nos acrecenta.

    ResponderExcluir
  15. Para minha pessoa esse foi um texto de reflexão à vida. Devemos dar mais valor a nossa vida, ao nosso futuro. É um texto que relata a importância de sabermos o que queremos, o poder de enxergar os nossos objetivos. Devemos aprender a observar o que nos faz bem pois por muitas vezes deixamos passar coisas ou até oportunidades que poderão ser importantes para nossas vidas e isso tudo por causa que não conseguimos enxergar realmente a nossa própria missão de vida.

    Dara Senna'
    Finanças III

    ResponderExcluir
  16. Devemos enxergar com a alma e não apenas com os olhos, observar cada detalhe que as vezes com um rápido olhar, nos parece sem importância, mas quando analisado de outra forma mostra sua real intenção. Diversas coisas passam por nós e não damos a mínima, pois não observamos de maneira certa e apenas olhamos sem nenhum outro propósito. Então vamos procurar o que realmente importa, e olhar com outros olhos à vida, e cada sinal que ela nos dá.
    Ana Sena '
    Finanças III

    ResponderExcluir
  17. Muito legal esse texto, pois nos leva a refletir sobre esse lado da vida. É verdade que muitas vezes só enxergarmos o que queremos e acabamos vendo somente o que queremos ver, por isso que o mundo está cada vez mais recheado de pessoas egoístas porque só veem aquilo que realmente querem enxergar e acabam olhando somente para o seu próprio umbigo.

    ResponderExcluir
  18. Mais uma uma vez o blog nos faz refletir sobre assuntos do nosso cotidiano, nos mostrando a importância "de abrimos os olhos" para determinados assuntos !
    Muitas vezes perdemos coisas em nossas vidas por não enxergamos o que determinado assunto nos quer dizer, sendo essa a reflexão que o texto nos quer passar. Que devemos começar a ver as coisas de uma maneira diferente, com um "olhar mais profundo".
    Leandro Salustriano Finanças III

    ResponderExcluir
  19. realmente por varias vezes fechamos os olhos para muitas coisa importante que acontecem ao nosso redor.
    muitas vezes deixamos a felicidade, o amor, até mesmo a vida passar diante dos nossos olhos e não percebemos, o lado bom é que em algumas coisa podemos consertar. então temos abrir nossos olhos e passar a ver a vida de uma maneira melhor. reflitam sobre essa maravilhosa mensagem.
    karina dos santos
    finanças 3

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do texto, pois refleti muito da vida... nos mostra tudo o que sentimos, e o que vivemos mais na maioria das vezes fechamos os olhos e deixamos de apreciar o que realmente é importante para nossa vida¨

    Sara Barbosa
    Finanças |||

    ResponderExcluir
  21. Gostei bastante do texto , pois muitas coisas estão no nosso rosto e nem se quer conseguimos enxergar.
    Vinicius da silva
    finanças III'

    ResponderExcluir
  22. Um texto muito bom para refletir bastante, porém muitas vezes não enxergamos as coisas que está acontecendo conosco e deixamos de viver nossa vida, para viver a vida do outro.

    ResponderExcluir
  23. Um texto bem legal, que nos faz pensar bem nas nossas vidas. Muitas vezes não conseguimos enxergar o que está estampado na nossa frente, deixamos coisas de grande valor passar, abrindo mão de agarra-las conosco.
    Buscar enxergar com outros olhos seria um bom começo pra percebemos o que está ao nosso redor.
    Priscila de Finanças III

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O CARNAVAL DE ONTEM E HOJE

As tão sonhadas férias chegaram e...

Vamos travar a língua?