17 de abril de 2013

Dia Nacional do Livro Infantil

       Saudações leitoras, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
      A frase em destaque em nossa postagem não poderia ser mais propicia para registrar Dia Nacional do Livro Infantil . 
      A data foi escolhida pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas: o Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história da literatura infantil.
    Compartilhamos a ideia de que o livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades.(Texto adaptado de: http://lproweb.procempa.com.br)
     Desta forma, deixe em seu comentário, a lista de suas histórias infantis preferidas e resgate da sua memória leitora aventuras inesquecíveis.
       Feliz Dia Nacional do Livro Infantil!



24 comentários:

  1. Hoje voltamos a lembrar de nossas histórias infantis que passa tão despecebida pelo povo.Quem nunca leu um livro infantil? Quem nunca assistiu SÍTIO DO PICAPAU AMARELO?Eu já li e assisto,então essas perguntas faz um retrospectiva de nossa infancia, em que MONTEIRO LOBATO sobre preservá-la bastante.O livro é algo que precisamos bastante,mas as pessoas não percebem e por isso ficam tão desacreditadas das coisas do MUNDO, eu enquanto leito,digo que o livro é meu grande companheiro que está sempre comigo,me ensinando a cada vez mais,então,eu não poderia deixar passar em branco esta data que o DIÁRIO VIRTUAL DE LEITURA faz questão registá-la,pois preciso bastante dos livros para meu desenvolvimento enquanto ser humano.Monteiro Lobato,como tu és tão significativo para literatura infantil e toda criançada,que faz de tuas obras algo muito divertido pra toda criançada.


    Tainan Santana Hospedagem II

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre gostei de ler livros infantis e gosto muito do sitio do picapau amarelo.

    kenia mara enfermagen2

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O dia nacional do livro infantil e muito importante,porque ele traz um pouco da nossa juventude e momentos bons tambem,como o sitio do picapau amarelo que foi muito interessante e ficou muitos momentos bons e pro leitor princilpalmente.

    Àlex Garcia

    Hospedagem 3

    ResponderExcluir
  5. O livro é um objeto muito importante, tanto para estudos ou simplesmente para o entretenimento do leitor...


    Elias

    hospedagem III

    ResponderExcluir
  6. Quando criança adorava ler livros de monteiro Lobato, e mais ainda de assistir ao sitio do picapal amarelo. escolheram um otimo representante para falar sobre os livros infantis. o livro infantil ajuda muito no desenvolvimento da criança , pois quando ela dar seu primeiro passo para leitura ela tem que ter ao seu dispor livros bem criativos e de linguagens faceis para facilitar a leitura e desenvolver cada vez mais o aprendizado.
    Albiquiele- Hospedagem 3

    ResponderExcluir
  7. muito importante ter esse insentivo a leitura desde criança...assim as crianças vao tomando gosto pela coiza ai nao para mais...e essa data tem como seu maior representante no Brasil Monteiro Lobato...parabens..."""

    ResponderExcluir
  8. Adorava assistir o sítio do pica pau amarelo, lê os livros da bela adormecida, branca de neve, os três porquinhos... Que pena que hoje na telinha é muito raro passar essas histórias direcionadas para as crianças. Para as crianças a leitura com os livros infantis é de imenso valor, pois instigam o pensamento, fazem as crianças estar contribuindo com o seu verdadeiro mundo e ainda aperfeiçoa a leitura e a escrita que é algo que precisamos muito e devemos aprender desde de cedo.

    Dara Senna'
    Finanças III

    ResponderExcluir
  9. Como é bom lembrar da infância, lembrar das historinhas, me faz lembrar um tempo muito bom e da aquela sensação gostosa de ser criança.
    Lembro de quando viajava nas historinhas lindas que me levavam a lugares tão distantes sem sair do lugar e entrar em um mundo de imaginação mágico!
    Gostava muito do sítio do picapal amarelo, os três porquinhos, as historias de princesas... são inumeras as historias que pude aproveitar muito.

    Naiara Moura
    Hospedagem III

    ResponderExcluir
  10. É através da leitura que muitas crianças podem ver o mundo de outra maneira e descobrir que os sonhos podem se tornar realidade

    Marcos
    Informática 3

    ResponderExcluir
  11. Grande escritor de historias infantil Monteiro Lobato, adoro o sitio do pica-pau amarelo marcou muito a minha infância, alias todas as historinhas que pude ler. Ser criança é muito divertido, sinto saudades desse tempo.
    Jéssica Maia
    Informática III

    ResponderExcluir
  12. O livro é uma ferramenta que nós faz viajar em um mundo cheios de pensamentos .Eu quando criança gostava muito de ler algumas historias do nosso folclore.

    ResponderExcluir
  13. Adorava assistir o sítio do pica-pau Amarelo e ler as histórias em quadrinho também. Realmente Monteiro Lobato fez obras incríveis. Minha fámilia me insentivava na leitura através dessas literaturas infantís,
    Natália Oliveira
    Informática 3

    ResponderExcluir
  14. o Sítio do Pica-pau Amarelo um dos desenho animados que gostava muito quando era criança, muito divertido, engraçado, bem legal.
    O livro é muito importante ainda mais na infância, que é faze dos conhecimentos, com livro a criança descobri muita coisas e faz ela pensar.
    Saudades dessa época.
    David Alcântara
    Informática Two

    ResponderExcluir
  15. Várias histórias com certeza marcaram minha infância, mas o sítio do pica- pau amarelo marcou a infância de todos. Obra de muito sucesso que consagrou o escritor Monteiro Lobato na literatura infantil, pois sua obra tornou- se símbolo.
    Ana Sena '
    Finanças III

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Li varias historia e assistia sitio do pica pau amarelo todos os dias. Adorava ler as historias da rapunzel e todas as da barbie, hoje em dia ainda gosto de ler todas. Com certeza toda criança gosta e ja leu ou assistiu a essas historias.
    Karina dos santos
    FINANÇAS 3

    ResponderExcluir
  18. Muito bom lembra da infância, das historias que vivemos... muito legal tambem as historias em quadrinho gostava muito de ler

    Sara Barbosa
    Finanças |||

    ResponderExcluir
  19. Bom, falou de livro infantil , lembrei das historias em quadrinho da Turma da Mônica, kkkkkkkkk's
    pense num tempo bom '

    Jean Santos
    Finanças III

    ResponderExcluir
  20. O livro imfantil faz com quer eu lembre da minha imfancia.. pois aprendir a ler com histórias em quadrinhos. ate hoje eu ainda leio ate hoje historias imfantis gosto muito e espero q todos tbm gostem.

    Fabricio Coelho
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  21. Muito bom essa história, assistia todos os dias essa série. É realmente encantador poder relembrar meu tempo de criança.
    Natália de Lima
    Finanças 3

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...