1 de abril de 2013

Maneiras de desmascarar um mentiroso


     
         Salve, salve, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
       A data é bem propicia para uma mentirinha, mas a proposta do blog hoje é fazer o contrário, aliás, destacar algumas maneiras de desmascarar um mentiroso. Para começo de conversa uma pessoa conta, em geral, três mentiras a cada dez minutos. É o que afirma o estudo realizado por Robert Feldman, professor de psicologia da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, e autor do livro "Quem é o mentiroso da sua vida?". A pesquisa indica que recorrer a inverdades é questão de hábito e uma forma de manter o bom convívio social.
      "Quem diz que nunca mente está mentindo. Há muitos motivos para mentirmos, entre eles quando somos movidos pela vergonha ou pelo orgulho. Em outros casos, é provável que mintamos para atenuar o impacto que a verdade teria. Ou seja, mentimos para evitar magoar pessoas com quem nos importamos, ou para evitar situações embaraçosas", explica Wanderson Castilho o primeiro brasileiro certificado pelo Instituto de Treinamento em Análise de Comportamento em San Diego, EUA.
      Para ajudar você a identificar um mentiroso, Wanderson Castilho listou abaixo 8 dicas simples de observação. Confira:
1. Lábios: morder ou lamber os lábios pode ser um forte indício de mentira.
2. Voz: quem mente fica com as cordas vocais mais esticadas que o normal, deixando a voz mais fina e fraca. Para compensar, a pessoa tenta falar mais alto.
3. Olhar: o mentiroso desvia o olhar enquanto conta a sua mentira e depois passa a olhar atentamente, querendo observar se conseguiu enganar.
4. Secura: em função de uma reação da adrenalina, o mentiroso fica com a garganta e boca secas, sendo comum se engasgar ou engolir seco.
5. Encobrir parcialmente a boca: traduz uma vontade de amordaçar-se. Tende a ser um gesto rápido, porque exprime um conflito: uma parte do mentiroso não quer calar-se - e sim continuar com a sua mentira.
6. Tocar o nariz: em momentos de tensão a sensibilidade da mucosa nasal aumenta. Assim, ao mentir, o nariz coça, embora possa ser uma sensação tão suave que mal se perceba.
7. Ombro: erguer levemente um dos ombros.
8. Expressão facial falseada: quando somos genuínos, usamos os músculos faciais certos para expressar uma emoção. Num sorriso moderado e falso, não aparecem os pés de galinha, as bochechas não são levantadas e os olhos ficam menos apertados. Num sorriso real, mais músculos são utilizados e a pálpebra superior dobra-se um pouco sobre os olhos.
Se ainda assim não conseguiu identificar uma mentira, experimente fazer o contrário: estimule o interlocutor a falar a verdade. A dica é estabelecer proximidade na conversa. Segundo Wanderson, quanto mais próximo você estiver fisicamente, mais dificuldade a pessoa terá de mentir.
Texto adaptado de  http://www.personare.com.br
E você, já usou algumas dessas estratégias para mentir em alguma situação? Se sim, registre a situação. Mas, o que queremos lhe perguntar é: você gostou quando alguém lhe mentiu, ou seja, quando a vítima da mentira foi você? Como você se sentiu ao ser enganado (a)? Foi legal? Você achou o máximo, saiu contando para todo mundo como foi bacana ter "caído como um patinho" na estória furada? Não se esqueça de registrar suas respostas em seu comentário.

27 comentários:

  1. Realmente é horrível ser enganado, a mentira causa um sentimento que nem todos sabe quais são. Sim já fui enganada por pessoas que pensei que nunca iria me machucar, mas hoje no mundo em que vivemos as pessoas não ligam para o próximo, não percebe que uma mentira causará mágoas. Por mágoas do passado, causada pela mentira, acabei se decepcionando, fechando as portas do meu coração para as pessoas por um bom período.
    # Se um dia tiver que escolher entre falar a verdade ou relatar mentiras , fique com a verdade , por mas que machuque muito, machucará mas descobrir que tudo que você
    falou era mentira.
    Pricila de Finanças 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk...
      Concordo contigo ,pois mentira tem pernas curtas'
      Só de imagina que você esta sendo enganado(a)
      é horrível demais'

      Excluir
  2. Ser enganado é muito ruim. Fui enganada algumas vezes por pessoas que não esperaria, e me magoei muito. Hoje eu acredito desacreditando, e com essas dicas do Wanderson Castilho ficará mais fácil de perceber uma mentira e não acaba me magoando novamente.
    (;

    Hosp.II

    ResponderExcluir
  3. O ato de MENTIR gera desconfiaça,por isso muitas vezes não acreditamos em pessoas que fazem da MENTIRA o seu cotidiano.Mas,a verdade quem nunca mentiu.É algo que nos rodeia e muitas vezes precisamos mentir,principalmente aos nossos pais.Verdade e mentira, qual desses as pessoas praticam mais? Acredito que mais a mentira, que bom seria se a verdade estivesse acima, assim teríamos um mundo mais justo,deixando de lado toda a corupção,pois é algo que está sempre a companhando a MENTIRA.


    Tainan Santana Hospedagem II


    ResponderExcluir
  4. Adorei as Dicas !
    Tá mais facil para mim descobrir agora.
    Eu já menti uma mentira muito cabeluda para minha mãe deixar eu sair com algumas amigas, e até hoje ela ainda não sabe .

    Larissa Finanças 3º

    ResponderExcluir
  5. A mentira é um dogma da sociedade, quem nunca mentiu é porque esta mentindo. Agora cabe ao ator da mentira saber se esta mesma é realmente necessária ou se vai prejudicar alguém.

    Gilvam Barbosa Informática 2

    ResponderExcluir
  6. Muito ruim ser enganado, principalmente por pessoas que gostamos, pessoas essas que nos passa confiança e depois nos mostra uma coisa diferente.

    Hospedagem II

    ResponderExcluir
  7. A verdade mesmo é que pelo menos uma vez na vida todos nós ja mentimos.Uma coisa que não adimito é ser enganada por alguem que gosto.Odeio aquelas pessoas que para se acharem superiores mentem sobre sua vida ou família, isso para mim é um desrespeito.

    Eliziane-hospedagem 2

    ResponderExcluir
  8. A mentira hoje tem se tornado rotineira, o que não é bom, embora todos já tenham mentido alguma vez. Quando a mentira é aquele aniversário surpresa ou outra coisa se torna um momento até mesmo de descontração, mas quando somos enganados e isso nos traz prejuízos e más consequencias, passa a ser uma coisa bem desagradável.Já fui enganado sim e as minhas reações variaram em todas elas.
    Acho que devemos ser verdadeiros, e assim podermos ganhar a confiança e credibilidade de todos.A verdade sempre é melhor...
    Matheus Barbosa-Finanças 3

    ResponderExcluir
  9. A mentira infelizmente vem sendo constante no dia a dia, pessoas usam a mentira como maneira de se defender de algo ou de adiar algum problema, outras pessoas, mentem para "o bem" digamos.

    Mayanne Lima

    ResponderExcluir
  10. Ser enganado é muito chato, ainda mais pelas pessoas que a gente considera amiga de verdade.
    Mas as algumas pessoas não liga o próximo.



    Taiana Silvério
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
  11. Um dos feriados que eu não gosto é o dia da mentira, pois eu acho muito chato ficar ser engado por alguém "caindo na mentira". Tem gente que inventa umas mentiras que parecem tanto com a verdade que você as vezes se assusta. E isso não acontece só no dia da mentira, acontece no nosso cotidiano também, onde as pessoas inventam mentiras para se sair melhor em determinada coisa ou até mesmo, as vezes para fazer quem está próximo a gente se sentir melhor.

    Alice Victória
    Informática III

    ResponderExcluir
  12. Muito verdade esse texto, pois quem sempre diz que não menti está mentindo. Há várias formas de desmacarar um mentiroso e uma delas é a forma de como ele reagi após uma pergunta.

    Edson Breno Informática 3°

    ResponderExcluir
  13. É verdade que a mentira vem se tornando cada vez mais frequente em nosso cotidiano. Nós vivemos cercados por essas menitiras, confesso que já fui enganada várias vezes (afinal, quem não foi que atire a primeira pedra ne?). Porém eu também já menti, algumas vezes com medo de algo e outras por brincadeiras mesmo.
    Mas realmente é muito ruim ser enganada(o).

    Natália Oliveira
    Infor 3

    ResponderExcluir
  14. Depois destas 8 maneiras de desmascarar um mentiroso, é fácil identificar um engraçadinho querendo enganar as pessoas . Agora estou bem preparada para não cair mais em nenhuma mentirinha boba. Muito legal está postagem.
    Jéssica Maia
    Informática III

    ResponderExcluir
  15. Muito boa as dicas, mas mesmo com essas dicas pode ser difícil identificar um Mentiroso. Uma parte me chamou a atenção a de chegar mais perto (pois quanto mais próximo mais difícil mentir). Bom saber de tudo isso, é sempre ruim ser enganado, mas quando é feito em uma brincadeira inocente pode ser até engraçado.

    Victor Tadeu
    Informática 3

    ResponderExcluir
  16. A mentira convive conosco todos os dias , a cada minuto, infelizmente! É ruim quando alguém mente , mas também existem certas situações como Castilho diz , que é preciso mentir para não magoar outra pessoa. Não há nada que justifique a mentira, porém tem o questionamento : Quem nunca mentiu? Pois é ... Isso vai de cada um. Em relação as dicas, eu gostei bastante e daqui pra frente vou ficar de olho aberto quando escutar certas conversas kk , uma das dicas que eu acho bastante verídica é a do olhar, porque quando alguém mente nunca consegue olhar fixamente nos nossos olhos!

    Vitória
    Informática III

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito dessas características de um mentiroso, mas mesmo assim eu acho que nunca se pode saber quando alguém fala a verdade ou quando esta mentindo a indícios.
    David Alcântara
    Informática 2

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito dessas características assim, da agora para pegar um amigo(a) mentindo.E achou muito divertido de agora todos faarem toda verdade.
    juliana leal hospedagem II

    ResponderExcluir
  19. Já tive uma oportunidade de ler um livro sobre expressões facias e inúmeras dicas de descobrir se uma pessoa está mentindo ou não para você, após ler o livro fiquei observando bastante as pessoas e evidenciando nelas vários movimentos que indicavam a falta de verdade em suas palavras.É muito difícil julgarmos alguém e é muito ruim ficar prestando atenção em tudo que a pessoa faz,pois sempre vamos identifacar um único movimento ,uma pequena caracterísca que evidencie a mentira do próximo ,não foi bom ouvir algumas mentiras em minha vida porque me magoaram ,mas ás vezes foi muito bom sim ouvir algo que houvesse um pouco de inaverdade porque essas palavras me deixaram mais confortável e feliz.A mentira tem efeitos multiplos e por isso é muito melhor ficarmos inoscentes a elas do que perceber que as outras pessoas estão mentido e perder o tempo que temos com elas a procura da verdade ao invés de ficarmos sorrindo ao seu lado.

    ResponderExcluir
  20. Acredito que não seja tão simples desmascarar um mentiroso assim como o texto diz, pois só acredito no que vejo, até que eu veja, a palavra da pessoa é o que conta.
    Mas infelizmente as pessoas não sabem desfrutar da confiança que lhes dão. É horrível ser enganado, e é pior ainda quando a pessoa que mente é alguém que se ama, e a pessoa nega mesmo você dizendo que sabe da verdade e ai você finge que acredita só por amar mais do que a pessoa merece.!

    Finanças III

    ResponderExcluir
  21. Mentiras, todos comentem !
    Mas há algumas pessoas que exageram, só que agora que li as dicas ficou mais fácil desmascarar essas pessoas que mente constantemente. E infelizmente convivemos com essa Situação, mas não Mintam por que é Feio. Rsrsrs

    Dara Senna'
    Finanças III

    ResponderExcluir
  22. Mentir já está no instinto do ser humano, mas algumas mentiras podem prejudicar e até mesmo causar situações constrangedoras no dia a dia. O certo à fazer, é procurar dizer a verdade mesmo que não seja agradável ouvir a verdade, mas ninguém gosta de ser enganado.
    Ana Luiza
    Finanças III

    ResponderExcluir
  23. A mentira é algo que nos rodeia diariamente só não percebemos, mais boas dicas alerta mais as pessoas .

    ResponderExcluir
  24. Ja usei varias dessas estratégias para mentir. Ja fui sim, enganada por pessoas e que eu sabia que aquilo era mentira e realmente nao é bom ser enganda. Mentir tem perna curta, como todos dizem e um dia tudo é descoberto.
    Karina dos Santos
    finanças 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKK... N foi so vc n amiga!!!
      eu tbm ja fui enganado e muito. e n é ruim, é orrivel. tanto fui enganado como tbm ja enganei e sei q todo mundo ja fez isso.. mesmo q depois se arrependa.

      Fabricio Coelho
      Finanças 3

      Excluir
  25. Acho muito feio quem menti. Principalmente quando menti pros seus pais, isso é um absurdo.
    Vinicius da silva
    finanças III'

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...