21 de abril de 2013

Minha terra tem...

      Saudações comemorativas, queridos brasileiros que interagem no blog Diário Virtual de Leitura!
   Estas últimas semanas muitas datas comemorativas ilustraram o calendário brasileiro, entre elas destacam-se o dia 19 de abril: dia do Índio e do Exército Brasileiro; o dia 21 de abril: Dia de Tiradentes e o dia 22 de abril: Dia do Descobrimento do Brasil e dia do Planeta Terra.
     Pensando nessas datas, a postagem de hoje registra um texto que contempla uma mensagem que engloba a importância desses registros em nosso calendário. O poema intitulado Canção do Exílio escrito por Gonçalves Dias foi escrito em julho de 1843, em Coimbra, Portugal. 
     O poema, por conta de sua contenção e de sua alusão à pátria distante, tema tão próximo do ideário do Romantismo, tornou-se emblemático na cultura brasileira. Note que a segunda estrofe é bem conhecida por todos os brasileiros e faz parte do Hino Nacional. Leiamos o poema:

www.google.com/images
    Em 1843, Gonçalves Dias, nacionalista extremo, fez sua homenagem a pátria amada mesmo distante. E você? Aproveite a postagem e tente responder ou melhor poetizar a pátria completando o verso: "Minha terra tem..."

14 comentários:

  1. "Minha terra tem muito verde,onde só eu encontro lá".Não sei se ficou legal,mas utilizo o VERDE pois é uma cor que toma toda a nossa terra e principalmente a nossa BANDEIRA,utilizo o LÁ fazendo uma ligação ao poema.Já conhecia este poema, estudei recentemente, no estudo também fiquei sabendo um pouco mais sobre o autor onde defendia a bastante a nossa PÁTRIA,um dos temas que pertencia bastante a primeira geração romântica no BRASIL,em que o mesmo se tornara um dos principais autores.Aproveito também pra falar sobre o dia do Índio,uma data tão importante,passei este dia lendo um romance indianista que pertence a José de Alencar,O GUARANI.

    Tainan Santana Hospedagem II




    ResponderExcluir
  2. este poema é muito lindo , pois retrata muito bem o brasil, desde suas culturas até suas belezas.
    Albiquiele- Hospedagem

    ResponderExcluir
  3. Adoro vê publicações que retratam e valorizam a beleza e as riquezas do nosso Brasil. Esse poema do Exílio de Gonçalves Dias além de conter muita elegância em relação ao Brasil, engloba vários assuntos como: dia do Índio, do Exército Brasileiro; Dia de Tiradentes, Dia do Descobrimento do Brasil e dia do Planeta Terra. O dia do índio que é de grande valor lembra-lo, pois foi um dos nossos primeiros habitantes. O exército brasileiro que é a demonstração e a incorporação das forças servis. Joaquim José da Silva Xavier - Tiradentes que foi morto por lutar pela Independência do Brasil. E o Descobrimento do nosso Extraordinário e Belíssimo Brasil que foi em 22 de Abril de 1500.
    E não esquecendo de comentar também sobre a importância e a preocupação que devemos ter sempre em valorizar o nosso planeta terra, que é a nossa sobrevivência.

    Dara Senna'
    Finanças III

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse poema por quê ,ele retrata as belezas que ter aqui nesta humilde cidade maravilhosa.

    Juliana Leal hospedagem II

    ResponderExcluir
  5. É muito importante lembrar-se de pessoas que fizeram historias no Brasil, que lutaram e que ainda lutam por um país de igualdade pra todos. Também não podemos esquecer-nos de nossas culturas, que são relembradas no folclore.
    Jéssica Maia
    Informática III

    ResponderExcluir
  6. Exílio de Gonçalves Dias retratando caracteristicas do nosso Brasil grande autor e belo poema.
    Cleovane-Infor3

    ResponderExcluir
  7. Que bom que ainda existem obras de grandes autores que retratam nosso país. Só assim podemos mostrar a beleza do BRASIL.

    ResponderExcluir
  8. Tem muita alegria, tudo que se planta dá, que que ar meu país que que ar, como um dia cantaram né.

    ResponderExcluir
  9. Gonçalves Dias é um consagrado autor da primeira geração do romantismo, gosto muito dela porque ele ama o Brasil e valoriza a nossa terra, diferente de muito que só sabem difama a nossa terra.
    David Alcântara
    Informatica Two

    ResponderExcluir
  10. Minha terra tem lindas praias.
    Esse texto com certeza mostra quanto nosso lar é maravilhoso, adoro le e reeler esse texto.:-)
    Karina Dos Santos
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  11. Minha terra tem lindos pássaros'
    o texto é muito bacana , pois retrata o nosso pais , sempre é bom lembrar dele.
    vinicius da silva
    finanças III

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o texto, resumindo na minha terra tem... de tudo um pouco, a parte que gostei mais foi "Não permita Deus que eu morra"

    ResponderExcluir
  13. muito bom o texto.. falando das maravilhas da nossa terra.. mostrando para a população q temos maravilhas.. pois muitas pessoas acham q hoje em dia a terra n tem pontos positivos e sim negativos.. dai então no texto faz com q pensamos diferente.

    Fabricio Coelho
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  14. Muito legal o texto,mostra as maravilhas que a nossa terra tem. muito bacana saber que ainda existe obras de grandes autores que fala do nosso país.

    Sara Barbosa
    Finanças |||

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...