23 de abril de 2013

Livro: audaz guerreiro


     Saudações leitor@s, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje é mais que importante, é importantíssima, pois registra o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais. E como sempre o blog não poderia deixar de registrar esta data, especialmente com a publicação de um trecho do poema de Castro Alves, príncipe dos poetas, que define este objeto tão presente em nossas vidas e fruto da inspiração de nosso blog. 
     Deleitemo-nos com a leitura de O livro e a América!

"O livro — esse audaz guerreiro
Que conquista o mundo inteiro
Sem nunca ter Waterloo...
Eólo de pensamentos,
Que abrira a gruta dos ventos
Donde a Igualdade vooul...
(...)Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe — que faz a palma,
É chuva — que faz o mar".

 Do livro: "Poetas Românticos Brasileiros", vol. I, Editora Lumen, SP, s/ano 

20 comentários:

  1. Ler um livro, é desvendar outros mundos!
    Feliz dia do livro, que sempre possamos ler, compartilhar e aprender com eles.
    Júlio Dantas, hospedagem III

    ResponderExcluir
  2. O livro é muito importante para todas as pessoas, pois ele no silêncio consegue nos dizer muitas coisas, é com o livro que nos emocionamos, rimos e algumas vezes choramos, é com o livro que viajamos sem sair do lugar, conhecemos novas pessoas e adquirimos novas amizades; com tudo isso podemos até dizer que o livro é nosso melhor amigo!

    Naiara Moura
    Hospedagem III

    ResponderExcluir
  3. É de fundamental importancia que saibamos a data desse dia tão especial-o dia mundial do livro-data da qual possamos relebrar as histórias literais de Homens e mulheres que criaram esses objetos que nem ao menos têm boca,mais que falam deferente tipos de palavras.
    O livro abre portas para vida,basta você querer!

    ÍTALO SANTOS-HOSPEDAGEM 3

    ResponderExcluir
  4. Livros... Quem nunca leu aquele livro que ti faz sentir vários sentimentos em um só momento, que te faz rir, chorar, amar, ter ilusões, imaginar coisas. A pessoa que não gosta de ler livros não sabe a emoção que está perdendo, mergulhar em um livro é mergulhar em um mundo totalmente desconhecido.

    **NAIANY VIANA**
    **hospedagem III***

    ResponderExcluir
  5. ler livros é muito importante para todas as pessoas que gostam de ler e para as que não gostam por que quanto mais a gente ler mais conhecimento nós vamos ter para nosso futuro e para o resto da vida.
    o livro ele faz com que nois possar enchegar outras coisas que não possamos ver com os olhos...

    "FELIZ DIA DO LIVRO"!!!




    Kerve kurany
    Hospedagem III

    ResponderExcluir
  6. muito legal..e isso ai glr nao vamos esquecer do nosso amigo o livro...seja qual for o9 momento que vc esteja passando sempre havera o livro certo pra se ler..

    ResponderExcluir
  7. Esse objeto inanimado que ao ler expressa sentimentos, que nos leva pra outro mundo.

    GeovaneViana#
    Hospedagem III

    ResponderExcluir
  8. Ler é viajar na imaginação, é matar a curiosidade com outros mundos, é aprendizagem com cada palavra. Por isso é sempre importante lermos para ficarmos mais sábios e tornar-se bons escritores também.

    É muito grandioso o dia do livro e é sempre bom estarmos contribuindo com essa movimento.
    FELIZ DIA DO LIVRO !

    Dara Senna'
    Finanças III

    ResponderExcluir
  9. Como o livro é importantíssimo,é dele que abstraimos conhecimentos,onde só nestas simples folhas podemos encontrar.Todo livro é exigente,em que exige de nós uma leitura compreensiva,mas não vamos se aborrecer é pro nosso bem.O livro é meu amigo e ele me faz conhecer outros também,a medida em que eu altero de autor é um novo amigo que eu construo,por isso que eu não deveria deixar de registrar quão grande é a importância do livro na minha vida.Livro sou muito grato a TÚ.Para refletir melhor a importÂncia do LIVRO vai aí um célebre frase de BILL GATES que reforça bastante o valor da leitura e o livro em nossa vida,"Meus filhos terão computador sim,mas antes terão LIVROS pois sem livro,sem leitura nossos filhos serão incapazes de escrever inclusive a sua PRÓPRIA HISTÓRIA".

    ResponderExcluir
  10. O livro é um instrumento fundamental para nossas vidas hoje,por que ele é base de conhecimento que futuramente pode ser substítuida por outros meios de conhecimentos.É uma ferramenta muito usada por todos nós.

    Juliana Leal

    ResponderExcluir
  11. Muito bom ler um bom livro, eu viajo na leitura imagino outros mundos, além disso, nos proporciona muitos conhecimentos.
    Ler é necessário! Por isso sempre estou lendo seja romances ou revista de moda, clássicos ou jornais.
    Jéssica Maia
    Informática III

    ResponderExcluir
  12. O livro pra mim é algo que uso para alguns refugio tipo quando estou triste ou com raiva de alguma coisa então parabéns livros pelo seu dia !!!
    Cleovane-Infor3

    ResponderExcluir
  13. Feliz dia do livro, livro é algo muito importante porque quando se ler não da para visualizar, mas da para imagina..Livro nunca vai ser do passado.Dizem que o tempo do livro passou agora e assistir . Descordo nunca vai passar porque ler é bom de mais.
    David Alcântara
    Informática Two

    ResponderExcluir
  14. Confesso que não consigo compreender muito bem o que os poemas querem dizer,mas não posso deixar de evidenciar o quanto aprecio os poemas ,pois os poetas conseguem sair desse plano e entrarem em outro mundo onde tudo o que se imagina é real e pode ser representado através da arte das palavras ou nas telas.

    ResponderExcluir
  15. Ler é entrar em contato com um mundo antes desconhecido, onde a realidade dá lugar à fantasia e os sonhos tornam- se possíveis e reais. É viajar no tempo, sentir cada emoção vivida, encarnar o papel de mocinho e até mesmo do vilão, fazer parte de cada acontecimento, e as vezes querer mudá- lo. Ler é tão fantástico que por muitas nos surpreendemos ao ver nossa própria história contada nas páginas de um livro.
    Ana Sena '
    Finanças III

    ResponderExcluir
  16. Todos nós sabemos o quanto é importante ler um livro, pois neles conhecemos mundos diferentes e podemos aprender maissobre o que aconteceu no passado.
    Ha várias bela historias neles e fico cada vez mais com a vontade de explorar e ler outros livros.
    Karina dos santos
    Finanças3

    ResponderExcluir
  17. ler livros é sempre importante , pois trás palavras novas , mais conhecimento...
    vinicius da silva
    finanças III'

    ResponderExcluir
  18. Ler é muito bom, pois melhora o vocabulário, a oralidade , porém não é só isso ajuda bastante no conhecimento .
    Jean Santos
    Finanças III

    ResponderExcluir
  19. Muito bom ler um livro, pois neles conhecemos novas coisas,faz com que as pessoas possar enchegar coisas novas que não possamos ver com os olhos...


    Sara Barbosa
    Finanças |||

    ResponderExcluir
  20. Ler um livro não é apenas saber a história é saber entrar dentro dela imaginar e sentir cada versos escrito, onde o livro se torna nosso mundo tudo que imaginamos está simplesmente dentro dele é isso que nos deixa nessa ânsia de querer ler e saber mais e mais de história hilárias.
    Natália de Lima
    Finanças 3

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...