14 de setembro de 2012

Aprenda com o silêncio

      Olá, turminha que segue o blog Diário Virtual de Leitura!
      A postagem de hoje tem como proposta a reflexão a partir do silêncio. O autor do texto talvez não seja tão famoso, mas a mensagem, esta sim, deve destacar-se. Nos últimos dias, nossa cidade tem vivenciado momentos conturbados no que se refere à segurança pública, por isso mais uma razão para que façamos deste texto um momento de pausa e reflexão para que possamos aprender com o silêncio.
                                                                                                              Bo@ reflexão a tod@s!


http://blogdoarnaldinho.blogspot.com.br/2012/04/silencio.html
O silêncio 

Aprende com o silêncio a ouvir os sons interiores da sua alma,
a calar-se nas discussões e assim evitar tragédias e desafetos,
aprende com o silêncio a respeitar a opinião dos outros, por mais contrária que seja da sua,
aprende com o silêncio a aceitar alguns fatos que você provocou,
a ser humilde deixando o orgulho gritar lá fora.

Aprende com o silêncio a reparar nas coisas mais simples,
valorizar o que é belo, ouvir o que faz algum sentido,
evitar reclamações vazias e sem sentido,
aprende com o silêncio que a solidão não é o pior castigo,
existem companhias bem piores....

Aprende com o silêncio que a vida é boa, que nós só precisamos
olhar para o lado certo, ouvir a música certa, ler o livro certo,
que pode ser qualquer livro, desde que você o leia até o fim.

Aprende com o silêncio que tudo tem um ciclo,
como as marés que insistem em ir e voltar,
os pássaros que migram e voltam ao mesmo lugar,
como a Terra que faz a volta completa sobre o seu próprio eixo,
complete a sua tarefa.

Aprende com o silêncio a respeitar a sua vida, valorizar o seu dia,
enxergar em você as qualidades que possui,
equilibrar os defeitos que você tem e sabe que precisa corrigir
e enxergar aqueles que você ainda não descobriu .

Aprende com o silêncio a relaxar, mesmo no pior trânsito, na maior
das cobranças, na briga mais acalorada, na discussão entre familiares,
aprende com o silêncio a respeitar o seu "eu",
a valorizar o ser humano que você é,
a respeitar o Templo que é o seu corpo,
e o santuário que é a sua vida.

Aprende hoje com o silêncio, que gritar não traz respeito,
que ouvir ainda é melhor que muito falar, e em respeito a você,
eu me calo, me silencio, para que você possa ouvir o seu interior que quer lhe falar,
desejar-lhe um dia vitorioso e confirmar que você é especial.


Texto de  Paulo Roberto Gaefke 
Encontrado em http://pensamentostextospoesias.blogspot.com.br/2008/09/o-silncio.html

27 comentários:

  1. Um belo texto que nos reflete a uma vida melhor, com esse mundo que estamos hoje nada melhor do que aprender com silêncio!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse texto, me identifiquei com algumas partes dele, e quero ressaltar que muitas vezes o melhor a se fazer eh ficar em silêncio para evitar maiores desentendimentos como no texto fala. E muitas vezes o silêncio nos traz muitas boas lembranças. Quando paramos realmente para refletir podemos perceber que o silêncio nos ensina muitas coisas importantes...

    ResponderExcluir
  3. O silêncio é uma virtude que poucas pessoas conseguem dominar, é complicado você ficar calado no momento em que está tendo uma discussão,ou quando alguém está lhe injustiçando. É complicado e repito ,se manter em silêncio em algumas situações é um grande passo , é um enorme benefício que alguém pode ter .O silêncio é a maior arma quando se ouve algo desagradável . Mantenha-se em silêncio , independente da situação! ;D
    Vitória Rodrigues- Informática II

    ResponderExcluir
  4. O silêncio é algo que muitas vezes não conseguimos utilizar, porque o orgulho fala mais alto ou não admitimos nossos erros, só depois é que nos arrependemos e passamos a ver o quanto era melhor ter ficado calado, mas com o tempo passamos a aprender a utilizar o silêncio e muitas vezes ele é o melhor "remédio" a ser tomado e seus efeitos atinge diretamente as nossas atitudes, nos fazendo refletir sobre o que é certo ou errado, e o melhor, previne maiores desavenças em uma discussão. Com isso, repito um velho ditado: "A palavra é prata, o silêncio é ouro".

    ResponderExcluir
  5. Essa texto nós faz refletir só sobre a vida, como está escrito na postagem, que a solidão não e a pior das coisas, tem companhias bem piores. Com silêncio peceberemos as coisas melhores e o bom da vida e respeito.

    Nairton sabino informática 3

    ResponderExcluir
  6. Texto muito bonito onde as palavras são muito bem empregadas. O silencio é algo que muitos ainda não dominam muito bem, devemos saber a hora de saber falar e também a hora de saber escutar que é o mais importante em nossas vidas. Não é atoa que temos dois ouvidos e somente uma boca, ou seja, escutar mais e falar menos.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  7. Silêncio. O silêncio pode nos ensinar muitas coisas, basta querermos aprender com ele. A falta do silêncio muitas vezes é o que piora as situações. Vamos tentar refletir um pouco sobre as vezes as quais nós poderíamos ter ficado em silêncio como forma de reposta ou para evitar uma discussão e não ficamos. Devemos usar o silêncio a nosso favor, pois ficar em silêncio em certas situações não significa que você é fraco ou não sabe falar, mas sim que você não desperdiça sua voz falando besteiras em momentos que não valem a pena.

    ResponderExcluir
  8. Aprendemos que o silêncio é a porta para sairmos de conflitos, ele nos ajuda a sair ou não entra em confusões, nos faz parecer para os outros e para nós mais tranquilos e mais confiantes.
    Leonardo informática 3

    ResponderExcluir
  9. As vezes afastar-se dos outros e ficar sozinho não significa solidão, mas apenas um momento que muitos já passaram, um momento que cada uma precisa ficar só, sem ninguém no mais profundo e longínquo silêncio, para que possamos nos conhecer, conhecemos os outros e diversos mistérios que apenas você e sua mente podem achar a resposta.

    Jerffeson Gomes
    Inforática III

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Esse texto é muito bom, retrata a atualidade do nosso mundo e até mesmo da nossa cidade, em muitos momentos em nossas vidas é melhor um silêncio do que varias palavras desnecessárias...

    Ianka Gomes
    Turismo 3

    ResponderExcluir
  12. O texto é muito lindo, parabéns ao autor. Ele se emcaixa muito bem sim aqui no Aracati estamos percisando muito dessas reflexões do texto.O silêncio é um ato muito forte que poucas pessoas sabe usar e domina-lo.
    Williane valente
    infor II

    ResponderExcluir
  13. Muitas vezes por falta de um grito perdemos uma boiada, mas se ficarmos em silêncio e baixarmos nossa cabeça para evitar brigas ou discussões, teremos um futuro mais seguro diante toda essa violência presenciada por nós a cada dia.
    ASS.: Anderson Gondim Ribeiro
    Curso: Informática III

    ResponderExcluir
  14. O silêncio a maioria das veze traz uma resposta aos problemas de nosso coração, refletir faz bem á alma.

    ResponderExcluir
  15. O silêncio faz bem á alma, o falar para não ficar por baixo, como dizem, faz bem ao corpo, faz bem a visão que pessoas tem de você externamente.

    Ana Kécia
    Informática III

    ResponderExcluir
  16. O silêncio é a melhor resposta...
    Realmente estávamos precisando de um texto desse para refletirmos, depois de tudo que aconteceu nos últimos dias.
    Temos que aprender a baixar a cabeça de vez em quando, pois é necessário.
    MAIS VALE FICAR EM SILÊNCIO DO QUE FALAR SEM PENSAR!

    Iara MACÊDO
    TURISMO 3º ANO

    ResponderExcluir
  17. Esse texto é muito interessante,pois ele nos remete a pensar em como o silêncio é importante em varias ocasiões que acontecem na nossa vida,como por exemplo ele é a melhor resposta em uma discursão!São poucas as pessoas que sabem utilizar o silencio da maneira certa,pois hoje em dia existe muita gente que nao pensa antes de falar e acaba machucando as pessoas que estão ao seu redor,ou seja o silencio é uma grande arma pra quem sabe utiliza-lo da maneira correta.

    Mariana
    Informatica 2

    ResponderExcluir
  18. Hoje em dia o silêncio poucas vezes é 'escutado'. O silêncio muitas vezes nos traz respostas que nem as melhores palavras podem nos trazer...
    Jaqueline Cristina
    S.T. 3° ano

    ResponderExcluir
  19. O silêncio é muito importante, embora muitos não sabem dar o seu devido valor. O silêncio nós leva a reflexão sobre os nossos atos e as vezes até trás respostas que nunca imaginamos obter... Devemos saber utilizar esses momentos de silêncio pois pode acabar iluminando nossa mente.

    Victor Tadeu
    Informática 2

    ResponderExcluir
  20. Oiiii
    Resolvi dar uma passadinha para matar a saudade e vi esse texto que me chamou atenção.
    É muito bom quando lemos um texto e ele nos traz uma lição, um aprendizado. E esse texto é bem isso. Ele nos faz parar pra refletir sobre nós mesmos.
    Muitas vezes nos deparamos com uma tempestade de palavras que machucam, outras vezes somos nós quem as jogamos contra alguém.
    Quantas vezes falamos alguma coisa ruim para alguém que amamos e minutos depois nos arrependemos, mas ai o orgulho entra em cena e impede que um sincero pedido de desculpas saia de nossas bocas.
    Vamos valorizar o silêncio, entender os olhares e gestos. Isso tudo fala muito mais do que meras palavras, que, na maioria das vezes, são usadas para machucar e enganar.

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito deste texto, pois o mesmo nos faz refletir o quanto o silêncio é tão boom, pois o silêncio dizem coisas que jamais uma pessoa poderia dizer, volto minha palavra atrás, só akelas pessoas que são amigas de verdade.
    Maiara Moura
    Informática II

    ResponderExcluir
  22. Mt bom, a pura verdade! O problema é q nós mesmos fazemos tanto barulho em nossas vidas que acabamos perdendo o sentido e o rumo do que estamos fazendo e do que queremos, fale menos, ouça mais, é o meu desafiio todos os diias! kk'

    ResponderExcluir
  23. Silêncio, algo que muitas vezes deve ser respeitado...
    Elias Lima
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  24. - O silêncio é algo um tanto sem sentido. Que saber respeita o dos outros e tambem sabem respeitar o nosso proprio silencio. Algo encantador e ao mesmo tempo uma coisa obscura.
    Handreza Lima
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  25. O silencio nos faz refletir. Pensar no que fizemos no dia anterior. Nos faz refletirmos nossas atitudes vividas.
    Sara Sabino - Seg. do trabalho

    ResponderExcluir
  26. O silencio é muito importante.Nos faz refletir sobre o que fizemos no dia. E no que nao fizemos por falta de coragem ou falta de vontade.
    Rebeca Kelly - Seg. do trabalho

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...