21 de agosto de 2012

Afinal, você é a favor ou contra as cotas?

     Olá, turminha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje destaca um tema polêmico: as cotas sociais e raciais nas universidades brasileiras.

    
    A discussão retorna duas semanas após a aprovação, por parte do Senado, do projeto de Lei que reserva 50% das vagas das universidade federais para cotistas sociais e raciais. 
   Muito tem se comentado e argumentado sobre o assunto, que gerou polêmica e teve muita repercussão. Críticas e elogios vieram de todos os lados mostrando que a questão está longe de ser unânime.
    O fato é que basta a presidenta Dilma Roussef sancionar tal projeto para que a lei entre em vigor, de forma que as universidades federais terão até 2016 para se adaptar e regularizar seus respectivos sistemas de cotas.
    Em meio a esse importante debate e a expectativa de milhares de estudantes em relação ao desfecho desta questão, nós do Diário Virtual de Leitura decidimos lançar esse simples e objetivo questionamento: Afinal, você é a favor ou contra as cotas? 
   Nosso objetivo aqui é saber se você, leitor e possivelmente aspirante a uma vaga no ensino superior público, concorda ou não com este projeto de lei. Caso queira expor sua opinião, apresentar argumentos, críticas ou questionamentos, fique a vontade. Este espaço está aberto para discussões.

Texto baseado em http://www.infoenem.com.br

12 comentários:

  1. Fico sem responder essa pergunta, mais se o Brasil realmente investisse mais na educação não existiriam essas perguntas “você e a favor ou contra o sistema de cotas?”, pois todos os brasileiros teriam acesso fácil ao ensino superior e não ira ter essas divisões todas que os sistemas de cotas têm.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  2. Não sou nem a favor ou contra as cotas ´pois por uma partes as contas demostra ainda um pouco de rascismo para as pessoas e ao mesmo tempo msão uma otima oportunidade para os que não tem uma renda de salario bom....
    Rebeca Kelly segurança do trabalho 3ano

    ResponderExcluir
  3. Eu sou contra, eu acho que isso é um tipo de preconceito com os próprios cotistas, acredito que els tem capacidade de competir igualmente com os demais candidatos

    ResponderExcluir
  4. Acredito que essa forma não seja justa, já que todos são iguais perante a lei, a competição por vagas também deve ser

    ResponderExcluir
  5. Eu não era a favor das cotas, pois pra mim era um tanto racista, mas informaram-me que mudou sendo 50% das vagas para escolas pública e 50% para escola particular, não tendo distinção de cor e raça. Desse modo eu concordo plenamente, até por que nos favorece já que temos um ensino diferenciado das escolas regulares. :)

    ResponderExcluir
  6. Concordo, pois assim está favoresendo todos, sem distinção e os alunos de escola publica terá mais oportunidade de engressar em uma faculdade, digamos que tenha mais recursos.
    Agora cabe a nós alunos estudar e passar no ENEM!

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo, pois a raça negra sofre muito durante 300 longos anos , como diz meu professo Jesus. Acho que o preconceito ainda existe e isso tem que se acabar. Os negros indo para para escolas e universidade,com essa exclusão o Brasil e todo o mundo,estar livre de racisno.

    ResponderExcluir
  8. Sou a Favor, muitos dizem que é uma injustiça, mas é porque não foram eles que passaram quase 388 anos apanhando desde o descobrimento do Brasil até a assinatura da Lei Áurea, para quem ja vem de familia rica é facil mas para quem tem que lutar é mais dificil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece que isso já faz tempo e todos esses anos que se passaram os negros e os brancos já estudam no mesmo nível, pois seja onde for, a pobreza não escolhe apenas os negros para afeta-los, porquê não competir de igual pra igual? Por isso continuo sendo contra. A cota é sim uma forma racista de julgar a população negra, não vai ser a cor quem vai indicar o nível de conhecimento/capacidade de uma pessoa.

      Excluir
  9. nairton sabino da silva informática 3

    A muito tempo que os negros vem sofrendo antes da lei Áurea, o sistema de cotas séria muito bom, mas não seria o brasil que conhecemos com várias culturas diferentes, constumes, sutaques, tons de pele, regiões e outras coisas diferenciadas que o nosso país tem. por isso sou contra, não ao sistema de cotas mas a desigualdade social.

    ResponderExcluir
  10. Sou contra, as cotas é uma forma de preconceito. Ao mesmo tempo que você faz uma cota você está demonstrando desacreditar da capacidade de uma pessoa. Todos somos iguais, temos as mesmas capacidades de raciocínio, então cabe a eles provar que eles são iguais a todos! Com os mesmos direitos e as mesmas capacidades!

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...