22 de julho de 2012

Pausa para reflexão

     Saudações a tod@s que seguem o blog Diário Virtual de Leitura!
    O momento de férias também é um período para a prática da reflexão, por isso para iniciar a semana o post de hoje revela-nos o texto de Thiago José Barros de Carvalho, que também já foi publicado anteriormente em um blog chamado Viva a Língua Portuguesa, em 2007.
    Independente da época em que foi publicado, o texto literário apresenta um caráter atemporal o que possibilita várias leituras e sentidos. 
    Você, leitor, perceberá a intertextualidade do texto, através do recurso da paródia, com a oração do Pai Nosso.

Oração à Natureza
http://aldaalvesbarbosa.com

Natureza nossa que estais no mundo!
Santificadas sejam vossas árvores
Venha a nós o vosso ar
Não seja feito o desmatamento
Assim na Amazônia como em outro lugar
O ar limpo de cada dia nos dai hoje.
Perdoai nossa poluição
Assim como nós perdoamos todas as vossas fúrias.
Não nos deixei fazer a destruição.
Fazei com que
Todos os dias sejam lindos
Amém!

Fonte: http://vivaalinguaportuguesa.blogspot.com.br

21 comentários:

  1. Essa foi uma reflexão muito interessante, parabéns para esse autor que teve um pensamento que todos deveríamos ter, por conta desses grandes desmatamento que ocorre não só em nosso país mais também em todo o mundo, sendo nós nossos próprios assassinos nos auto destruindo com essa grande destruição da natureza.
    Esse fato é de reflexão para todos, fazer nossa parte já é um bom começo.
    Ass.: Anderson Gondim Ribeiro
    Curso: Informática III

    ResponderExcluir
  2. As Férias estão acabando sim, mas ainda temos um pouco de tempo livre para podermos refletir e essa reflexão nos faz pensar em como a natureza precisa de nossa ajuda para que não seja destruída por pessoas que não pensam no futuro ou mesmo em suas gerações futuramente. Mas de todos nós fizermos nossa parte nos concientizando e as outras pessoas também estaremos ajudando a natureza pois etaremos preservando-a...
    Kimberly Segurança do Trabalho 3° ano

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse texto além de ser muito criativo o autor esta de parabéns no qual vem abrir nossos olhos em relação ao meio ambiente. Através de uma oração em pedindo da natureza para nós perdoar toda poluição e que não seja feito o desmatamento não só na Amazonas, mas em todo mundo e outro ponto é que venha a nós só coisa boa do meio ambiente.

    Maiza Virginio
    Informática II

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo, nossas férias estão acabando, mas temos alguns dias para podermos refletir sobre esse assunto.
    Se cada ser humano fizesse sua parte tenho a absoluta certeza que não haveria tanta destruição no nosso planeta.
    Muito legal esse texto!!

    Déborah Duarte
    Finanças I

    ResponderExcluir
  5. O interesante é que ficamos triste ao saber que as ferias esta acabando, enquanto tem muita gente desmatada a floresta,poluindo as ruas,estragando alimentos, deveriamos para e pensar que um dia isso vai acabar, que tudo isso um dia nao vai existir mais...Adoreii o texto, todos deveria pelo meos ajudar para que podessemos ter um resultado positivooo!!!!

    Iara Apolinaria
    Turismo III

    ResponderExcluir
  6. Férias chegando ao fim. E vontade louca q durasse mais tempo mas que pena voltaremos a nossa vida normal, ao dia a dia corrido, as aulas, a rotina normal de casa. Ja dormimos muito agora é hora de acordar, temos q pensar no meio ambiente, na natureza que nos pede ajuda, q grita de dor, que pede socorro. Deveriamos colocar a mao na consciência e ver o que estamos fazendo de bom para o lugar onde vivemos. Temos que agir de forma correta, nao poluindo nem desmatando a nossa fonte de sobrevivência que é a natureza, porque dependemos inteiramente dela...!!!

    Gabriela Pereira - Enfermagem II

    ResponderExcluir
  7. Seria muito bom que outras pessoas também parassem e refletissem sobre as maldades que estão fazendo com a natureza. O texto ao se comparar com a oração do Pai Nosso, reforça a ideia que devemos cuidar mais das coisas que Deus nos deu.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  8. O texto nos revela algo em que ao se ler, é de comover de pararmos e botarmo a mão na consciência para pensarmos realmente no que estamos fazendo, as nossas ações e atitude em que tomamos em frente a certas situações.

    ARIANE MARQUES
    ENFERMAGEM 2°ANO

    ResponderExcluir
  9. Não a muito o que falar depois de se ler o texto, a única coisa que podemos fazer é tomar consciência dos nossos atos e como foi citado nos comentários acima, o autor usou uma comparação do texto com a oração justamente para reforçar o quanto é importante paramos para refletir por tudo aquilo que Deus nos deu.

    Jerffeson Gomes
    Informática III

    ResponderExcluir
  10. Que importante e linda à oração! Como toda oração e uma reflexão muito útil e purificada que nos faz levitar a um momento espirita bom.Porem temos que se conscientizar dos atos que estamos fazendo a levar tudo isso há uma oração de suplica.
    AMANDA SILVA
    ENFERMAGEM 2°ANO

    ResponderExcluir
  11. Muito lindo e importante está oração, pois a oração nos leva a levar uma reflexão sobre o que tamos fazendo do meio ambiente, um beem tão precioso que temos.

    Maiara Moura
    informática 2

    ResponderExcluir
  12. É sim temos que preservar a natureza, entrarmos em acordo com ela, para vivermos em harmonia.

    ResponderExcluir
  13. Excelente texto de reflexão, pois e desse modo que podemos prezervar a natureza.

    ResponderExcluir
  14. O texto nos faz refletir sobre a natureza através de uma forma muito criativa do autor,pois este tipo de texto chama a atenção o leitor e desta mesma forma nos faz observar um assunto muito serio.
    Informática II
    Mikael rodrigues

    ResponderExcluir
  15. Além de ser um texto bastante criativo, o mesmo nos faz refletir a respeito do vínculo que há entre o homem e a natura e o quanto ela é importante para sua existência. É fundamental que o ser humano aprenda a lidar com a natureza de forma harmoniosa, pois é a partir dela que tira seu sustento.

    Luís Felipe
    Informática III

    ResponderExcluir
  16. Texto otimo, para servi de alerta para as pessoas, cria esse vicio de cuida da natureza, e não so distrui-la aos poucos...

    ResponderExcluir
  17. O texto é muito lindo , vamos seguir essa oração pela a nossa natureza , ainda da tempo de sauvala .
    Rmon Pacifico

    ResponderExcluir
  18. É um texto muito bom para bens ao autor é o texto onde traz a criatividade e uma forma de reflexão para com a natureza .Que é onde devemos que preservar mais por que natureza é vida e sem vida niguem sobrevive. Por isso antes de fazer qual quer mal a natureza pense no futuro dos seus filhos, netos e no seu.

    ASS:José Rômulo 2° informática

    ResponderExcluir
  19. O texto nos fala da natureza de uma forma muito criativa.Nos mostra como esta a natureza na realidade e nos faz refretir muito nos nossos atos e nas conseuqencia deles.
    Williane valente, Mário Valente e Solange Garcia
    Informática II

    ResponderExcluir
  20. O texto traz para nos refletir o que estamos fazendo com a natureza e isso pode nos prejudicar la na frente.

    ResponderExcluir
  21. Ame a reflexão, ela é empogante.
    Parabéns ao autor.

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...