4 de julho de 2012

Ler devia ser proibido

     Olá, a tod@s que seguem o blog Diário Virtual de Leitura netse período de férias!
    A postagem de hoje é fruto de nossos passeios pela internet. Nós, que fazemos o blog, confessamos que sempre no surpreendemos com os mecanismos e instrumentos que a web nos proporciona. 
    Então o post de hoje está aliado a uma campanha de incentivo à leitura idealizada e produzida por alunos do 2ºano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Salvador através da adaptação do texto de Guiomar de Grammont.
    Intitulada Ler devia ser proibido a propaganda sugere várias reflexões através do uso da figura de linguagem ironia. Assistamos então o vídeo.

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=iRDoRN8wJ_w

Após assistir o vídeo, relate suas impressões a partir do jogo de contrários que o texto publicitário produz. O que você acha do texto? Você concorda ou discorda? O que mais lhe chamou atenção? Registre seus comentários, deixe livre sua opinião.

17 comentários:

  1. Acho um texto bom, mais tem um forma negativa sobre a leitura,discordo com o que ele falou que leitura deveria ser proibida.É com o laitura que se conhece,se aprende e se ensina.Mim chamou atenção quanto o vidio relata sobre a imaginação das crianças,sem essa imaginação não seriamos nada quanto crianças é um forma de se liberta pra se mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto traz uma escrita irônica, no sentido de incrementar o hábito da leitura, para o público leitor!

      Excluir
  2. É sempre bom ter o habito da leitura, pode se adquirir variados tipos de conhecimentos, pode se também imaginar e viajar pelo mundo a fora. Há varias coisa que a leitura pode fazer, depende de cada um entrar nessa aventura, e descobrir quais são as sensações que os livros nos trazem.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  3. O texto de uma forma explicita, tenta convencer aos ouvintes a abandonares o habito de ler, eu não concordo com isso, já imaginou como seria a infância sem ouvir as historinhas dos livros? Seria horrível. Mas admito que a forma que eles criaram para incentivar é bem legal, os universitários tentaram nos mostrar o quanto a leitura é importante de uma forma... Inversa das demais usadas, muito inovadora no meu ponto de vista.

    Jerffeson Gomes
    Informática III

    ResponderExcluir
  4. Tudo que o vídeo aborda através de ironias, é verdade, a leitura abre caminhos muito espaçosos para um melhor desenvolvimento para o sonhador, a criança e para todos que apreciam essa arte.

    ResponderExcluir
  5. O habito da leitura nos da a oportunidade de viajar nas historias, conhecer lugares sem ter mesmo visitado, todos nos devemos ter esse habito para ter um melhor "entendimento" e uma melhora nos estudos. A leitura não deve ser proibida, discordo do texto. BOA LEITURA.

    ResponderExcluir
  6. É a leitura é um execício ótimo para a mente, aprendemos a falar bem, nos expressar bem e temos uma melhor desenvoltura na escrita, um leitor frequente encontra muitas facilidades.

    ResponderExcluir
  7. discordo do texto,pois ler nunca deve ser proibido,pois nos proporciona muitos conhecimentos e liberdade de expressão,é atras vez da leitura que aprendemos a falar bem e nos comunicarmos.pois sem a leitura não seriamos nada.

    Gabriela Silva
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, tente observar o tema do vídeo por outro viés. A mensagem é cheia de duplos sentidos e como seus colegas já postaram há a utilização da ironia, isto é, do jogo de contrários. A mensagem se baseia no dizer o inverso para que o leitor entenda a mensagem real. Tente novamente e você verá outro ponto de vista apartir deste ponto. Abraço@s!

      Excluir
  8. Muito interessante esse vídeo que traz como tema “Ler devia ser proibido” ao logo do videio vimos que o narrador explicar porque ler deviria ser proibido, mas na verdade ler não dever ser proibido porque é através da leitura se encantamos pelos os mundos imaginários na infância e ampliamos nosso conhecimento. E, além disso, que não ler estar perdendo a graça da vive, quantas pessoas que não saber ler e gostar de escutar belas historias contadas pelos seus filhos e netos. E como o mesmo vídeo diz “ler podem tonar as pessoas perigosamente mais humanas”.
    Maiza Virginio
    Informática II

    ResponderExcluir
  9. Esse vídeo é muito interessante,pois ele mostra de uma forma irônica como a leitura é importante para as nossas vidas,pois ela nos permite viajar no mundo da imaginação,nos permite conhecermos vários lugares sem mesmo sair de casa,ela também faz com que a gente fale melhor,escreva melhor,por tudo isso a leitura é importante,pois como o próprio vídeo relata a leitura nos torna mais humanos,pois com ela começaremos a enxergar um mundo de uma forma mais critica.

    Mariana
    Informatica 2

    ResponderExcluir
  10. O vídeo consegui de forma muito criativa , que a leitura nos da mais vantagens do que qualquer outra coisa. Nos falando de um jeito em que já nos deparamos com algo parecido.

    ARIANE MARQUES
    ENFERMAGEM 2°ANO

    ResponderExcluir
  11. Vídeo bastante criativo, gostei da ironia utilizada pelo autor, isso nos faz perceber quanta coisa a leitura pode nos trazer que algumas vezes podem passar despercebidas. A leitura nos faz enxergar o mundo de uma maneira diferente.

    Victor Tadeu
    Informática 2

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante esse video , mais eu não concondo com que o autor diz que ler deveria ser proibido , eu não acho isso correto mais como ele diz ´´ ler podem tornar pessoas perigosamente mais humana `` ai eu concordo com essa parte do video , por que é atraves das leitura que pessoas se torna mais humanas.
    Ramon Pacifico
    Enfermahem 2

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do vídeo eles nos mostra como é bom ler como aprendemos tanto, mais ao ironizar, por exemplo, que “ler-nos torna incapazes de superar a realidade” ele fala isso no sentindo de que nos livro são tudo tão perfeito em momentos alguns até mágicos ai quando agente se depara por exemplo com a realidade de hoje tudo tão insano e perverso.
    É realmente uma tristeza, E ler não pode ser proibido.

    ASS: José Rômulo 2° Informática

    ResponderExcluir
  14. Este vídeo nos mostra muitos benefícios em relação a leitura.Realmente, eu acho, que se ler, fosse proibido, muita gente adava lendo horas e horas por aí.

    Rebeca Porto

    ResponderExcluir
  15. Esse video é muito interresante,ele mostra de forma ironica como a leitura faz bem e nostraz varios beneficios.

    Maiara Moura
    informática 2

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...