10 de julho de 2012

10 DE JULHO: DIA DA PIZZA


  Saudações gastronômicas a tod@s! Hoje é o Dia da Pizza, essa delícia é quase uma unanimidade nacional 
      Diz a história que a primeira pizza apareceu há mais de 6 mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão”, que os hebreus e egípcios consumiam. Ela se parecia com nosso pão sírio atual e também era chamada de “piscea”, daí o nome pizza .
Os italianos, milhares de anos depois, incrementaram a pizza com o tomate, e ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduíche. Sua disseminação aconteceu durante a segunda metade do século XIX, em 1889, com dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita e, para agradar e inovar o cardápio, resolveu adicionar à massa, mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. E, em homenagem à rainha, ele batizou sua receita com o nome de pizza Margherita.
Na seqüência, padeiros mais criativos começaram a inovar e colocaram na pizza outros ingredientes, como o alho, o alicce e peixes da região.
A fama de Nápoles correu o mundo e, assim, surgiu a primeira pizzaria: a Port'Alba. Ela era um grande ponto de encontro de artistas da época. Entre eles, estava Alexandre Dumas, que até mesmo citou em uma de suas obras algumas variações da pizza. Por muito tempo, ela era vendida em padarias e barracas de rua e consumida no café da manhã. De Nápoles para o resto do mundo foi “um pulo”, pois os imigrantes a levaram para vários países e a popularizaram.
Ela chegou aos EUA, assim como ao Brasil, por intermédio dos imigrantes italianos. Por muito tempo, só se encontravam pizzarias nos redutos e colônias italianas. Hoje, essa famosa delícia está em qualquer lugar das cidades.
O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, desde 1985, em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda. Fonte:http://www.velhosamigos.com.br

17 comentários:

  1. Após ler isso tudo sobre a pizza, deu vontade de comer. É sempre bom saber a historia que foi percorrida ate chegar a nossas casas, pois de certa forma esses tipos de comidas fazem parte das nossas gastronomias.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Marcos! A proposta era essa mesma, a leitura também desperta a fome do conhecimento e a fome neste caso de pizza.

      Excluir
  2. Quem diria que essa delícia tem toda uma história, para sua concretização, é quem não gosta de pizza hoje né, mas na verdade vim experimentar minha primeira pizza ano passado, admito que pensava que não iria gostar,mas ela é inrresistivel tanto que me apaixonei por pizza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erlen, você lembrou, ein!
      Participamos, através do projeto DVL, da sua descoberta gastronômica. Continue apreciando o irresistível sabor da pizza.

      Excluir
  3. Ôba! Minha comida preferida! Eu já sabia que a pizza surgiu dos italianos, mas ainda não tinha conhecimento de sua história. É muito bom saber como surgiu este alimento tão delicioso e quem teve a ideia tão brilhante de criá-lo. Hoje já existem pizzas de muitos sabores diferentes, podendo saciar o gosto de cada pessoa. Minha preferida é a de Frango com Catupiri. Só de escrever sobre a pizza, já sinto vontade de comer muitas fatias. :D

    Maria Viviane Monteiro, Informática III

    ResponderExcluir
  4. Unn. Que delícia. Só de pensar em pizza já me dá uma vontade de comer. Os italianos fizeram um ótimo trabalho. Além da pizza ser uma delícia é apreciada por muitas pessoas e em muitos lugares do mundo.

    ResponderExcluir
  5. É muito bom saber que uma comida tão deliciosa, como a pizza tem uma história bem interessante. Graças aos nossos amigos italianos temos essa maravilha aqui no Brasil, obrigado aos italianos que deixaram essa receita em nossas mãos. Só em fazer a leitura desse belo texto, dá água na boca, agora vou encomendar a minha se não vai acabar.

    Herick Breno - Informática III

    ResponderExcluir
  6. É pizza uma obra fantástica que eu amo comer, quem diria que por trás de toda aquela massa gostosa teria uma história tão complexa.

    ResponderExcluir
  7. ai que delicia de postagem , deu até vontade de comer uma pizza agora ' rsrs .
    Bem interessante a historia da pizza , não sabia que uma simples gostosura teria esta historia toda .

    ResponderExcluir
  8. HUUUMM...delicia só de falar ja da vontade de comer,a pizza é mesmo uma massa muito gostosa,ainda bem que os ITALIANOS acrecenteram algumas coisas a mais,não posso imaginar uma pizza sem uma mussarela.hehe

    Gabriela Silva
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
  9. Pizza! A minha companheira dos finais de semana! Foi muito bom saber a origem desta comida tão gostosa! Obrigada Italianos!

    ResponderExcluir
  10. Que "massa" uma coisa inventada há muito tempo e ainda tão moderna em nosso meio. Uma das minhas comidas favoritas, só perde para a minha preferida lasanha.

    Ana Kécia
    Informática III

    ResponderExcluir
  11. uma das melhores comedas do mundo se chama pizza, e uma delicia pena que engorda mas vale apenas a gente correr esse risco.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante a historia da pizza graça aos Italianos temos comida deliciosa pra comer com os amigos nessas férias. Quem não gosta de uma deliciosa pizza calabresa ou mista e etc.

      Excluir
  13. É verdade a historia da pizza é muito interessante muitos que a consomem e muitos mesmo a a prepararam não fazem nem ideia de como ela surgi. Apesar de eu já ter visto a muito tempo no desenho animado como ela surgiu é mais ta bom não vo falar muito não que da vontade de comer uma pizza maravilhosa ^^.

    ASS:José Rômulo 2° informatica

    ResponderExcluir
  14. O dia da Pizza deve ser muito bem comemorado aqui no Brasil pelos Brasileiros que adoram uma deliciosa Pizza que vai bem com tudo e com qualquer comemoraçao.
    Willine Valente e Mário Valente
    infor II

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...