23 de junho de 2012

Viva São João!

        Saudações juninas, turminha que segue o blog Diário Virtual de Leitura!
      A postagem de hoje, em clima de fetsas juninas,  registra o centenário de Luiz Gonzaga, o rei do baião! Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. 
http://www.acordacordel.blogspot.com.br/

    Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado. 
       Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Jiló (1949) e Baião de Dois (1950)(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga)
    O nordeste é conhecido por ser a região brasileira que mais comemora as festas juninas, sempre embaladas pelas músicas de Gonzagão. 
    Desta forma, segue abaixo o clipe de uma das músicas mais conhecidas de Luiz Gonzaga: Asa Branca. Esta apresentação é tirada do baú da televisão brasileira e registra a participação de uma orquestra seguindo o baião mais cantado e conhecido do Brasil. 
    Vale a pena assistir e se emocionar!

    Aproveitando o ensejo, responda: Qual sua comida típica preferida? De qual brincadeira você mais gosta?Que momento da quadrilha você mais se diverte? Enfim, registre suas lembranças e preferências sobre as festas juninas e feliz Sã@ Joã@ a tod@s!

32 comentários:

  1. O são joão é um das comemorações que particularmente mais gosto, todo aquele preparativo, as comidas típicas, a fogueira de são joão,tudo muito divertido alegre. A comida típica que mais gosto é o arroz doce, pamonha, milho cozido. As brincadeiras são muito divertidas, cabra cega, sem falar no casamento matuto. O são joão é entre as festas populares o melhor onde todos se divertem sem levar em conta religião, cor, classe social, a criança, o jovem ao de mais idade.

    ARIANE MARQUES
    ENFERMAGEM 2°ANO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Ariane o São joão é uma das épocas que mais gosto de comemorar,pois tem muitas brincadeiras engraçadas,várias comidas tipicas,além das quadrilhas com aquelas roupas cheias de brilho e emoção.


      Maria luana moura da silva
      Enfermagem 2

      Excluir
  2. O São João chegou, com ele vieram as festas fogueira e animação... Mas sem esquecer de Luiz Gonzaga q faz cem anos.
    Feliz São João a todos e todas que seguem o blog.

    Kimberly Segurança do Trabalho 3° ano

    ResponderExcluir
  3. O São João é uma festa popular no Brasil e típica do nosso Nordeste. É movida pela animação, pela alegria de quem festeja. O que mais me encanta não são as comidas, as brincadeiras, mas a poStura das pessoas, no dançar, no servir e na arte em geral.

    Ana Kécia
    Informática III

    ResponderExcluir
  4. Pra mim o mês de junho é o melhor do ano! Devido as festas juninas que são tradição aqui na nossa região, não falta diversão por aqui. Este ano as festas juninas estão com um brilho especial, porque é o centenário do Rei do Baião, o inesquecível Luiz Gonzaga. Que encantou gerações com suas músicas que mostram as belezas de sua terra e também o sofrimento do povo que vive na região Nordeste do país.

    Eduardo Brito
    Informática 3º ano

    ResponderExcluir
  5. A festa junina é muito legal,pois envolve comidas tipicas,diversão,alegria e amizade entre as pessoas.Gosto muito de ver as quadrilhas com aqueles vestidos enfeitados cheios de brilho e emoção.

    Maria luana moura da silva
    Enfermagem 2

    ResponderExcluir
  6. Na Festa de São João existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor, representando o movimento da sabedoria capaz de iluminar o pensamento, aquecendo o coração.

    Larissa Lima
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
  7. o mês de junho é o melhor do ano,nos trás muitas alegrias com as festas juninas,suas comidas tipicas,brincadeiras,as foqueiras e etc.a comida q eu mais gosto é,bom gosto de todas as comidas tipicas,da paçoca até o milho assado.minha bricadeira preferida é cabra-cego,é gosto de todas as partes da quadrilha,da até o casamento matuto.

    Gabriela Silva
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
  8. Festas Juninas a melhor época do ano para mim, pois quem não gosta de comidas típicas do São João, dançar quadrilha, pular fogueira, ser feliz!
    Esse ano está acontecendo o Centenário de Luiz Gonzaga ,um grande personagem do Nordeste, pois cantava suas músicas para os pobres e para os ricos.Além de espelhar a cultura nordestina para todo o Brasil.

    Elder Sales
    Segurança do Trabalho 3ºano

    ResponderExcluir
  9. é concordo com você kimberly não podemos mesmos nos esquecer de um dos maiores cantores nordestidos que este ano está completando cem anos.

    Gabriela Silva
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
  10. Viva São João !
    Época de muitas festas, incluindo o pé de serra.
    Vamos lá meu povo curtir o São João na total Paz !
    Época de ascender as fogueirinhas... ah não esqueça de fazer seu pedido ao ascender a fogueira. kkk'z

    Dara Senna'
    Finanças II

    ResponderExcluir
  11. A festa de São João é muito bonita e não podemos negar, é nela onde podemos ver toda nossa cultura do sertão nordestino. E sem falar nas comidas típicas como: o mugunzá, bolo de milho, pé-de-moleque. Tudo isso muito bem servido, vale apena festejar uma noite de São João.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  12. Bom, eu sou uma pessoa que não gosto de ir para festas mais a festa junina tem uma magia espetacular que me atrai e me faz esquecer que não gosto de festas.Com certeza deve ser pelas comidas tipicas, pela música alegre, pelas brincadeiras, pelas fogueiras e pelo cassamento matuto o que acho mais legal.

    Mirela Kathlyn
    Enfermagem 2°ano

    ResponderExcluir
  13. A festa de são joão é muito animada e divertida,podemos relembrar comidas tipicas de nossos avos que muitas pessoas não tem o costume de ver nen de comer.A festa é um forma de aprender também a cultura de um povo do nordeste que são bem animados!
    Èrissa nunes
    seg. do trabalho 3°

    ResponderExcluir
  14. O mês de julho é muito agitado por causa do São joão além de quer temos as comidas tipicas as quadrilhas o forro pé de serra e muitas bandeirinhas enfeitando os lugares que frequentamos é um mês otimo e muito bom
    Rebeca kelly
    Segurança do trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O são joão é uma festa maravilhosa de se ver,tem quadrilha,fogueira e principalmente as comidas tipicas que eu adoro.gosto muito de comer pamonha.e de dançar quadrilha.viva o são joão!!!!!

      Nayaralima-enfermagemII

      Excluir
  15. O são João é muito divertido é uma das épocas do ano que mais gosto! Quando eu dançava quadrilha eu gostava muito de fazer o cerrote kkk todo mundo se comfundia na hora! A minha comida típica que mais gosto é o mungunsa hum! delicia!!! BOm são João para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com maria jessica o nosso são joão é muito divertido , alegre , que tem muitas comidas tipicas , e muito, forro , danças etc

      Excluir
  16. Grande personagem da nossa cultura brasileira, que merece todas as nossas homenagens por trazer grandes alegrias a nossos avos e pais. Julho é esperado, por causa do São Jõao o festa arretada, com muitas comidas deliciosas e muita festa...

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. O são João é uma das minhas datas comemorativas preferidas. As cidades ficam coloridas com as bendeirinhas e mais alegres com as musicas. E é nessa data que a cultura nordestina fica mais vista pelo país, pelas danças, musicas e as comidas típicas.
    E não é por acaso que Luiz Gonzaga é o rei do baião, foi ele que mostrou nas suas musicas a a cultura nordestina para o Brasil inteiro.
    Nayandra Kelly
    Informática III

    ResponderExcluir
  19. Ah, O SÃO JOÃO... Uma festa arretada de boa, lembro do meu tempo de menina quando me juntava com o pessoal do interior para dançar quadrilha improvisada, que coisa boa. Me divertia muito com nossas brincadeiras e passos.
    Hoje é tudo mais bonito, mas infelizmente aquela essência de ser tudo bem matuto está se perdendo, não que eu não goste dos fetivais de quadrilha, eu adoro é tudo muito lindo, muito colorido. Mas não existe nada melhor, que um casamento matuto, onde o padre está bêbado, o noivo quer fugir e ainda existe uma amante, vocês não acham?
    E o xote... Que maravilha dançar um forró pé de serra com uns amigos, não existe nada melhor. Por isso, obrigada Luiz Gonzaga pela herança a nós deixada, nós filhos do Ceará, filhos do Nordeste.

    Karina Santos
    Informática III

    ResponderExcluir
  20. Adoro festa junina, lembro-me do meu tempo que adorava dançar quadrilha. Gosto muito de bolo de milho, mugunza, e também adoro quadrilha emprovisada.
    Fabíola Lima
    Turismo 3° ano :)

    ResponderExcluir
  21. Mais que otimo o são joão e uma festa tipica do nordeste,pois adoro dançar quadrilha e tambem as fogueiras.

    ResponderExcluir
  22. Viva são joão . O mẽs de junho é um mẽs muito divertido e alegre de festas juninas de comidas tipicas , de forro de pé de Serra ,etc.
    Ramon Pacifico
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. O mês de junho, é uma data super divertida, pois tem o São João que é uma festa tradicional, onde existe danças e teatros e além disso as comidas típicas, esse mês de festa é muito bem comemorada pelas pessoas.
    Welber Correia
    Enfermagem 3

    ResponderExcluir
  25. O mês de Junho é muito divertido,pois nesse mês celebramos o São João que é uma das datas mais festejadas e divertidas por causa das festas juninas,das comidas tipicas,do forro pé de serra,da quadrilha improvisada,além do mais que esse ano comemoramos o centenário do rei do baião o famoso Luiz Gonzaga que sempre levou uma alegria para as festas juninas.

    Mariana
    Informatica 2

    ResponderExcluir
  26. Iara Apolinária

    É tao bom quando chego o mes de junho,pq se torna um mes muito divertido e alem disso passa o mes mais rapido para as ferias,kkkkkk....
    Adoro bolo de milho,cangica e as quadrilhas que são lindas!!!!

    ResponderExcluir
  27. E bom sempre se lembra do gonzagão através de suas músicas que ate hoje é cantadas e ouvidas nas festas juninas uns das melhores festas do ano pra mim principalmente no nordeste onde aparecem grande apresentações de quadrilhas com os seus casamentos matutos, o pau de fitas, o pau de sebo que é muito engraçado e deliciosa comidas como: Pamonha , Minho verde e etc. Além dessa festa ser muito boa para fazer fogueira principalmente para as comemoração de São Pedro ,Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo e juntos da família e amigos comer Minho assador com pintinhas no rosto vestido xadrez e o cabelo enfeito já os menino barba feitas de lápis e na calça retalhos de roupas e dançar quadrilhar improvisada olhar a cobra uh uh uh é mentira, olhar a chuva uh uh uh é mentira e também dançar aquele xote colado que só o povo nordestino saber dançar.
    Maiza Virginio
    Informática II

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...