5 de junho de 2012

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

http://www.google.com.br/imgres      

       Olá, galera antenada nas notícias sobre meio ambiente!
     A postagem de hoje do Diário Virtual de Leitura tratará dos temas que serão abordados na Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro, realizada entre 13 a 22 de junho de 2012, mais conhecida como RIO+20.
     A conferência contará com uma grande estrutura e, também com a participação dos Estados-membros da ONU e da sociedade civil internacional.
     Um dos primeiros temas a serem abordados será: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza. A “economia verde” constitui um instrumento para a aplicação de políticas e programas com vistas a fortalecer a implementação dos compromissos de desenvolvimento sustentável em todos os países da ONU.
     Para o Brasil, a “economia verde” deve ser sempre enfocada no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, uma vez que os temas de economia e de meio ambiente (“verde”) não podem ser separados das preocupações de cunho social.
      O debate sobre “economia verde” aponta para oportunidades de complementaridade e de sinergia com outros esforços internacionais, englobando atividades e programas para atender às diferentes realidades de países desenvolvidos e em desenvolvimento. É importante relembrar que a redução das desigualdades – em nível nacional e internacional – é fundamental para a plena realização do desenvolvimento sustentável no mundo.
      O segundo tema a ser abordado é: estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. As discussões sobre a estrutura institucional têm buscado formas para melhorar a coordenação e a eficácia das atividades desenvolvidas pelas diversas instituições do sistema ONU que se dedicam aos diferentes pilares do desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental). Os países têm debatido, principalmente, maneiras pelas quais os programas voltados ao desenvolvimento econômico, ao bem-estar social e à proteção ambiental podem ser organizados em esforços conjuntos, que realmente correspondam às aspirações do desenvolvimento sustentável.
      Algumas das propostas já apresentadas propõem a reforma da Comissão sobre Desenvolvimento Sustentável (CDS), com o objetivo de reforçar seu mandato de monitoramento da implementação da Agenda 21, adotada durante a Rio-92, e seu papel de instância de coordenação e de debate entre representantes dos países e da sociedade civil. Quanto à reforma das instituições ambientais, vários países têm apontado a importância de que sejam fortalecidas as capacidades de trabalho do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), aumentando a previsibilidade dos recursos disponíveis para que essa instituição apóie efetivamente projetos em países em desenvolvimento.
     A reforma da estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável deverá observar o equilíbrio entre as questões sociais, econômicas e ambientais. Fonte:http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20/temas

27 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa! Nosso meio ambiente é um bem precioso.Sendo assim é muito importante cuidarmos dele!

    Jonathan Enfermagem II

    ResponderExcluir
  2. O blog cresce a cada dia devido a suas postagens tão importantes como esta sobre o Meio Ambiente. É um assunto que devemos estar com as nossas antenas ligadas, pois é a nossa própria vida em jogo. Afinal, somos dependentes do Meio Ambiente para vivermos bem.

    Ellen Sabrina
    Informática III

    ResponderExcluir
  3. É muito importante esse texto para nossa vida pois nos faz refletir sobre o que estamos fazendo a respeito do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. Às vezes me pego pensando o que seria de nós sem o Meio Ambiente.Bom, daqui a um tempo iremos saber.E é por esse motivo que devemos nós aliar a todas as iniciativas de proteção do Meio Ambiente enquanto a tempo.

    Mirela Kathlyn de enfermagem II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você mirela o que seria de nois se não existisse o meio ambiente uma coisa que nos proporciona bem estar.

      Maria luana moura da silva
      Enfermagem 2

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Muito bom ter abordado esse assunto´´ meio ambiente `` ele é muito importante, parabéns para o blog diário virtual de leitura quer sempre traz assuntos muitos bons para nos alunos .
    Ramon Pacifico Enfermagem II

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vocês meninas, os seres humanos não estão se importando com o "dia de amanha" e assim prejudicando o futuro dos que ainda estão por vim.
    O que mais me chatea é que DEus criou tudo perfeito e o homem com suaq ambição esta destruindo cada vez mais.

    ResponderExcluir
  8. Esse texto é muito importante,pois fala sobre o meio ambiente que algo que esta sendo desvalorizado pela população que a cada dia que se passa o meio ambiente fica mais e mais poluido.VAMOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE!!!

    Maria luana moura da silva
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! pela iniciativa do Meio ambiente pois devemos sim ficar atento,com o rumo em que as coisas estão acontecendo a poluição do meio ambiente e etc...



    Lidenize Costa
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
  10. O assunto é muito importante,espero que essa organização faça o possivel para ajudar o nosso planeta.a iniciativa foi ótima parabéns.

    nayaralima-enfermagemII

    ResponderExcluir
  11. O projetp rio+20,é uma esperança para o nosso planeta,estou na torcida,e fazendo minha parte para mudar o nosso planeta.


    nayaralima-enfermagemII

    ResponderExcluir
  12. Esse projeto é de extrema importancia pois fala sobre o meio ambiente e essa conferencia sempre deve esta sendo promovida, presisamos de mais iniciativas como essa no planeta assim poderemos ter um mundo melhor. E parabens pelo blog por esta sempre postando coisas interesantes.
    najara barbosa
    enfermagem2

    ResponderExcluir
  13. precisamos de mais iniciativas como essa no mundo pois é de extrema importancia falar sobre o meio ambiente . e parabens pelo blog sempre esta postando coisas novas

    ResponderExcluir
  14. O rio+20 é de extrema aproveitamento para todo, agora que irar ocorrer novamente no Rio de Janeiro, sendo discutido assuntos importancia relacionado ao meio ambiente.

    ARIANE MARQUES
    ENFERMAGEM 2.

    ResponderExcluir
  15. Acho que mais pessoas deveriam estar pensando em outros meios para ajudar o planeta' A rio + 20 pode ajudar, mais cada um tem que ter a conciência do que vai ser feito individualmente'

    ResponderExcluir
  16. Muito importante o blogger abordar esse assuntos em relação ao meio ambiente. Devemos estar sempre atualizados com o que esta acontecendo no mundo ai fora, principalmente questões ambientais, pois vivemos todos em um mesmo ecossistema onde tudo estar inteiramente ligado.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  17. é galera é muito importante a preservação de mundo mais saudavel e sustentavel... vamos preservar o que é nosso e q pode ser futuro dos nossos filhos,netos etc

    ResponderExcluir
  18. A rio +20 tem tudo para fazer o mundo abrir os olhos para a natureza (fauna, flora e etc.), assim como sua antecessora a rio 92, esse evento pode mostrar para o mundo que dinheiro não é tudo e como vi na internet (não lembro o nome de quem postou) mas ele falou assim:

    O meio ambiente vive sem nós, mas nós não vivemos sem ele!

    Ele falou a mais pura verdade, pena que não lembro de onde eu vi.

    ResponderExcluir
  19. Fico feliz que as autoridades maiores,estão se preocupando com a natureza,mais o que adianta eles se preocupar se nos não fizer a nossa parte.

    ResponderExcluir
  20. Muito bom o tema explorado "Rio +20" participei de uma apresentação falando sobre o rio, foi muito bem desenvolvido os alunos de enfermagem 3 abordou muito bem. E minha participação, falando dos objetivos que são encontrados nesse projeto.
    Welber Correia
    Enfermagem 3

    ResponderExcluir
  21. É importante saber que exista uma conferencia que ajude na preservação do meio ambiente, pois a muitos problemas de como reaproveita o lixo eltronico. onde a grande parte desse tipo de lixo é o mais prejudicial a saúde .
    Mariza Batitsa
    Informática II

    ResponderExcluir
  22. É importante saber que exista uma conferencia que ajude na preservação do meio ambiente, pois a muitos problemas de como reaproveita o lixo eltronico. onde a grande parte desse tipo de lixo é o mais prejudicial a saúde .
    Mariza Batitsa
    Informática II

    ResponderExcluir
  23. Rio +20 so veio somar na ajuda contra a exploração do meio ambiente, muito importante que tenha sempre para que um dia nos humanos paremos para refletir, que isso so vai nos afetar la na frente. Parabéns a todos que fazem parti da RIO +20.

    Alisson Oliveira - Informática 3° Ano

    ResponderExcluir
  24. Concordo com a postagem,porque o Rio+20 é um tema bastante interessante!

    Jonathan Eneframgem II

    ResponderExcluir
  25. Muito legal da galera do blog falar sobre o Rio+20 que tem um objetivo de um desenvolvimento sustentável na televisão esta passando coisas interessantes sobre o assunto, o bom mesmo que todos estão se unido por um único objetivo um pais sustentável para todos bastar cada um fazer sua parte porque o futuro depende de nós.
    Maiza Virginio
    Informática II

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...