10 de junho de 2012

10 de Junho – Dia da Língua Portuguesa

          Olá, todos que acompanham o blog Diário Virtual de Leitura!
         A postagem de hoje destaca uma data muito importante para nós, falantes da Língua portuguesa, o dia da Língua Portuguesa.
No dia 10 de junho de 1580, Luiz Vaz de Camões; um dos maiores poetas portugueses; faleceu e por ter sido uma figura tão importante na literatura internacional, foi escolhido para representar a data de comemoração do Dia da Língua Portuguesa. Camões conviveu com grande parte das aventuras marítimas dos portugueses, conhecendo e poetando também sobre as aventuras de seus antepassados. Por esse motivo, também foi escolhido para ser o Dia de Portugal essa mesma data. 
Vale lembrar que cerca de 250 milhões de pessoas no mundo falam a Língua Portuguesa atualmente e que é aqui no Brasil que estão 80% desses falantes. O português é a língua oficial em: Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. 
Por toda a importância dada a Língua Portuguesa, seu ensino agora é obrigatório nos países que compõem o Mercosul. Não oficialmente, o português também é falado por uma pequena parte da população em Macau (território chinês que foi até 1999 administrado pelos portugueses); no Estado de Goa, na Índia (que foi possessão portuguesa até 1961) e no Timor Leste, na Oceania (até 1975 administrado pelos portugueses, quando foi tomado pela Indonésia, e atualmente é administrado pela ONU). 
Pensando em especial na comemoração do dia 10 de junho, se faz necessário citar que a Língua Portuguesa é a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, ficando atrás somente do inglês e do castelhano.
fonte: http://www.olharpedagogico.com/site_detalheNota.php?id=10

Segue abaixo o vídeo que conta a história da origem da Língua Portuguesa
 

fonte: http://www.youtube.com/watch?v=i-Nf0qnxKa0

11 comentários:

  1. Acho que a lingua portuguesa e importante para nossa vida pois nos insentiva a escrever e a ler tambem.

    ResponderExcluir
  2. É importante o estudo da lígua portuguesa, pois esta no nosso da-dia , a cada questionamento ou pergunta nos remete ao estudo da língua .Durante a nossa jornada extencial vai esta sempre presente.
    Mariza Batista
    Informática II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito importate relembra essa data especial , que nois lembra , a morte de um homem muito especial chamado Luiz Vaz de Camões;parabéns para o blog diario virtual de lembra dessa data tão especial que comemora o dia da lingua portuguesa

      Excluir
  3. É muito importante o estudo da lingua portuguesa,pois é ela que falamos todos os dias, e ela sempre estara em nossas vidas.

    Maria luana moura da silva
    Enfermagem 2

    ResponderExcluir
  4. Camoẽs foi um homem muito importante na lingua portuguesa,é muito bom relembra-lo sempre que estudarmos o portuguẽs.


    nayaralima-enfermagemII

    ResponderExcluir
  5. A língua Portuguesa pode ser muito complexa, mais seu vocabulário é muito superior a qualquer uma das outras línguas, podemos nos expressar de varias formas e descrever sentimos com mais belo perfil de entendimento. A língua portuguesa é uma arte, um diamante bruto a ser lapidado.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo o dia da língua portuguesa, meio que atrasado! hahaha
    A língua portuguesa é muito importante no nosso dia-a-dia por isso devemos obter o conhecimento necessário!

    Jonathan Enefrmagem II

    ResponderExcluir
  7. Uma grande lingua, que está em um alto crescimento no amplo mercado internacional, sim, as vezes dificil de compreender por sua vasta lista de regras, bem ultilizada para descrever o que estamos sentindo ou o que queremos comunicar.

    Alisson Oliveira - Informática 3° Ano

    ResponderExcluir
  8. A Língua portuguesa pode ser considerada um dos idiomas mais difíceis de aprender, mas mesmo assim é um ótimo idioma. Espero que a língua portuguesa cresça cada vez mais.

    Victor Tadeu
    Informática 2

    ResponderExcluir
  9. A língua portuguesa e bem importante nas nossas vidas, pois ela esta presentes em tudo que falamos às vezes é muito complicada cheias de regras, mas nada que nos empesar da gente se comunicar por isso temos a nossa Professora Marilia que sempre nos auxilia nessas regras gramaticais e fazendo que agente aprendam.
    Maiza Virginio
    Informatica II

    ResponderExcluir
  10. Língua portuguesa é muito importante para nossas vidas, é a língua mais falada, mais aprendizada e ao mesmo tempo um pouco complicada para entender o seu modo de viver. A língua portuguesa tem como principal função, fazer com que as pessoas aprendam mais a leitura, as atividades realizadas, e os livros oferecido pela língua!

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...