11 de agosto de 2011

A redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011


fonte:http://www.colegioic.com.br
A redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 é uma parte importante da prova, com pontos decisivos para aprovação do estudante em algumas das instituições brasileiras, que de alguma forma usam a nota obtida no exame. Para algumas instituições, a prova realizada pelo Ministério da Educação (MEC) é equivalente ao vestibular tradicional. Para outras, apenas acrescenta alguns pontos na prova realizada pela própria universidade, enquanto algumas usam o Enem como primeira fase do processo seletivo.
É importante estar por dentro de como a proposta de redação do exame é elaborada e quais são os possíveis temas que ela pode apresentar. De acordo com o professor de Redação e Gramática do cursinho Anglo Eduardo Lopes a proposta de redação do Enem não é muito diferente das provas convencionais, que optam por cobrar dos estudantes um texto dissertativo. Mas a prova, no entanto, tem uma particularidade, pois exige que o estudante coloque uma proposta de intervenção sobre o tema abordado.

"O corretor espera que o estudante proponha algum encaminhamento e não uma solução. O Enem busca notar qual é o posicionamento crítico do estudante e espera esse encaminhamento de maneira consistente e que respeite os direitos humanos e individuais. Ninguém espera que o estudante solucione um problema sério, como a desigualdade social, mas ele quer avaliar qual é o posicionamento dele perante esse tema", alerta Lopes.
O texto deve ser claro e deve-se evitar o rebuscamento, que é bastante indesejado por conta do pouco espaço disponível para a redação (25 linhas). "O ideal é que o aluno tenha um texto que identifique a complexidade do problema em questão, que consiga delinear os elementos, mas sempre de uma maneira simples de ser lida e entendida e que depois proponha um encaminhamento coerente sobre a questão", afirma ele. 
Para garantir uma boa nota na redação, a dica é ficar atento sobre questões nacionais. Ter uma noção da questão para saber se posicionar ajuda o candidato a deixar de lado abordagens e expressões ingênuas sobre o assunto.
Outra dica é ler sobre as atualidades que acontecem no mundo (mesmo que o exame costume priorizar os assuntos nacionais). “Acredito que o segredo é sempre exercitar a escrita e fazer textos nos moldes de como o Enem cobra”, aponta Lopes.

 

        Para ajudar a se preparar para a redação do ENEM, leia os possíveis temas para este ano na página do blog Diário Virtual de Leitura de @lho  no vestibul@r.

                                                         Bons estudos a todos!

4 comentários:

  1. Para fazer uma boa redação é preciso conhecimento e leitura, se não estivermos aptos a buscar e praticar o verdadeiro significado dessas palavras na hora da redação iremos perder tempo e entraremos em conflitos com as nossas ideias podem ate mesmo sair do assunto discutido,logo é sempre bom estarmos por dentro das atualidades.
    Sugestão de sites:
    http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/
    http://vestibular.brasilescola.com/banco-de-redacoes/

    Boa preparação e vamos que vamos.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. É muito importante estarmos preparados para desenvolver textos com questões da atualidade que envolvam o penssamento crítico das pessoas.Mais do que sempre,a redação nesse momento da nossa vida vai ser de extrema importância,e devemos estar mais do que preparados!

    Vamos vencer o vestibular!!!

    Daiana Queiroz da Silva 3° ano de enfermagem

    ResponderExcluir
  3. concerteza Daiana, uma boa redação nos ajudará bastante,por isso temos que ler bastante e praticar também.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Escrever bem,abre a porta para o avanço em quase todo o campo que possamos escolher no futuro, e a redação é um dos maiores incentivos para ter uma boa escrita, faz seu pensamento visível e com que seu intelecto seja melhor julgado.Está constantemente sendo avaliados em sala de aula por meio de redações é sempre bom, estamos aprendendo cada vez mais e aprimorando nossos conhecimentos já adquiridos!

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...