24 de agosto de 2011

Link para a atividade da página Di@log@ndo...














Oi, galerinha leitora e consciente que interage no blog Diário Virtual de Leitura! Mais uma página foi criada para a participação mais efetiva nas discussões que são pertinentes ao dia a dia da escola, da comunidade em que vivemos, enfim, da sociedade em que estamos inseridos. 
   Por isso, aproveitemos, então, o espaço e contribuamos com nossa opinião a respeito dos mais variados temas que circularão por aqui.
    Para iniciar o debate o blog Diário Virtual de Leitura sugere o seguinte questionamento: 
   É possível a utilização de energias renováveis sem impacto ambiental? 
fonte: http://www.planetaeducacao.com.br
     Bom debate a todos! Profª Sâmela


32 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ENERGIA EÓLICA: TENDÊNCIA DE ALTA


    Da Agência Ambiente Energia - A expansão da matriz brasileira via geração eólica será um dos temas do 12º Encontro Internacional de Energia da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que acontece nos dias 15 e 16 de agosto, em São Paulo. Projeções de mercado indicam que a capacidade instalada brasileira oriunda desta fonte chegará a 5,3 GW já em 2013, fruto de investimentos estimados em mais de 25 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica).

    No mês de junho, o país atingiu a marca de 1 GW instalados, capacidade proveniente de 51 parques instalados em nove estados. Ainda neste ano, mais 36 usinas devem entrar em operação no Brasil, segundo a associação.

    Em 2010, o mundo investiu US$ 211 bilhões em energias renováveis e o Brasil, US$ 7 bilhões – quase metade do montante aplicado pela América Latina -, de acordo com relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). O levantamento apontou uma queda da participação brasileira em relação ao ano anterior, em decorrência da, ainda fragmentada, consolidação do setor de biocombustíveis.

    OBSERVAÇÃO RETIRADO DE UM SITE:
    http://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2011/08/energia-eolica-tendencia-de-alta/13156

    ResponderExcluir
  3. As energias renováveis são fontes inesgotáveis de energia obtidas da Natureza que nos rodeia, como o Sol ou o Vento.

    3° ano SEGURANÇA DO TRABALHO

    ResponderExcluir
  4. O impacto ambiental gerado durante a obtenção de energia vem sendo discutido mundialmente,
    mediante a conscientização da gravidade da questão.
    O Planejamento Integrado de Recursos é uma ferramenta para se atingir as metas que vêm
    Sendo estabelecidas em conferências internacionais que tem como foco central a mitigação dos impactos ambientais provocados pela busca do desenvolvimento econômico.
    As concentrações de gases do efeito estufa vêm sendo discutidas desde de 1992, por ocasião da
    Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Com a criação do Protocolo de Kyoto foi estabelecido que parte dos países desenvolvidos devem atingir uma redução média de 5% nas emissões dos gases do efeito estufa durante o período de 2008 a 2012. Países em desenvolvimento, apesar de isentos dos compromissos quantificados, devem seguir o princípio de responsabilidade comum, visto que o aquecimento global é responsabilidade de todos os países. A busca da sustentabilidade requer planejamento e inserção de novas fontes de energia, que sejam renováveis e impactem o mínimo possível no meio ambiente.
    ************************************************
    2º ano de Informática
    Marcos antonio da costa da silva filho nº33

    ResponderExcluir
  5. A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e calor, que são renováveis (naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia final veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade. Novas energias renováveis (pequenas hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmica e bicombustível) representaram outros 2,7% e este percentual estão crescendo muito rapidamente. A percentagem das energias renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energias renováveis.
    Essas energias mesmo sendo um pouco mais caras e menos usadas, são uma ótima escolha para todos os países, pois alem de não poluírem e serem inesgotáveis elas não causa impacto ambiental (ou quase nunca). Com isso podemos perceber que em pouco tempo essas formas de energia serão a principal forma de consumo.


    Jerffeson Gomes n°22
    2° ano Informática

    ResponderExcluir
  6. não.creio que mesmo sendo energias renováveis,vai existir uma pequena danificação.pode se dizer que é até insignificante mais de algum modo vai atingir sim o meio ambiente....

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Não, pois como diz na Lei de Newton “toda ação corresponde a uma reação”. Um exemplo das energias renováveis é a energia eólica. Ela é muito importante para a nossa sociedade e como todas essas energias, têm seus malefícios e seus benefícios. Um dos seus maiores malefícios é a não contribuição para o meio ambiente, pois nem toda energia renovável é totalmente limpa. Outro aspecto negativo é o transtorno causado à comunidade onde foram instalados os equipamentos para a produção dessa energia. Além disso, há o problema da poluição sonora. Falando assim, parece que a energia eólica não tem pontos positivos. Mas têm é bom destacar. Uma das principais contribuições é a não poluição do nosso ar. Coisa importantíssima num mundo em que vivemos. Por fim, a energia eólica é considerada uma das mais limpas do nosso planeta e uma das mais baratas do mundo.
    Aluno: Herick Breno Gomes Silva Nº:20
    Curso: Informática - Ano: 2º Ano

    ResponderExcluir
  9. Existe essa possibilidade, mas não seria da mesma forma pois a quantidade de equipamentos utilizados seria em grande escala e muitas vezes o mesmo pode ser muito caro, mas não deixa de ser uma exelente saída para varios problemas.

    ResponderExcluir
  10. A energia eólica é muito importante pois não polui o ar que respiramos, porque é um meio renovável, que tem seus benefícios, mas também seus malefícios, como a terceira lei de Newton diz"toda ação corresponde a uma reação".
    Por isso que está energia também tem malefícios, como por exemplo, as torres eólicas, produzem certo impacto ambiental nas áreas que são implantadas, mas o benefício que causa compensa o mal, pois através dela temos um ar mais puro.

    Aluna: Erlen Kaline Ávila do Nascimento Nº: 15
    Curso: Informática Ano: 2º ano

    ResponderExcluir
  11. Com certeza não.Toda atividade humana causa algum tipo de impacto ambiental.Mesmo sendo energias limpas, irão agredir o meio ambiente mesmo que seja um impacto reduzido.

    ResponderExcluir
  12. Não.Toda ação que é feita sempre vai ter um impacto ambiental, mas esses impactos gerados pela utilização energias renováveis são menores do que os causados pelas energias não-renováveis.
    Lógico que se não usarmos as energias limpas daqui a algum tempo não existirá muita coisa para a gente. Tudo o que o homem utiliza de alguma forma vai agredir ao meio ambiente, mas é melhor utilizar essas energias para sofrermos menos no futuro.
    As energias renováveis são o ponto chave para a nossa sobrevivência, sem elas daqui a alguns anos nem conseguiremos respirar ou beber uma água potável.

    Aluna: Karina Serafim dos Santos N°26
    Informática 2

    ResponderExcluir
  13. Não acredito que as energias renováveis não causem nenhum impacto a natureza.A ação do homem na natureza já causa impacto,com essas energias pode-se diminuir esse impacto mas não extingui-los.

    ResponderExcluir
  14. Não, porque toda ação tem uma reação masa acho que as enegias renovaveis são o melhor caminho pois não afetará muita a natureza , acho que são sim as fontes de enegia que causam menos inpacto.

    Mikael rodrigues 1° ano de informática.

    ResponderExcluir
  15. Pode ser que sim e pode ser que não, depende de como vamos utilizar e o que vamos fazer com a energia renovável.

    Victor Tadeu
    Informática 1º

    ResponderExcluir
  16. Para se ter energias renováveis,de qualquer o meio ambiente será afetado,pois um grande exemplo é a energia eólica,que de certa forma está acabando com nossas falésias e degradando o nosso meio ambiente.

    ResponderExcluir
  17. É fácil saber que energias renováveis
    englobam muitos benefícios, mas também
    alguns malefícios a construção de uma usina Eólica por exemplo pode trazer até um bom número de empregos, mas é comprovado que pode matar pássaros,ela derruba a dependência do combustível fóssil,mas degrada o meio ambiente de tal forma as energias renováveis trazem benefícios surpreendentes mas sempre vem com um pouco de prejuízo por isso sempre temos que analisar bem as circunstancias e perceber o que de fato trás os maiores benefícios e na minha opinião as energias renováveis superam os malefícios.
    Mas citando uma energia que é limpa de todas as formas deixo como recado a todos que tiverem curiosidade e lerem esta mensagem :"de qualquer maneira sem impactos ambientais e 100 porcento renovável ,lembrem da energia solar" .
    valeu um abraço.

    ResponderExcluir
  18. De qualquer forma o meio ambiente será prejudicado embora saibamos que os projetos de energias renováveis parecem ser melhores e menos degradáveis,porém irá demorar muito para que eles sejam colocados em prática e enquanto isso ninguém toma providência e o meio ambiente fica ai cada vez mais prejudicado.E a cupa é totalmente nossa de achar que as coisas não acabam e que podemos gastar mais e mais e mais.

    ResponderExcluir
  19. Não sei se podemos afirmar que as energias renováveis como a Eólica não nos traga malefícios, pois como podemos ver, nem todas as pessoas que convivem com este tipo de desenvolvimento aprovam o trabalho e as reações que os mesmos trazem.Ou seja,no exemplo da energia Eólica o seu benefício maior é a geração de energia obviamente e de empregos para a comunidade beneficiada com a usina, mas o seu malefício é que ela pode matar muitos pássaros que vivam próximos as usinas e podem também atrair sujeiras as residências vizinhas. Mas devemos nos sentir beneficiados por termos estas fontes de rendas que estão proporcionando o sustento de várias famílias.

    ResponderExcluir
  20. Acredito que as energias renováveis foram criadas pelo homem para trazerem melhorias para a população, pois além de serem praticamente inesgotáveis estão gerando menos impactos ao meio ambiente, sem afetar o balanço térmico ou a composição atmosférica do planeta. Mas como para obtermos algo sempre temos que abrir mão de algo também; a utilização das energias renováveis nos traz malefícios. A energia eólica, por exemplo, hoje é considerada uma das melhores fontes naturais de energia e também uma das energias mais limpas do planeta, mas também pode trazer impactos ambientais, elas alteram paisagens com suas torres e hélices e podem ameaçar pássaros se forem instaladas em rotas de migração. Faz um certo barulho que pode causar incômodo, além de também causar interferência na transmissão de televisores.

    By: Viviane Monteiro - Informática II

    ResponderExcluir
  21. Não.Eu acredito que todas as energias renováveis vão causar algum impacto a natureza, pois toda ação que é feita causa algo danificador. Um exemplo mais próximo de nós é o caso da energia eólica, que sempre vai ter benefício como: Baixo custo de manutenção, é uma energia renovável, não poluir muito e não impede o desenvolvimento local como atividade agropecuária entre outras.Também temos malefícios como: Alto custo para implantação, ruído e terreno bem amplo.

    Aluna: Ana Kécia Freitas Nº: 02
    Curso: Informática
    Ano: 2º ano

    ResponderExcluir
  22. As energias renováveis, como o próprio nome já diz, são fontes de fontes de energia que se reabastecem naturalmente. Essas fontes de energia causam impactos ambientais mínimos ou quase nulos, se comparadas as energia não-renováveis, por esse motivo é impossível realizarmos a utilização de energias consideradas limpas sem que causem impactos ambientais.

    Luís Felipe Santiago dos Santos Silva
    Curso de Informática 2º ano.

    ResponderExcluir
  23. É imposivel o homem vazer algo sem que destrua a natureza, mas temos como controlar isso.
    Com os recursos renovaveis, melhor falando podemos explorar algo menos desastroso para a naturaza.
    Eu DANILO DE OLIVEIRA SILVA DO 2º ANO DE INFORMATICA, sou a favor das explorações dos ventos.
    ***************************************************
    No mundo de hoje é imposivel viver sem alguma energia renovavel, por causa que dentro de alguns anos iremos sofrer as consequencias com a poluição dos rios, lagos, não teremos agua potavel.
    Sou a favor das energias renovaveis pois trará uma melhor condição de vida para o planeta e para os seres vivos.
    EVANEUDO DE OLIVEIRA GOMES JÚNIOR
    INFORMÁTICA 2º

    ResponderExcluir
  24. Bem, dizer que as fontes de energias renováveis não causam impactos ambientais e mentira, porém os seus impactos sao menores que das fontes fosseis. As fontes de energia renováveis sao fontes limpas não poluem o ar, na maioria das vezes nem a água e nem o solo. Assim podemos ver que realmente os benficios sao bem maiores que os malefícios. Lucas S. dos Santos informática 2o ano.

    ResponderExcluir
  25. Certamente , as energias renováveis trás malefícios, assim como todas as outras , mas se comparado as demais ela é bem menos prejudicial a natureza e como o próprio nome já diz elas se renovam, por isso, os danos causados por esta é desprezível se comparado aos benefícios .

    Joice de Lima Costa n° 23
    Informática 2° ano

    ResponderExcluir
  26. Não, porque todas as fontes de energia causam algum estrago na natureza, seja ele na fabricação de materiais ou na própria instalação dos eqiuipamentos. Exemplo disso é a instalação do parque eólico na área litorânea de nossa cidade, que leva benefícios para poucos e causa impactos na vida de muitos.

    Aluno: Eduardo Brito Pereira, Nº: 13
    Curso: Informática 2º ano.

    ResponderExcluir
  27. Não,pois toda energia sendo ela renovável ou não causa impacto ambiental por mas pequeno
    que seja.Por exemplo a energia eólica ela é considerada uma das mais promissoras fontes
    naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, limpa,
    amplamente distribuída globalmente e, é utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa,mas também tem seus malefícios como alto custo para implantação, ruído e terreno bem amplo.

    Aluno: Ana Virgínia Vieira Lima N°03
    Curso: Informática 2°Ano

    ResponderExcluir
  28. Em nosso ponto de vista, não se pode dizer que todas as fontes de energia são totalmente beneficentes, algumas podem sim nos trazer males, pois como alguns exemplos que temos em nossa região nos dizem que as energias podem nos trazer tanto malefícios para a saúde ambiental quanto para a saúde pessoal e profissional. Através da energia renovável, pode acontecer vários problemas ambientais, entre eles problemas ecológicos e aquecimento global. Onde é um dos principais problemas citados em nosso cotidiano, e para reverter essa situação devemos colaborar aproveitando recursos naturais de maneira correta.

    By: Thaís Oliveira e Paula de Freitas.
    Informática 2º ano

    ResponderExcluir
  29. Certamente , as energias renováveis trás malefícios, assim como todas as outras , mas se comparado as demais ela é bem menos prejudicial a natureza e como o próprio nome já diz elas se renovam, por isso, os danos causados por esta é desprezível se comparado aos benefícios .

    Joice de Lima Costa n° 23 e Lanna da Silva Gondim nº 28
    Informática 2° ano

    ResponderExcluir
  30. Não, pelos nossos conhecimentos acreditamos,qualquer tipo de renovação de energia pode haver modificações em nosso ambiente mais existem as energias renovaveis que modificam sim o ambiente mais não da forma que as outras energias que não são renovaveis."Tudo na vida é preciso um sacrificio para melhorarmos de vida, então se é de termos uma energia muito poluente é melhor termos uma energia renovável que nos beneficia de maneira menos poluente".

    Dupla:Anderson e Diogo
    Curso:Informática - 2ºAno

    ResponderExcluir
  31. A preocupação com os impactos ambientais vem da crescente conscientização de que a vida na Terra
    necessita dos recursos naturais para se manter em equilíbrio. Então as principais vantagens resultantes da utilização das fontes de energias renováveis consistem no fato de não serem poluentes e poderem ser exploradas localmente. A utilização da maior parte das energias renováveis não conduz à emissão de gases com efeito estufa. Assim a exploração local das energias renováveis contribui para reduzir a necessidade de importação de energia, ou seja, efetua a dependência energética relativamente aos países produtores de petróleo e gás natural.

    Alunos; César Lucas Rocha Lima nº7
    Nairtom Sabino nº36

    2º ano de Informática

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...