22 de setembro de 2015

Dia Mundial Sem Carro

     
     Saudações leitoras, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    Esta semana nossas postagens vem com a temática ambiental muito presente devido aos dias em destaque como: Dia da Árvore e o Dia Mundial Sem Carro, que no caso é registrado hoje. A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000. Na cidade de São Paulo são realizadas atividades desde 2003. 
    Com pedalada-manifesto, a cada ano o movimento ganha mais adeptos a essas atividades que são realizadas principalmente por iniciativa de cicloativista e participantes da Bicicletada, com apoio das secretaria municipais, Ongs, escolas, universidades e empresas parceiras. 
     Então, o  que eu posso fazer?
     A dica vem do site Vá de Bike, que sugere que o dia 22 de setembro é uma oportunidade para que as pessoas experimentem vivenciar a cidade de outra forma. Transporte público, bicicleta e mesmo a caminhada são alternativas saudáveis e cidadãs, que contribuem com o meio ambiente, com a sua saúde e até com a locomoção daqueles que realmente necessitam utilizar o carro, sobretudo em situações especiais de mobilidade (melhor idade, gestantes, transporte de crianças pequenas, pessoas com necessidades especiais, etc). Até a carona solidária, combinada com um colega de escritório que more perto da sua casa, já ajuda bastante.
      Por isso, nós aqui do blog também queremos desafiá-lo: se você utiliza o carro no dia a dia, faça um desafio a si mesmo no mês de setembro e descubra se você é capaz de passar um único dia útil no ano sem seu carro. A cidade, o planeta e nossas crianças agradecem!

21 de setembro de 2015

Dia da Árvore

    Saudações ambientais, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje tem como texto uma história em quadrinho da Turma da Mônica de Maurício de Sousa, que ilustra muito bem o Dia da Árvore. A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos.
    No Brasil, a data é comemorada em 21 de setembro, mas é bem diferente dos demais países, pois marca o início da primavera. É inegável o valor da árvore ara o planeta, por isso leiamos o quadrinho a seguir e deixemos em forma de comentário sobre nossa atitude em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.
     Reflita junto com a Turma da Mônica! 


17 de setembro de 2015

"Não há caminho para a paz, a paz é o caminho"

       
        Saudações, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
      Você sabia que hoje, dia 17 de setembro, se comemora o Dia da Compreensão Mundial? Não! Pois bem, em tempo de intolerância religiosa e refugiados espalhados por todo o continente a data bem que poderia ser  mais divulgada, não é mesmo? Mas não é, mesmo assim o blog vai te informar.
     A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre uma das principais características que a humanidade deve ter para que haja o máximo de paz no planeta: compreensão
Compreensão não significa se anular como pessoa, afinal todos os indivíduos, assim como esteticamente, são diferentes também em relação aos ideais de vida ou comportamento social. Essas diferenças são formadas por vários fatores, como faixa etária, geração, cultura, religião, educação e entre outros.
     A grande questão proposta no Dia da Compreensão Mundial é justamente saber lidar com tantas diferenças, respeitando e procurando entender os sentimentos do próximo. A ideia é fazer com que todos os líderes de governo e sociedade em geral pensem e equilibrem os seus julgamentos com paciência e respeito ao próximo. 
      A compreensão abrange os inúmeros tipos de preconceitos e atuais conflitos que existem em todas as sociedades, sejam étnicas, religiosas, sexuais ou socioeconômicas. Mas nós queremos saber de você, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura: que atitudes o ser humano pode tomar para ser mais compreensivo em suas relações para com o próximo e para com o planeta? Deixe sua resposta em forma de comentário. 
       E sejamos mais compreensivos com o próximo! Até a próxima leitura!  :)

Seguidores