29 de março de 2015

"São as águas de março fechando o verão..."

     Olá, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    Ainda no clima do Dia Internacional da Água e a aproximação do fim de mais um mês, o mês de março, a postagem de hoje destaca a música "Águas de Março" de Tom Jobim, a análise da música foi adaptada do site: http://analisedeletras.com.br/tom-jobim/
    A música "Águas de março" fala sobre começo e, principalmente, recomeço. Na letra é possível verificar vários fenômenos naturais e artificiais que ocorrem nesse período do ano. O mês de março é marcado pelo fim do verão e início do outono. 
    Apesar de viver num ambiente urbano, Tom retratou muito bem situações que ocorrem no campo, como "É peroba no campo, é o nó da madeira" "é um sapo, é uma rã, é um resto de mato na luz da manhã".  
    O verão é a estação das paixões avassaladoras que não duram, com os "amores de carnaval", é uma estação de festa, de aproveitar, e não de construir. No outono, que se inicia em março, é que a vida retorna a sua habitualidade. Por isso, as chuvas do fim do verão marcam esse recomeço, "é a promessa de vida no teu coração". 
    Ainda, é interessante lembrar, que o sertanejo nordestino acredita que se chover no dia 19 de março, o dia de São José, Pai Adotivo de Cristo, o inverno será de muita fartura. Tom vivia numa paisagem urbana e acredita-se que não tenha tido a intenção de lembrar isso, mas é uma maneira que também podemos interpretar.
    Assista a seguir o clipe legendado da música interpretada por Elis Regina e o próprio Tom Jobim. Não esqueça de destacar o trecho mais significativo em forma de comentário.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=t4EeMTmDAJ0

11 comentários:

  1. A música e linda é perfeita. Amei de verdade.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esta musicca e muito linda, assim como tudo que vem da natureza, assim como a CHUVA, o SOL, tudo que é da natureza me deslumbra ! E tudo muito encantador.!!!

    ENFERMAGEM 1

    ResponderExcluir
  4. Adoro as músicas de Tom Jobim, são todas sensacionais... E essa então ? Muito top !!! Adorei a publicação, bem interessante !!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana essa música !

    #Comércio 1

    ResponderExcluir
  6. Amei a música, muito linda e inspiradora.
    #Comércio1

    ResponderExcluir
  7. Amei essa música , muito perfeita :)
    #Comércio 1

    ResponderExcluir
  8. Amei esta musica é realmente muito bela o trecho que mais gostei foi:"É o caco de vidro é a vida é o sol."
    Informatica 1

    ResponderExcluir
  9. Nunca escutei essa música, é uma maravilha. É bom descontrair com um pouco de música no fim da noite fria.. Perfeita! :)
    Mickele Lima
    #Comécio 1

    ResponderExcluir
  10. Realmente essa é uma música muito linda ,nos mostra uma realidade na letra ,inspiradora amei .
    Raynara enfermagem 1

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...