29 de março de 2014

Vamos celebrar a juventude!

      Saudações juvenis, tum@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     No dia 30 de março, comemora-se o Dia Mundial da Juventude, data criada em 1984 pelo Papa João Paulo II, quando confiou aos jovens do mundo inteiro uma cruz feita de duas traves de madeira como símbolo de fé e da data, que estava primeiramente ligada aos eventos da Igreja Católica, no entanto, com o passar do tempo, a data começou a ser comemorada por pessoas de crenças e culturas diferentes.
      A juventude define um período da vida caracterizado por grandes acontecimentos e o blog não poderia deixar de associar a essa data um nome muito importante do rock nacional, referência até os dias atuais em nosso país e que se fosse vivo teria comemorado 54 anos de vida essa semana. Estamos falando de Renato Russo e sua legião de músicas-poemas ou poemas-músicas, por isso escolhemos a animação da música Perfeição para registra o Dia Mundial da Juventude. Vamos tod@s celebrar! 





25 de março de 2014

130 anos de libertação dos escravos no Ceará

    
     Salve, salve, queridos seguidores do blog Diário Virtual de Leitura, em especial, aos cearenses que hoje comemoram os 130 anos de libertação dos escravos!
    A data  marca  abolição dos escravos no Ceará e foi decretado como feriado da “Data Magna do Estado. A Emenda Constitucional, de autoria do deputado Lula Morais, que instituiu o feriado foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro de 2011. 
    A ideia inicial era colocar a data comemorativa no mesmo dia do feriado de São José, dia 19 de março, mas o Governador Cid Gomes sugeriu que o feriado acontecesse no dia em que a província do Ceará libertou seus escravos, dia 25 de março de 1884. 
   O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão. Um ano antes, em 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual Redenção, foi a primeira Vila a libertar seus escravos no Ceará.
 
Fonte do texto:http://coisadecearense.blogspot.com.br

23 de março de 2014

Le Petit Prince: 70 anos de emoção e de ensinamentos

 
      Saudações leitoras, queridos seguidores do blog Diário Virtual de Leitura!
     A indicação de leitura de hoje retorna a uma conhecida obra já citada aqui em nosso espaço virtual, estamos falando do livro O Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry. A obra segue uma das mais populares do mundo, mesmo 70 anos após seu lançamento em 1943, aqui no Brasil em 1945.
     Definida pelo filósofo alemão Martin Heidegger como uma das maiores obras existencialistas do século 20, O Pequeno Príncipe é um dos livros mais traduzidos do mundo, mas não há consenso sobre o número exato: no site oficial da obra, Le Petit Prince, fala-se em 257 idiomas e dialetos, e há edições no Camboja e no Japão, por exemplo. No país nipônico, o sucesso foi tanto que há um museu dedicado ao Pequeno Príncipe na cidade de Hakone.
      Desde a publicação, a trama já foi contada em diversas plataformas, como na série de desenho animado As Aventuras do Pequeno Príncipe, lançada no final da década de 1970. Mais recentemente, o livro inspirou uma animação computadorizada homônima, exibida no Brasil pelo canal de TV por assinatura Discovery Kids, e uma série em quadrinhos publicada pela Editora Amarilys.Clique o link https://www.youtube.com/watch?v=GfOIj36_y2Aassista ao vídeo da célebre cena do Príncipe e a raposa em umas versões do cinema do livro.
     Exupéry, assim como um dos personagens do livro, também foi piloto. No final da década de 1920, o francês, que ficou conhecido como "o poeta da aviação", foi designado para trabalhar em Buenos Aires e chegou a pousar algumas vezes no Brasil.
     Enquadrado pelo site Publish News na categoria infanto-juvenil (categorização questionada por alguns críticos literários), foi o segundo livro mais vendido em fevereiro de 2013 e o quinto no segmento em todo o ano de 2012, segundo o ranking. Desde 2002, quando a editora Agir foi incorporada pela Ediouro, o livro vende uma média de 300 mil exemplares por ano, e está na 48ª edição no País.
      Se você já leu a obra, relembre conosco algumas frases destaque. Se não, empolgue-se para conhecer o maravilhoso  e  o envolvente planeta do Pequeno príncipe.

      "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".
       "Os olhos são cegos. É preciso buscar com o coração".

       "O essencial é invisível aos olhos".

      "Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração... É preciso ritos".
     Esperamos que tenham gostado da indicação e desejamos a todos uma boa leitur@!

21 de março de 2014

Dia Mundial da Água: nosso líquido precioso

     

     Saudações ambientais, turm@ que acompanha e interage no blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje registra mais uma data importante para a sociedade, no entanto, não temos muito o que comemorar, pois a água, nosso líquido precioso, tem ficado cada vez mais escasso no planeta, e nos ultimo meses em nosso país, grandes centros urbanos têm sofrido racionamento e procuram  estratégias de viver diante de uma escassez anunciada.
    O registro do Dia Mundial da Água traz um alerta: prevê-se que, em 2050, 2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos. Dados da ONU mostram que apenas 3% de toda a água terrestre é própria para consumo.
    A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra. Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Em 1960, o homem pisou no solo lunar e descobriu que a terra é o planeta azul, cobrindo cerca de 71% do globo. A água é o elemento mais importante para manter a vida em nosso planeta, além de está presente em 75% do corpo humano, além de mais da metade de todas as espécies de animais e plantas do mundo é aquática.
  O blog Diário Virtual de Leitura alerta também que a cada minuto de banho a menos, se economiza 15 litros de água, quantidade suficiente para um adulto beber água por uma semana. E você está fazendo sua parte?  É importante lembrar não apenas hoje, mas durante nosso cotidiano que atitudes conscientes manterão um planeta sustentável para as próximas gerações.
    

15 de março de 2014

Construir pontes

     Salve, salve, turm@ que interage no blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje, com clima de mais um fim de semana, é uma animação intitulada de A ponte, que remete-nos a construção de pontes e não de muros. Assistamos o vídeo e registremos em nosso comentários a mensagem sugerida pela atitudes dos animais ao atravessarem a ponte. 
    Boa reflexão a tod@s!
https://www.youtube.com/results?search_query=the%20bridge%20anima%C3%A7%C3%A3o&sm=3

12 de março de 2014

Provérbios pra que te quero!

      Salve, salve, turm@ que acompanha e interage no blog Diário Virtual de Leitura!
     A postagem de hoje resgata o registro de  frases de caráter popular, de texto curto às vezes com autoria, outras não,  repetido pelos usuários da língua e se baseia no senso comum de um determinado meio cultural, como por exemplo: “O seguro morreu de velho”. Estamos falando dos provérbios ou ditados populares.
    Por isso, propomos o desafio de recriar alguns ditados ou até mesmo divulgar em forma de comentários algumas ideias e reflexões propostas por muitos deles. Leiamos a seguir um provérbio judaico e, registremos nossas impressões.
    Mas o desafio não para por aqui. Elencamos a seguir alguns provérbios conhecidos para que você, querido seguidor, também exercite a criatividade, refazendo, reformulando e alterando o bom sentido dos provérbios originais e usando a imaginação o novo sentido da frase contribua para acrescentar uma reflexão pois todo o dito tem um "ensinamento com alguma filosofia para nossa vida". Veja um exemplo: provérbio -A união faz a força. releitura - A união faz força, mas permanece a desunião. 
    Então, agora é a sua vez!
Aqui se faz, aqui se paga.        
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
   As aparências enganam.
Cada macaco no seu galho.
      


7 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher

Mensagem do blog  
Diário Virtual de Leitura a todas as suas seguidor@s no Dia Internacional da Mulher

6 de março de 2014

O que você pensa sobre?

      Olá, turma que interage no blog Diário Virtual de Leitura!
     A postagem de hoje relembra um tema já discutido aqui em nosso espaço virtual, estamos falando da maioridade penal. Os debates a respeito da  redução ou não da maioridade penal no Brasil sempre estão em evidência, no entanto, nunca houve um consenso acerca de algumas questões como: será que reduzir a maioridade penal irá reduzir os índices de violência praticada por “menores infratores”? Será que enviá-los para penitenciárias mais cedo  mudará essa realidade? 
    Pensando nessas questões o blog Diário Virtual de Leitura através da charge abaixo queria saber qual sua posição sobre o assunto. Reflita conosco e registre em seu comentário seu posicionamento. 
     Boa reflexão a tod@s!


Seguidores