www.conversacult.com.br |
Saudações, leitoras, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura?
Há alguns meses, uma notícia deixou o mundo da leitura de "cabelos em pé", ou não. Trata-se da polêmica gerada pela adaptação de clássicos da literatura brasileira entre eles: O alienista, de Machado de Assis e A pata da Gazela, de José de Alencar.
A escritora paulista Patrícia Engel Secco com a publicação desses dois volumes, pretende distribuir 300 mil exemplares de cada um dos autores
gratuitamente pelo Instituto Brasil Leitor, com patrocínio via Lei
Rouanet. Até aí, tudo bem, então por que a polêmica? (leia mais aqui)
O fato é que segundo a escritora, a intenção é "descomplicar" a leitura, substituindo algumas palavras dos originais com o intuito de aproximar os jovens leitores dos clássicos, facilitando a leitura e a divulgação das obras, por exemplo: a troca da
palavra "sagacidade" por "esperteza", de compreensão mais fácil. A
polêmica, entretanto, não é novidade nas escolas.
Então o blog Diário Virtual de Leitura quer saber de seus seguidores: a adaptação de livros clássicos da literatura brasileira é válida ou sinaliza uma limitação de leitura e de leitores proficientes no país?
Deixe sua opinião em forma de comentário. Boa discussão a tod@s!
Bela iniciativa, ótima ideal. Acho belíssimo as historias dos clássicos, principalmente Marchado de Assis, porém sempre desisto dos livros dele, não consigo compreender muitas a vezes o que o autor que dizer, palavras que estão fora do meu vocábulo.
ResponderExcluirComo qualquer projeto, tem seu lado positivo e negativo, pois apesar de acontecer um aumento das leituras dos clássicos com a essa linguagem renovada, também estará impossibilitando a acesso á qualidades que só a obra original teria, como a linguagem daquela época que faz parte da nossa cultura.
ResponderExcluirEstamos no mundo em transição, o "antigo" tem sim que ser "atualizado"!
ResponderExcluirMelhor. Graças a essa iniciativa, todos os públicos poderam conhecer um pouco mais das grandes obras brasileiras.
Ótima pergunta. Adorei a postagem !!!!!
ResponderExcluir