25 de agosto de 2014

10 benefícios da leitura

     Saudações leitoras, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     Nossa postagem de hoje é um registro super, hiper, mega útil e comprovado pela ciência: ler faz bem para o cérebro. 
    Talvez essa informação não surpreenda mais por ser óbvio, mas os cientistas comprovam. Leia a seguir o registro da pesquisa publicado no blog Estante Virtual:

       "Nos Estados Unidos, um grupo de teste foi convidado a ler um capítulo do romance Mansfield Park, de Jane Austen, dentro de uma máquina de ressonância magnética, enquanto pesquisadores da universidade de Stanford analisavam os resultados neurológicos. Para o experimento, era preciso ler o capítulo de duas formas distintas: primeiramente, uma leitura descompromissada; depois, uma leitura para análise crítica da obra. A conclusão do estudo apontou que a leitura de livros pode ser um exercício valioso para o cérebro, já que quando lemos, o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração e, no caso de uma leitura mais crítica, também para áreas menos ativas do cérebro. Logo, o estudo concluiu que a forma de leitura afeta o cérebro e através dela podemos treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração. Logo, o estudo conclui que a forma de leitura afeta o cérebro e pode indicar formas de treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração. Estudos semelhantes para avaliar os benefícios da leitura com máquinas de ressonância magnética já haviam sido realizados antes na Europa". 

    Leia a seguir os benefícios listados pelo blog e não esqueça de acrescentar ou destacar seu preferido.


3 comentários:

  1. "A leitura desconhece a solidão e nos permite está sempre acompanhado" este beneficio complementa o citado anteriormnete na lista que "A leitura é o combustível inesgotável da imaginação", chega que quando estamos no mundo da leitura, nossa imaginação nos transporta para as páginas do livro.

    ResponderExcluir
  2. 10- Ler eleva a autoestima. Certezaaaa

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...