25 de março de 2014

130 anos de libertação dos escravos no Ceará

    
     Salve, salve, queridos seguidores do blog Diário Virtual de Leitura, em especial, aos cearenses que hoje comemoram os 130 anos de libertação dos escravos!
    A data  marca  abolição dos escravos no Ceará e foi decretado como feriado da “Data Magna do Estado. A Emenda Constitucional, de autoria do deputado Lula Morais, que instituiu o feriado foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro de 2011. 
    A ideia inicial era colocar a data comemorativa no mesmo dia do feriado de São José, dia 19 de março, mas o Governador Cid Gomes sugeriu que o feriado acontecesse no dia em que a província do Ceará libertou seus escravos, dia 25 de março de 1884. 
   O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão. Um ano antes, em 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual Redenção, foi a primeira Vila a libertar seus escravos no Ceará.
 
Fonte do texto:http://coisadecearense.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Que bom que o Ceará deu o primeiro passo para liberar os escravos no Brasil que até hoje passam seus dias lutando para vencer totalmente o preconceito racial, e nada menos do que terem o seu dia para celebrar a liberação da província do Ceará

    ResponderExcluir
  2. "130 anos de libertação dos escravos". Pelo menos é o que parece, muitas pessoas ainda sofrem isso.

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...