6 de outubro de 2013

25 anos da Constituição de 1988

        
        Saudações constitucionais, galerinh@ que interage e se informa no blog Diário Virtual de Leitura!
       A Constituição Brasileira de 1988 fez aniversário no último dia 05 de outubro e o blog Diário Virtual de Leitura registra este fato esclarecendo e informando aos seus seguidores a importância deste documento para a nação, a partir do site http://www.ebc.com.br.
 Se você tem menos de 24 anos, talvez não saiba que o conjunto de direitos e deveres que hoje rege a vida dos brasileiros nem sempre foi o mesmo. Conceitos e práticas de liberdade, direitos trabalhistas e muitos outros foram deixados de lado em determinados momentos da história.
No total, foram sete Constituições Brasileiras até hoje. Cada uma representa períodos específicos da nossa formação social e política. Saber como as pessoas eram tratadas pela Lei e como era a relação entra ela e o poder econômico compõe parte importante da formação cidadã de cada um.
Caso você tivesse vivido em 1824, por exemplo, veria a existência de um Poder Moderador acima dos outros três poderes tradicionais (Executivo, Legislativo e Judiciário), exercido pelo próprio imperador. Para quem não era católico, os cultos poderiam ser feitos apenas dentro de casa. A construção de templos com fachadas diferenciadas era proibida.
Já quem viveu a ditadura militar, cujos “anos de chumbo” foram balizados pela Constituição de 1967, deve se lembrar que o regime estabelecia pena de morte para crimes de segurança  nacional; restringia ao trabalhador o direto à greve e praticava censura.
A Constituição de 1988 é tida como o marco da redemocratização e da retomada do Brasil na valorização dos direitos dos cidadãos, mesmo apesar das críticas de especialistas sobre a quantidade de emendas constitucionais é importante conhecer a história de Ulysses Guimarães, representado na imagem da postagem, como o parlamentar que lutou pela redemocratização e participou da elaboração da Constituição de 1988, acessando este link e viva a Democracia!

3 comentários:

  1. A Constituição é muito importante, pois ela nos assegura nossos direitos e deveres.

    Marcos
    Informatica 3

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pela luta...

    Jefferson Hospedagem III

    ResponderExcluir
  3. Sabemos que em nossa constituição tem algumas coisas que não vão ao gosto dos cidadãos, porém é nela que está toda a história de nosso país. Formula nossos direitos e deveres. Parabéns a nossa constituição e a quem a construiu.

    ÍTALO SANTOS HOSPEDAGEM 3

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...