15 de setembro de 2013

Luz, câmera, autores em ação!



             Saudações teatrais, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
            A postagem de hoje registra a segunda parte do Projeto Autores em Ação que já foi divulgado aqui no blog. Desta vez, a professora Josélia Pereira desbravou o maravilhoso universo do Realismo e Naturalismo com os alunos do 2º ano de Finanças com as obras representativas destes períodos literários, entre elas: Luzia Homem, O ateneu, Casa de Pensão e Dom Casmurro.
            Tendo em vista a importância do estudo literário principalmente nas séries finais do Ensino Médio, é pertinente a prática da leitura das obras literárias pois exige-se do aluno uma dedicação maior e análise mais profunda das características do autor e do próprio contexto histórico.
            O projeto teve início em julho deste ano com a leitura das obras estudadas e , em seguida, a o enredo foi adaptado para o gênero teatro, com intuito de incentivar não só a uma primeira leitura, mas levando também a socialização das narrativas aos demais grupos e turmas convidadas pelos responsáveis do projeto.
            O blog Diário Virtual de Leitura parabeniza a professora Josélia Pereira e os demais alunos do 2º ano de Finanças da EEEP de Aracati pelo excelente projeto desenvolvido e esperamos em breve a terceira etapa para que possamos nos deliciar no universo da literatura com a companhia dos Autores em Ação!
             Não deixe de registrar em seu comentário qual obra literária mais lhe impressionou e instigou sua curiosidade para lê-la na íntegra e realizar mais pesquisa sobre o autor e seu contexto histórico.









8 comentários:

  1. A cada vez que eu assisto essas apresentações literárias, vai aumentando ainda mais o gosto pela leitura dos clássicos tanto da literatura portuguesa quanto a brasileira.Portanto, assisti os "autores em ação" é mais um passo dado em nosso aprendizado, mas de maneira diferente, é através dessas peças que passamos a conhecer ainda mais as obras.Não posso dizer a obra que chamou-me mais a atenção, poi infelizmente só tive o privilégio de assisti só uma que foi DOM CASMURRO, do notável Machado de Assis, mas foi bom ter assistido em forma de teatro, como também é gostoso ler o próprio livro.

    Tainan Santana Hospedagem II

    ResponderExcluir
  2. Saudade dessa turma, super criativa. Parabéns pessoal! Jemima Silvestre

    ResponderExcluir
  3. A apresentação foi muito legal, relatou realmente como eram os principais autores daquela época e como as suas obras influenciaram a vida das pessoas.

    Marcos
    Informática 3

    ResponderExcluir
  4. Apesar das dificuldades, todos os grupos conseguiram supera-las, e assim obter os resultados positivos,além de poder conhecer as obras desses grandes autores.

    Victor Luiz
    Finanças II

    ResponderExcluir
  5. Como sabemos, há pessoas que não tem o hábito da leitura ou nem mesmo se interessa por ler, pois uma forma de passar a mensagem de qualquer livro é também fazer um teatro cujo enredo seja o livro “X”, além de ser bastante dinâmico e ainda pode se tornar muito interessante... Basta apenas saber passar a mensagem proposta pelo livro!

    Jonathan Enfermagem III

    ResponderExcluir
  6. E também livros extensos que podem ser resumidos, em torno de uma pequena e animada peça teatral... Sempre com o intuito de passar o conhecimento necessário sobre a obra apresentada! Traçando caminhos agradáveis para o incentivos da leituras!!!

    Jonathan Enfermagem III

    ResponderExcluir
  7. Esta iniciativa fooi muito legal, mobilizou todos as turmas da escola, podendo assim, aproveitar melhor o tempo na escola de uma forma atrativa e interessante! Onde toodos os segundos anos mostraram ter criatividade, uns sendo mais desenrolados que outros mais toodos se saíram bem.

    Jefferson Nascimento# Hospedagem III

    ResponderExcluir
  8. Esta iniciativa fooi muito legal, mobilizou todos as turmas da escola, podendo assim, aproveitar melhor o tempo na escola de uma forma atrativa e interessante! Onde toodos os segundos anos mostraram ter criatividade, uns sendo mais desenrolados que outros mais toodos se saíram bem.

    Jefferson Nascimento# Hospedagem III

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...