25 de março de 2013

Data Magna do Ceará



     Olá, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje esclarece, para boa parte dos leitores do blog, a importância e o porquê do feriado estadual no Ceará no dia 25 de março, que para alguns pode ser novo, mas foi instituido pela  Emenda Constitucional de autoria do deputado Lula Morais e aprovado pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro de 2011.
    O estado do Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884. Um ano antes, no dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município de Redenção, a 55 Km de Fortaleza, libertou os escravos um ano antes da província do Ceará.
    Então, agora já que você sabe o porquê deste feriado tão importante para os cearenses, registre sua visão a respeito do assunto em seu comentário e desejamos um bom feriado e acima de tudo liberdade de expressão a tod@s! 

5 comentários:

  1. É muito bom saber o significado deste feriado, pois muitas pessoas não param para fazer a reflexão em relação a importância do nosso estado. O Ceará tem pessoas influentes e importantes que fizeram parte da história do nosso Brasil. Viva a terra da luz!

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber que o CEARÁ,foi a primeira província do Brasil a abolir a escravatura e é muito importante que todos saibam o porque deste feriado, pois muitos não sabem ainda que é por motivo da abolição da escravatura no ESTADO DO CEARÁ.Parabenizo aqueles que lutaram pela existência deste feriado estadual e que façamos deste dia,um dia memorável a todos aqueles escravizados.

    Tainan Santana Hospedagem II

    ResponderExcluir
  3. A emancipação dos escravos foi um fato muito importante na história da nossa nação. Ideais de igualdade e fraternidade são os princípios fundamentais de uma civilização. Nosso estado foi um exemplo para os demais.

    Gilvam Barbosa Informática 2

    ResponderExcluir
  4. É muito importante saber a origem e o significado de um feriado tão importante para o Ceará, mas que tem como foco um assunto que envolveu todo o mundo.Sinto orgulho de ser cearense e de fazer parte dessa história de libertação dos escravos.
    Neulliane Carla
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  5. O Ceará tem realmente muito pra contar. E mais uma vez ele se torna o protagonista de um fato tão importante. Esse feriado se torna não apenas um dia de folga, mas traz a todos nós a reflexão de que os escravos um dia foram libertos e que nós também temos a liberdade de sermos felizes hoje.
    Matheus barbosa-Finanças 3

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...