28 de agosto de 2012

29 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo



     Saudações combativas, turma que se liga no blog Diário Virtual de Leitura!
     Você sabia que o dia 29 de agosto foi escolhido como o dia nacional de combate ao fumo? 
     Desde 1840 o cigarro passou a ser industrializado, proporcionando um grande aumento de pessoas que fumam por todo o mundo. Antes, os cigarros eram feitos manualmente, como os cigarros de palha.
    Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas.O fumante, com o passar do tempo, adquire uma doença denominada tabagismo, que se caracteriza pelo excesso de nicotina no organismo.
    Além disso, as pessoas que não fumam devem ficar alertas, pois a inalação da fumaça do cigarro, mesmo que de outra pessoa, causa os mesmos males, sendo consideradas fumantes passivas. Outras nada podem fazer, como no caso de crianças que convivem com pais que fumam ou mesmo recebem a nicotina ainda na barriga da mãe.
    Dessa forma, para se evitar a aquisição de um câncer ou outras doenças causadas pela fumaça do cigarro, o melhor a fazer é não fumar e ajudar a combater o consumo do fumo, do tabaco, devido aos sérios problemas que causam ao organismo.
     O blog Diário Virtual de Leitura registra a data e alerta para os malefícios do mau hábito.Veja a seguir os componentes do cigarro. Junte-se a nós e também cultive bons hábitos e ajude a propagar boas atitudes.
Fonte do texto adaptado:http://www.brasilescola.com

 

27 de agosto de 2012

Inspire-se e faça a diferença em sua cidade!

      Olá, galerinha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     A postagem de hoje registra um dia muito importante: 28 de agosto- Dia Nacional do Voluntariado. A data, instituída no Brasil desde 1985 pelo presidente José Sarney através da Lei Nº 7.352, é comemorada anualmente e nos faz lembrar do quanto é importante se dedicar a uma causa sem se importar com recompensas financeiras, seja a causa social, ambiental ou cultural.
     Você sabe o que é isso? Você é voluntário ou faz ou já fez parte de ações voluntárias em sua cidade?
    Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.
    Existem diversas formas e oportunidades de participação, presencialmente ou à distância:  realizando ações individuais como: alfabetizar adultos, doar sangue, dar aulas de artesanato, incentivar a coleta seletiva de lixo; participando de campanhas de doação de sangue, de coleta de livros, de brinquedos, de alimentos, de reciclagem de lixo, do trote cidadão, pela paz, pelo voto consciente, entre outras.
     E aí, lembrou de alguma ação voluntária exercida por você? Se sim, deixe em seu comentário o relato de au experiência. Se não, comece a inspirar-se em muitas pessoas do nosso país que levantam essa bandeira.



24 de agosto de 2012

Convivência

    Saudações animadas, turminha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
   A postagem de hoje abre mais um fim de semana animado. O vídeo intitulado Convivência é uma produção da Pixar,  empresa de animação digital pertencente a companhia Walt Disney, vencedora de diversos oscars e especializada em alta tecnologia de computação gráfica.Dentre as super produções destacam-se Cars, Toy Story, Ratatouille e Wall-E. 
  Assista a seguir a produção americana e reflita a mensagem a partir da palavra tema do vídeo: CONVIVÊNCIA.
fonte: http://www.youtube.com/watch?v=u5651tdwyXo

Não deixe de registrar seu comentário! Ele é muito importante para o blog. 
Bom fim de semana a tod@s!

23 de agosto de 2012

Vamos travar a língua?

     Saudações folclóricas, turma que segue o blog Diário Virtual de Leitura!
     Dando continuidade a semana do folclore brasileiro, nossa postagem de hoje destaca duas palavras bem conhecidas nossas: parlenda e trava-línguas. Você lembra de que se trata?
     Se não, vamos aos conceitos básicos:
    As parlendas são conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente envolvem alguma brincadeira, jogo, ou movimento corporal. 
    Os trava-línguas brincam com o som, a forma gráfica e o significado das palavras. A sononoridade, a cadência e o ritmo dessas composições encantam adultos e crianças. O grande desafio é recitá-los sem tropeços na pronúncia das palavras.
Para ilustrar os conceitos, seguem alguns exemplos:
Parlenda:

Trava-língua:

E você conhece alguma parlenda ou trava-línguas interessante? Registre aqui as suas preferidas.

22 de agosto de 2012

Dia do Folclore

Conheça mais sobre o folclore brasileiro e compreenda sobre seu povo, seus costumes e sua cultura de modo geral. 
Mensagem do blog Diário Virtual de Leitura  no Dia do Folclore

21 de agosto de 2012

Afinal, você é a favor ou contra as cotas?

     Olá, turminha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje destaca um tema polêmico: as cotas sociais e raciais nas universidades brasileiras.

    
    A discussão retorna duas semanas após a aprovação, por parte do Senado, do projeto de Lei que reserva 50% das vagas das universidade federais para cotistas sociais e raciais. 
   Muito tem se comentado e argumentado sobre o assunto, que gerou polêmica e teve muita repercussão. Críticas e elogios vieram de todos os lados mostrando que a questão está longe de ser unânime.
    O fato é que basta a presidenta Dilma Roussef sancionar tal projeto para que a lei entre em vigor, de forma que as universidades federais terão até 2016 para se adaptar e regularizar seus respectivos sistemas de cotas.
    Em meio a esse importante debate e a expectativa de milhares de estudantes em relação ao desfecho desta questão, nós do Diário Virtual de Leitura decidimos lançar esse simples e objetivo questionamento: Afinal, você é a favor ou contra as cotas? 
   Nosso objetivo aqui é saber se você, leitor e possivelmente aspirante a uma vaga no ensino superior público, concorda ou não com este projeto de lei. Caso queira expor sua opinião, apresentar argumentos, críticas ou questionamentos, fique a vontade. Este espaço está aberto para discussões.

Texto baseado em http://www.infoenem.com.br

19 de agosto de 2012

Centenário de Nelson Rodrigues

        Saudações literárias, turma que segue o blog Diário Virtual de Leitura!
     Esta semana o blog fará uma sinngela homenagem a um dos maiores escritores do Brasil Nelson Rodrigues.
     Jornalista, escritor, cronista e apaixonado por futebol. Apesar de nunca ter sido agraciado como Imortal da Academia de Letras, Nelson Rodrigues conquistou seu lugar na literatura nacional com seus textos, crônicas esportivas, pseudônimos, produzidos em sua famosa máquina de escrever Remington Portable.
    Nascido em agosto de 1912 em Recife, o autor completaria 100 anos de vida este ano. Apesar de centenário, seus textos não deixam de ser contemporâneos ao retratar a sociedade brasileira em suas paixões e pecados. 
    "Todo o autor é autobiográfico e eu sou também. O que acontece na minha obra são variações infinitas do que aconteceu na minha vida", disse em entrevista certa vez. 
    Diversas atividades espalhadas por todo o Brasil prestam homenagem ao Anjo Pornográfico: peças de teatro, relançamentos de obras, tradução para outras línguas e lançamento da nova versão do filme "Bonitinha, mas ordinária", dirigido por Moacyr Góes e estrelado por Leandra Leal.
   Nós, que fazemos o blog Diário Virtual de Leitura, registramos nesta postagem uma frase marcante do escritor conhecido por sua veia sarcástica e crítica.



Texto adaptado de http://www.guiadasemana.com.br

18 de agosto de 2012

A importância do primeiro voto

        Saudações eleitorais, galera que acompanha o Diário Virtual de Leitura!
      A postagem de hoje traz um tema de extrema importância: o primeiro voto. 
     Há poucos meses do pleito municipal, o Diário Virtual de Leitura adianta um assunto polêmico e que sempre vem à tona em período eleitoral: afinal, com 16 anos, um jovem é capaz de escolher bem um candidato? 
    As repostas são inúmeras e a expectativa do TRE é que o uso da internet nas campanhas eleitorais atraia cada vez mais a atenção do jovem para a política.
     Leia a charge a seguir e deixe seu comentário respondendo ao questionamento proposto pela postagem.
http://www.seuguara.com.br/2010/09/charge-cai-bem-em-epoca-de-campanha.html

14 de agosto de 2012

Quem sou eu?

           Saudações a tod@s que seguem o blog Diário Virtual de Leitura!
        A postagem de hoje traz uma pergunta muito recorrente em nossas vidas e pode ser que alguém tenha a resposta de forma rápida e óbvia, mas a intenção aqui não é a exposição de comentários com as respostas, pelo contrário, a ideia é socializar o texto de autoria de Luiz Fernando Veríssimo que responde a este questionamento. 
          Vamos ao texto então:

     Nesta altura da vida já não sei mais quem sou...
     Vejam só que dilema!
   Na ficha da loja sou CLIENTE, no restaurante FREGUÊS, quando alugo uma casa INQUILINO, na condução PASSAGEIRO, nos correios REMETENTE, no supermercado CONSUMIDOR.
   Para a Receita Federal CONTRIBUINTE, se vendo algo importado CONTRABANDISTA. Se revendo algo, sou MUAMBEIRO, se o carnê tá com o prazo vencido INADIMPLENTE, se não pago imposto SONEGADOR
    Para votar ELEITOR, mas em comícios MASSA , em viagens TURISTA , na rua caminhando PEDESTRE, se sou atropelado ACIDENTADO, no hospital PACIENTE. Nos jornais viro VÍTIMA, se compro um livro LEITOR, se ouço rádioOUVINTE.    
   Para o Ibope ESPECTADOR, para apresentador de televisão TELESPECTADOR, no campo de futebol TORCEDOR.
    Se sou corintiano,SOFREDOR. Agora, já virei GALERA. (se trabalho na ANATEL , sou COLABORADOR) e, quando morrer... uns dirão... FINADO, outros... DEFUNTO, para outros... EXTINTO , para o povão... PRESUNTO... 
    Em certos círculos espiritualistas serei... DESENCARNADO, evangélicos dirão que fui... ARREBATADO...  
    E o pior de tudo é que para todo governante sou apenas um IMBECIL !!! E pensar que um dia já fui mais EU.

 Luiz Fernando Veríssimo

Você gostou do texto? Deixe seu comentário sobre suas impressões de leitura. Se quer saber mais sobre Luiz Fernando Veríssimo acesse:  http://www.releituras.com/lfverissimo_bio.asp

12 de agosto de 2012

11 de agosto de 2012

Dia do Estudante

Querido alun@!
Estudar é como conhecer mundos diferentes.
Tempo de novidade a cada dia.
Tempo de alegria a cada hora.
Tempo de se preparar para a vida
Feliz Dia do Estudante!
Mensagem do blog Diário Virtual de Leitura

7 de agosto de 2012

Estatuto do homem

         Olá, galerinha que segue o Diário Virtual de Leitura!
         A postagem de hoje apresenta um dos poemas do brasileiro  Thiago de Mello intitulado Estatuto do Homem. 
        O poeta tem obras traduzidas para mais de trinta idiomas. Seu poema mais conhecido é Os Estatutos do Homem, onde o poeta chama a atenção do leitor para os valores simples da natureza humana.
        A seguir um trecho do poema em destaque.

http://odekasa.blogspot.com.br
Estatuto do homem

Artigo 1
Fica decretado que agora vale a verdade, agora vale a vida e de mãos dadas marcharemos todos pela vida verdadeira;

Artigo 2
Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, tem direito a converter-se em manhãs de domingo;

Artigo 3
Fica decretado que a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra e que as janelas devem permanecer o dia inteiro abertas para o verde onde cresce a esperança;

Artigo 4
Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem, que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu; parágrafo único, o homem confiará no homem como um menino confia em outro menino;

Artigo 5
Fica decretado que os homens estão livres do julgo da mentira, nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem armadura de palavras, o homem se sentará a mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa;

Artigo 6
Fica estabelecida durante dez séculos a pratica sonhada por Isaías que o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora;

Artigo 7
Decreta e revogada, fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraudada da alma do povo;

Artigo 8
Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá a planta o milagre da flor;

Artigo 9
Fica permitido que o pão de cada dia que é do homem o sinal de seu suor, mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura;

Artigo 10
Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida o urro do trai branco;

Artigo 11
Fica decretado por definição que o homem é o animal que ama, e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã;

Artigo 12
Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com imensa begonia na lapéla; parágrafo único, só uma coisa fica proibida, amar sem amor;

Artigo 13
Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar um sol das manhãs de todas, expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de tentar e a festa do dia que chegou;

Artigo Final
Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será subrimida dos dicionários e do pantano enganoso da dor, a partir deste instante, a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.
Thiago de Mello
 
          Qual artigo do estatuto chamou mais sua atenção? Registre em seu comentário considerações a respeito do poema.
            Se você quiser conhecer um pouco mais sobre Thiago de Melo e suas obras basta acessar o vídeo a seguir link: http://www.youtube.com/watch?v=XylbBRdiRdI e visualizar o próprio artista recitando suas produções.

3 de agosto de 2012

(Re)começar

      Saudações de boas vindas a todos que acompanham o blog Diário Virtual de Leitura!
      O ano letivo reiniciou e nossa rotina acadêmica também. Por isso, a postagem deste fim de semana reflete a retomada de nossas atividades.
     Reflitamos um pouco com o texto de Fernando Sabino!

http://artebrasilis.blogspot.com.br/2011/05/fernando-sabino.html


Seguidores