5 de dezembro de 2012

Por que as pessoas gritam?

https://www.google.com.b
                                Olá, turminha que interage no blog Diário Virtual de Leitura!
      Hoje refletiremos  nossas ações através do texto a seguir de autoria de Mahatma Gandhi que tem como título: Por que as pessoas gritam?


Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:
-Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?
-Gritamos por que perdemos a calma- disse um deles.
-Mas, por que gritar quando a outra pessoa esta no seu lado? - questionou novamente o pensador.
-Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça - retrucou o discípulo.
E o mestre volta a perguntar:
- Então, não é possível falar-lhe em voz baixa?
Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador. Então ele esclareceu:
-Você sabe por que se grita com uma pessoa quando se está aborrecido? O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidos estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância.
E continuou:
- Por outro lado, o que acontece quando duas pessoas estão enamoradas? Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê? Por que seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Às vezes, estão tão próximos seus corações que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham e basta. Seus corações se entendem.
Por fim, o pensador conclui dizendo:
-Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.


      Sua tarefa agora é construir a moral da história do texto em destaque. Não esqueça de fazer a reflexão e postar em seu comentário.

60 comentários:

  1. Na verdade a distância que o pensador indiano evidencia ao falar do grito é simplismente o chamado de atenção que nós seres humanos precisamos, quando tratamos de assuntos imoportantes ou quando queremos que os outros concordem com nossos pensamentos.

    BRENA JULIANA.
    ENFERMAGEM II

    ResponderExcluir
  2. Pra mim a moral é:existem pessoas que não medem palavras,e não pensam duas vezes antes de falar algo...
    As vezes eu me altero e grito,eu sei que não é o certo mas o grito sai sem pedir licença,e magoa muitas pessoas ao meu redor...E é isso que esse texto nos mostra que antes de tudo temos que nos observar,nos vigiar,para então fazer algo...
    Vitoria Julia
    Enfermagem II.

    ResponderExcluir
  3. Existem pessoas impulsivas que não pensam antes de falar essas pessoas tem que comtrola suas emoções para que não machuque a quem estar ao seu redor.

    Marcos
    Informática 2

    ResponderExcluir
  4. O texto acima nos faz refletir sobre uma verdade que nos acompanha diariamente, as vezes quando estamos aborrecidos é normal a gente gritar com o próximo, pois é um momento que nos encontramos em um estresse e a única forma que encontramos para aliviar é explodir. Então esse texto é um bom aconselhador pra gente, e que possamos atraves dele nos vijiar mais.

    Ivana Aquino- Enfermagem II

    ResponderExcluir
  5. algumas pessoas nao sabem ouvir,elas falam mais do que ouvem ,talvez por isso nao compreendam os outros.

    lucio
    infor 2

    ResponderExcluir
  6. Moral: Devemos pensar muito bem antes de falar algo.
    Às vezes gritamos com outras pessoas sem pensar nas consequências e acabamos ferindo até quem nos ama.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  7. que texto maravilhoso e ele nos faz lembrar de muitas coisas que fazemos no dia-a-dia, e é assim mesmo as vezes gritamos com que nao queremos por um estresse, ou por qualquer boubagem mesmo....

    Mércia Maria
    Turismo III

    ResponderExcluir
  8. Devemos pensar muito antes de falar , porque não é todo dia que estamos pronto para receber gritos de pessoas que dizem ser nossos amigos , as vezes gritamos com pessoas que não tem nada a ver com a situação e pelo simples fato recebe estes gritos , pois como sabemos uma palavra doe muito mais de que qualquer tapa .....

    Karen Bezerra
    Informática 2°

    ResponderExcluir
  9. A ação de gritar com outras pessoas pode ter origens diversas, as mais comum são aqueles momentos de stress ou ate mesmo de irritação.
    Outras vezes a única razão de gritar com as pessoas a nossa volta, é uma forma de desabafar, uma forma de pedir ajuda ou em casos de muitas mulheres a famosa TPM. Assim antes de responder a gritos, é recomendável saber qual o motivo, pois nem sem o simples “Devemos pensar antes de falar!” pode ser aplicado.

    Jerffeson Gomes
    Informática III

    ResponderExcluir
  10. O ser humano como todos os animais tem seus instintos, por ser "racional" eles são diferenciados dos demais, mas muitas vezes vemos que nossas atitudes não nos diferencia muito, o ato de gritar quando estamos com raiva nos tira o "diferente" o racional, coisas do instinto.

    Thays Vieira
    Infor II

    ResponderExcluir
  11. Uma Historinha sobre isso

    Um dia, um mestre indiano, preocupado com o comportamento dos seus discípulos, que viviam aos berros uns com os outros, fez a seguinte pergunta:
    - Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas ou quando não se entendem?

    - Gritamos porque perdemos a calma - disse um deles.

    - Mas por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? - questionou novamente o pensador.

    - Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça - retrucou outro discípulo.

    O mestre volta a perguntar:
    - Não é possível falar com a outra pessoa em voz baixa?

    Os alunos deram várias respostas, mas nenhuma delas convenceu o velho pensador, que esclareceu:
    - O fato é que quando duas pessoas gritam é porque, quando estão aborrecidas, seus corações estão muito afastados. E, para cobrir esta distância, precisam gritar para que possam escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão de gritar, para que possam ouvir umas às outras, por causa da grande distância.

    E continuou o sábio:
    - Por outro lado, quando duas pessoas estão enamoradas, não gritam; falam suavemente. Por quê? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. As vezes, seus corações estão tão próximos que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, o que basta. Seus corações se entendem. E justamente isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.

    Por fim, o pensador conclui, dizendo:
    - Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará o dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da mensagem que foi passada, nos faz repensar sobre as nossas atitudes que temos, na maioria das vezes,erradas. Não podemos deixar os nossos corações se afastarem por causa de atitudes impensaveis. O amor é maior que tudo.

    ResponderExcluir
  13. Ah alguns dias, estava assistindo malhação e a Lia, uma das personagens principais, estava passando por problemas e precisava desabafar, então o Dinho, seu namorado, levou-a para passear la lagoa, de patinho flutuante. E então ele convidou-a para gritar, desabafar tudo que ela estava sentindo. E ela então gritou toda a sua raiva, toda sua angústia, e confessou sentir-se mais leve. Acho que é isso, as pessoas gritam para se sentir mais leve, para desabafar uma dor.

    ResponderExcluir
  14. O ato de gritar é uma forma de expressar o sentimento obscuro aquele que por medo quer sair e não consegui. E aos poucos se sentir mais leve.
    Handreza Lima

    ResponderExcluir
  15. forma de expressar sentimentos.
    Arlindo Enfermagem III

    ResponderExcluir
  16. gritamos por que de alguma forma queremos botar pra fora a raiva, de expressar que estamos bravos com o outro!

    ResponderExcluir
  17. Gritamos por que o grito muitas vezes é uma forma de chamar atençao,gritamos por que sentimos um vazio enorme e achamos que dessa forma iremos preencher o que nos falta,gritamos por varios motivos gritamos muita vezes apenas pra dizer que amamos...
    Amanda Vieira
    TURISMO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade amanda, as vezes acho que é uma forma de chamar atenção... Só que muitas vezes palavras machucam mais que muitas tapas, então as vezes perdemos as pessoas que mais gostamos por não medir as palavras antes de ser lançadas!
      maria das graças 3º ano turismo

      Excluir
  18. Gritar é sinal de uma pessoa sem comtrole emocional,
    psicológico e se mostra uma pessoa na maioria das vezes
    fraca !!!

    ResponderExcluir
  19. as vezes me pergunto: "porquê grito?, e logo achei a resposta em mim mesma: PORQUÊ MIM SINTO BEM, porque é a solução que eu acho em meio as minhas preocupaçoẽs, em meio aos meus problema e vontade de expressar toda a minha raiva.
    ME SINTO BEM AO GRITAR :)
    É COMO SE FOSSE UM DESABAFO COLETIVO RSRSRSRS
    thais adriane, turismo 3

    ResponderExcluir
  20. ja no meu caso ja não tenho controle emocional wesley, quando estou com raiva choro muito ao invez de gritar!
    maria das graças 3º ano

    ResponderExcluir
  21. O Texto nos faz refletir que temos que aprender a ouvir as pessoas para poder intender melhor, e não discutir para fica distante, pois um dia essa distância sera irreversível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Nairton você tem toda razão.

      Excluir
    2. Valeu nairton, você é bom cara, impressionei-me com seu comentario parabéns mesmo.

      Excluir
  22. Mas muitas vezes as pessoas critam por não sabe escutar.
    Laís Ferreira
    Enfermagem 2

    ResponderExcluir
  23. Eu acho que o grito nesse caso é um modo de colocar para fora tudo que esta preso dentro do coração ferido.
    Ramon Pacifico
    Enfermagem 2

    ResponderExcluir
  24. Quando gritamos e porque estamos com raiva de alguem, entao ao gritarmos colocamos pra fora toda raiva e o que estamos sentindo no momento.
    Bianca santos
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  25. Quando gritamos,nos libertamos de algo que havia preso dentro de nós, o grito nos liberta, é como se fosse um profundo desejo.


    Ana Kécia
    Informática III

    ResponderExcluir
  26. Durante a reflexão do texto, percebi que gritamos, porque não conseguimos nos colocar no lugar do outro, sempre achamos que nossa concepção é indiscutivelmente a certa e gritamos mais e mais alto, não somente porque queremos ser escutados, mas sim porque não queremos escutar o outro e consequentemente admitir o erro.
    Karin Oliveira, Informática III

    ResponderExcluir
  27. A moral é: se amas alguém não deixe seu coração se distanciar por não saber conversar e sim, gritar.

    Mirela Kathlyn,
    Enfermagem 2º ano.

    ResponderExcluir
  28. Sei que não é fácil controlar-se diante uma situação em que ocorre uma discursão, mas o grito só traz mais aborrecimento ao outro. Bom seria se tivéssemos a capacidade de rosolver nossos problemas através do diálogo em tom baixo, sem estresse. Acredito que temos essa capacidade, porém não colocamos em prática.

    Eduardo Brito
    Informática III

    ResponderExcluir
  29. Devemos procurar não usar palavras das quais provavelmente nos arrependeríamos durante uma discussão, embora pequenas as palavras tem um grande significado e podem magoar muito uma pessoa.
    Leonardo Informática 3.

    ResponderExcluir
  30. Nem sempre a atitude que tomamos é a correta, gostei da menssagem repassada por esse texto nos faz uma boa reflexão. Senta e converça sem ofender ou menosprezar o outro é a melhor forma de se ter uma boa converça.

    ResponderExcluir
  31. Muito boa a reflexão. Isso nós faz pensar que não que o grito não resolve as coisas e sim o simples sussurro da calma e do silêncio. Então devemos saber o que estamos fazendo ou falando para não magoar ninguém.

    Victor Tadeu
    Informática 2

    ResponderExcluir
  32. Tem pessoas que não saber escutar ,que não pensar premeiro pra depois falar e acabar magoardo as pessoas e si mesmo, ter pessoas é impulsivas, e tambem que não fica calda. Roberta Barbosa Seg do TrabalhoIII

    ResponderExcluir
  33. Temos que ter cuidado para não afastarmos as pessoas que amamos de nós, simplesmente porque estamos estressados em um dia ruim, por isso nunca devemos fazer nada estando com raiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erlen Kaline, concordo com você, mas tem horas que predemos a cabeça e não conseguimos nos controlar e falamos algo por impulso. Devemos respeitar o que o outro sente...

      Excluir
  34. O texto nos leva a refletir das várias situações que vivemos ao longo de nossa vida, na qual muitas vezes deixamos nossos corações afastarem-se por atitudes imprecisas e impensadas, contudo temos que ter a conciência de que temos que ser pacientes e cautelosos com as situações que vivemos para não tomarmos atitudes sem voltas.

    Joelma LIma
    Seguranaça do Trabalho III

    ResponderExcluir
  35. Tudo esta resumido na distancia entre o amor e o odio, onde os corações se enfrentam,e nisso gritam para se sentir superior ao outro e no amor se sentem dependentes para encontrar a paz!

    Eduardo Silvério
    segurança do Trabalho 3

    ResponderExcluir
  36. As pessoas nao devem se estressar por muita coisa, devemos ser educados e falar-mos baixos para que os nossos gritos nao venham afastar os nossos coraçoes.

    ResponderExcluir
  37. O texto faz pensarmos em varias situaçoes onde não devemos gritar ou guando devemos gritar.Pois na maioria das vezes sera uma falta de educação.
    rebeca kelly

    ResponderExcluir
  38. O texto é muito bonito. Realmente não devemos gritar com ninguém e o texto retrata isso bem. Temos que respeitar o próximo, e pensar mais antes de tomarmos alguma atitude, pois, em algumas vezes, não tem como voltar atrás.

    Iara Macêdo
    Turismo 3 Ano

    ResponderExcluir
  39. Temos que nos controlar e agir com humildade e pensar tres vezes antes de Gritar com uma pessoa, pois palavras machucam e gritos muito mais !!

    ResponderExcluir
  40. O texto nos faz refletir porque que em situações de discussões gritamos. Sabemos que temos os nossas diferenças, mas isso que tenhamos de nos afastar.
    Mayara Tainá- Turismo 3°Ano

    ResponderExcluir
  41. Gostei muito do texto e concordo com o autor. Apesar de só usar essa prática em momentos extremos, ficou a dica para quem costuma usar.

    Andrezza Lima
    Turismo

    ResponderExcluir
  42. Gostei do texto, pois conconcordo no que se trata.
    Na minha opnião gritamos quando estamos estressado
    e a nossa emoção fala com o tom mais alto do que a razão.
    Então devemos agir pela emoção e não pela razão?
    Em minha opniao acho que devemos agir com a razão, mais não deixando à emoção de lado.

    ResponderExcluir
  43. Esse texto é muito interessante,pos ele nos remete a pensar em como nós, muitas vezes agimos por impulso, ou seja gritamos com alguem ou falamos palavras que chegam a machucar mais que uma agressão fisica. As pessoas quando estão no momento de raiva, nao sabem ouvir e acabam falando coisas na qual se arrependerão mais tarde.Na nossa vida muitas vezes agimos por impulso e acabamos por trilhar caminhos sem volta, por isso que em algumas ocasiões temos que nos colocar no lugar do outro e sermos pacientes e por fim temos que ter muito cuidado com nossas palavras,pois as vezes elas causam danos irreversivéis.

    Mariana
    Informatica 2

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. É obvio que, sempre irão existir situações em que iremos perde a cabeça, falar sem pensar e isso irá gerar uma situação muito pior. E nem todos conseguem se conter, mas seria bem melhor que, antes de alterar o tom de voz, melhorássemos os nossos argumentos!
    João Lucas - Segurança do Trabalho III

    ResponderExcluir
  46. Moral: Devemos pensar antes de falar.
    Esse texto nos leva a refletir que muitas vezes perdemos o controle e falamos coisas que não devemos. Devemos tentar controlar nossos sentimentos, pensar antes de falar, pois uma palavra machuca mais que uma agressão física.
    Herick Breno – Informática III

    ResponderExcluir
  47. A moral do texto é a calma.Adorei muito esse texto,porque além de lindo nos faz refletir o quanto é preciso ter autocontrole de nossas mentes,respirar fundo e pensar antes do que iremos falar para o próximo.Mas não fala somente esse lado negativo da ira,ressalta também algo que é essencial para nos relacionarmos bem com os outros na sociedade que é o amor.Com isso não gritamos e nos mantemos em uma constante paz interior.

    ResponderExcluir
  48. Quanto mais distantes os corações das pessoas mais elas irão gritar. A moral do texto é que devemos tomar cuidado com o modo ao qual tratamos as pessoas. Pois muitas vezes nos afastamos de pessoas que gostamos e/ou amamos por causa do nosso modo de agir e também pelo modo como as tratamos.

    ResponderExcluir
  49. O texto nos faz refletir sobre ações que tomamos quando estamos com raiva,quando estamos aborrecidos discurtimos e falarmos coisas ruins para as pessoas que mas amamos,e preciso ter calma,autocontrole,paciência e pensar duas vezes antes de falar algo.
    Camila Maya
    3 Seg do trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A raiva e as palavras que são ditas em um ato de raiva não podem ser apagadas, por isso a importância de se pensar muito bem antes de falar algo que na verdade não queria ser dito!!!!

      TURISMO 3

      Excluir
  50. Um dos motivos da elevação da voz (grito), é a raiva, onde as pessoas perdem o alto controle e acabem com um elevado índice de estresse e se expressam através de gritos...

    Elias Lima...
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  51. Otimo texto pois retrata um assunto muito imporatante o grito que na minha opinião acontece quando algem se exalta por algum motivi mas tambem acho uma falta de respeito pois nem sempre alguem quer ouvir seu grito.

    ResponderExcluir
  52. Um texto bem dialogado, por muitas pessoas. Na minha opinião as pessoas gritam por serem descontroladas estressadas preocupadas, porque muitas delas não sabem se controlarem antes de falar parecem o sindrome do gritar, rsrs.

    ResponderExcluir
  53. Gritar é uma forma de desabafar uma dor, uma angústia, uma ânsia. Uma forma de alívio. Gritamos quando estamos raivosos, quando estamos exaltados, gritamos por felicidade, pela emoção. São várias formas de desabafos. O grito é uma forma de explosão de sentimentos que acontece dentro do nosso corpo.

    ResponderExcluir
  54. Gostei da mensagem, mas acho um abuso não citar o autor:
    Mahatma Gandhi
    É importante manter o habito de lembrar quem esta falando essas palavras, com certeza temos muito À aprender com esse Mestre.

    ResponderExcluir
  55. Então o texto é maravilhoso e edificante mas nós os seres humanos sempre caímos neste ponto .respeito. a como falta em nós é mesmo sem gritar machucamos o outro.e as vezes o grito é uma válvula de escape para não se fazer o que está pensando em fazer.o grito é para sair na maioria das vezes a defesa que se não se acha ao redor o grito é para dizer não é isto que o outro diz mas como é errado gritar.jesus gritou.pai porque me desamparace.e ouviu o silêncio de Deus.baltazar meu nome semi analfabeto

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...