Homenagem ao "pai da modernidade líquida"

      Saudações, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     Nossa postagem de hoje é uma singela homenagem ao "pai da modernidade", o filósofo e sociólogo contemporâneo polonês Zygmunt Bauman, que faleceu no último dia 09 de janeiro.
     Bauman nasceu em 19 de novembro de 1925, em Poznan, na Polônia, Bauman serviu na Segunda Guerra Mundial e tem uma extensa biografia com reflexões sobre a sociedade e as mudanças do mundo atual. 
     Ficou mundialmente conhecido por sua principal teoria chamada 'modernidade líquida', que aborda  a "liquidez" das relações sociais na modernidade e pós-modernidade e abriu um vasto campo de estudos para diferentes áreas, como a filosofia, a cultura, o relacionamento humano. A teoria tem foco no individualismo e na efemeridade das relações - e até mesmo na revolução que as mídias digitais trouxeram para a sociedade moderna.
     Ativo, mesmo aos 91 anos, Bauman não parava de trabalhar em livros e teorias, sendo um dos maiores filósofos e sociólogos do fim do século 20 e início do século 21. Grande parte das suas obras foram traduzidas para o português e o seu último livro lançado no Brasil foi "A riqueza de poucos beneficia todos nós?".
    Nossa sincera homenagem ao filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman que se foi, mas deixou uma imensa produção que ficará viva na nossa sociedade líquida. 



Comentários

  1. Grande Filósofo e sociólogo do século 20.ele se foi mas deixará sua história para todos lembrarem dele

    ResponderExcluir
  2. Grande Filósofo e sociólogo do século 20.ele se foi mas deixará sua história para todos lembrarem dele

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tenho plena certeza que iremos sentir uma falta inestimável; Pois um filósofo de peso nos dias atuais vem fazendo falta.

    Ainda não estudei a filosofia moderna, acredito que este ano irei aprofundar me nos estudos, e que o "Pai da modernidade" me ensine as chaves do relacionamento humano. Pois essa chave nos dias atuais continua a ser um mistério.

    E é isso. Essa perca deixará um buraco enorme, porém é como dizem né, alguns precisam ir para que possam surgir outros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O CARNAVAL DE ONTEM E HOJE

Vamos travar a língua?

As tão sonhadas férias chegaram e...