19 de maio de 2015

10 direitos do leitor

     Saudações leitoras, turm@ que interage no blog Diário Virtual de Leitura!
     É inegável que a leitura é um hábito fundamental na formação do ser humano, mas você sabia que o leitor assim como o consumidor tem seus direitos? É isso mesmo. Nossa postagem de hoje destaca um fragmento do livro Como um romance (clique aqui e veja a resenha/vídeo do livro) de Daniel Pennac denominado de Os direitos inalienáveis do leitor de forma bem humorada e ilustrada. 
     Leia a seguir:

https://sevenlifesofacat.wordpress.com/2012/11/23/os-direitos-inalienaveis-do-leitor-daniel-pennac-e-eu/
       Pennac abre seu livro com uma afirmação que não nos abandonará mais:
     " O verbo ler não suporta o imperativo. Aversão que partilha com alguns outros: o verbo “amar”… o verbo “sonhar”…
      
Bem, é sempre possível tentar, é claro. Vamos lá: “Me ame!” “Sonhe!” “Leia!” “Leia logo, que diabo, eu estou mandando você ler!”
      
— Vá para o seu quarto e leia!
    
Resultado?
    
Nulo.[...]"
     
     Assim começam os problemas de um ex-futuro leitor. Leitura obrigatória não cria leitores. Pelo contrário, afasta-os dos livros. Como você já percebeu o livro levanta muitas questões quanto ao hábito da leitura, mas faz isso de forma muito leve e bem humorada como podemos analisar os 10 direitos do leitor:
1. O direito de não ler.» – porque não quero, porque não é oportuno, porque não!; 2. O direito de saltar páginas.» – e porque não? Quem disse que um livro se deve ler apenas da primeira à última página?;
3. O direito de não acabar um livro.» – bem… se esta lei não se aplicasse à minha pessoa, poderia armar-me em fundamentalista e dizer “Nem pensar! Já que o começaste a ler, termina-o!”, porém há livros que ficam, indefinidamente, na estante à espera  que os reabra e leia;
4. O direito de reler.» – os livros que se relêem são como velhos amigos que se reencontram. Há sempre coisas novas a descobrir, características que antes não se notaram, defeitos para os quais se fechou os olhos, virtudes que surpreendem.
5. O direito de ler não importa o quê.» – quem disse que só se deve ler LITERATURA? Nem todos os livros que se encontram nas livrarias farão parte dos cânones literários… porém ajudam-nos a viajar nos sonhos. Aliás, podemos ler tudo: da bula do medicamento à revista de mexericos; dos livros de autoajuda aos tratados científicos; dos bestsellers na moda aos clássicos da literatura…
6. O direito de amar os “heróis” dos romances.» – Ah! Quantas vezes se suspira com aquele herói (ou mesmo anti-herói) do último livro lido!?Quantas vezes se discutem as suas ações ou o seu caráter? Tal como na adolescência, todos os amores são eternos… até aparecer um novo!
7. O direito de ler não importa onde.» – Pois claro! Nem todas as salas de leitura são convencionais… mas isso não interessa mesmo nada!
8. O direito de saltar de livro em livro.» – Um, dois, três, quatro… tantos quantos a nossa vontade o exigir!
9. O direito de ler em voz alta.» – sim, claro! Há palavras que só fazem sentido quando ditas em voz alta! Há textos cuja beleza não deve ficar escondido na mente.
10. O direito de não falar do que se leu.» – há segredos que devem ficar bem guardados!
     Então, gostaram da indicação de leitura? Se sim, não esqueça de registrar em seu comentário qual direito você mais utiliza? Se não, tudo bem! Vocês têm esse direito inalienável de não ler a postagem, rsrsrs...
      Boa leitura a tod@s!

16 comentários:

  1. Só li verdades... Só falta uma coisa, o direito de não ser incomodado enquanto ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs realmente foi o único que faltou, isso me aborrece muito.

      Excluir
  2. É muito interessante a forma como são postos os direitos dos leitores, todo leitor tem direito de fazer sua leitura da forma que achar melhor, sem importar onde e como, se na realidade a intensão seria ler e gostar do que estivesse fazendo.


    Enfermagem 01

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom isso ! Todo bom leitor gosta de ler e reler livros , mais também gostam de buscar livros novos com outras novidades! Cada livro tem um estilo : Romance , terror , drama , histórias em quadrinhos e etc... Muito bacana. :)

    Curso técnico em comércio I

    ResponderExcluir
  5. rsrsrsrs verdade José Freire!
    pois as vezes estamos em nosso mundo, um mundo em que vivemos aventuras, pra de repente chegar uma pessoa e te atrapalha e fazer você perde toda aquela estrutura, aquele "mundão".

    #INFORMÁTICA 1

    ResponderExcluir
  6. Pra mim praticamente todos só destaco o direito número 6, amo todos os heróis e anti-heróis dos livros que leio, chego a suspirar rsrsrs.
    #informática 1

    ResponderExcluir
  7. Pra mim o que chama mais atenção é o de número cinco ( ler não importa o quê ), pois é já fui muito criticado por gostar de ler livros com heróis ou até mesmo história em quadrinhos, mas não se prendo só a isso gosto de buscar novidades. #UM_DIREITO_MEU.
    Enfermagem 1

    ResponderExcluir
  8. Nossa ! Em meio ah tantos direitos que posso usufruir , alguns deles ja pratico , oque eu mais gostei foi o numero 9, pois tenho esse costume de ler em voz alta enquanto interajo com a historia , é um modo que eu achei de entrar no personagem e entender melhor a historia. Bastante interessante os direitos do leitores , tendo conhecimento dos mesmos agora nao vai ter quem me diga como fazer minha leitura , ou me questionar, pois é meu DIREITO le da forma como EU achar melhor.

    Enfermagem 1

    ResponderExcluir
  9. É tanto direito , que tá parecendo a nossa constituição , rsrs.
    Fico lisonjeado com tudo isso . É bom ver a compactação da leitura com a nossa geração. Só acho que faltou o direito de ler a mesma folha mais de uma vez por conta da distração, até porque isso acontece muito comigo. Rsrs, gostei da publicação , seria bom se outras pessoas pudessem ter acesso , hehe. Abraços !!!

    #Comércio1 :p

    ResponderExcluir
  10. Realmente são tantos direitos que nos leitores tem,que as vezes nem sabemos usufruir !Mais esses direitos tem que ser valorizados ,por que a leitura é muito importante pra nos jovens !
    Enfermagem 1

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei todos este direitos principalmente o sexto....
    Isso sempre acontece quando eu leio um livro intrigante,instigante,maravilhoso,curioso....Ah!!!!!
    Deu ate um calorzinho só de pensar .BEIJOS!!!

    #Enfermagem1

    ResponderExcluir
  12. eu acho que já usei e abusei de todos esses direitos.quando eu não gosto do livro eu não leio.pego um livro com preguiça de ler e leio o fim,abro em qualquer pagina para ver se encontro algo interessante.

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei da postagem, mais no qual eu encaixo mesmo é o primeiro. ;)

    ResponderExcluir
  14. adorei todos os direitos mas o que gostei mas foi o 6. O direito de amar os “heróis” dos romances.
    Meus livros preferidos são livros de romance.
    Millena Enfermagem 1

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...