Dia Mundial do Livro

    
     Salve, salve turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    O dia Mundial do Livro não poderia ser comemorado de outra forma se não com leitura, por isso nossa postagem de hoje é fruto de reportagem feita pela Revista Galileu Online com o título de 19 livros que todos deveriam ler na escola, que perguntou a seus leitores através do facebook  que livros eles gostariam de ter lido na escola - e quais deles eles indicariam para os estudantes de hoje, para estimular o gosto pela leitura. 
    Confira a seguir a reprodução de algumas das respostas e veja a lista completa de indicações e, logo após, não deixe de comentar, socializar qual obra você já leu e deixar mais obras como indicação de leitura nos comentários. 
     Ah! Procure uma biblioteca ou livraria mais próxima e boa leitura  a tod@s!
 
1. O Diário de Anne Frank, Anne Frank
O emocionante relato de uma menina judia, escrito durante a Segunda Guerra Mundial, quando se manteve escondida dos nazistas com sua família.
2. O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder
'Romance filosófico', funciona como um guia básico para as principais ideias da filosofia, usando a história de Sofia Amundsen, uma garota prestes a completar 15 anos.
3. Fahrenheit 451, Ray Bradbury
Um romance distópico que servia como crítica à sociedade americana quando foi publicado, em plena Guerra Fria, faz uma análise interessante e atual sobre o conceito de censura e de acesso ao conhecimento.
4. Série Harry Potter, J.K. Rowling
As famosas aventuras do bruxinho foram apontadas por vários de nossos leitores como porta de entrada para o mundo da literatura.
5. O apanhador no campo de centeio, J.D. Salinger
O livro foi publicado, originalmente, para adultos - mas com o passar dos anos se tornou uma obra juvenil, por tratar de temas típicos da adolescência. O protagonista, Holden Caulfield, pode ser considerado um ícone da rebeldia da juventude.
6. Série Vaga-Lume, editora Ática
Publicado especialmente para o público infanto-juvenil, as aventuras da série Vaga-Lume são praticamente unanimidade entre os nossos leitores. Contém clássicos como 'O Escaravelho do Diabo' e 'A guerra do lanche'. 
7. Orgulho e Preconceito, Jane Austen
Escrito há alguns séculos, o romance entre Elizabeth Bennet e Mr. Darcy poderia ser uma história água-com-açúcar sobre uma mocinha em busca do amor. Mas Jane Austen usa a ideia desse amor para fazer uma crítica à sociedade inglesa da época e também à construção do casamento. 
8. As vantagens de ser invisível, Stephen Chbosky
Adaptado para os cinemas recentemente, esse novo clássico americano conta a história de Charlie, um adolescente com vários problemas e com dificuldades de fazer amigos. Através de cartas, Charlie conta como conhece Sam e Patrick e como a amizade acaba mudando sua vida. Emocionante.
9. O Caçador de Pipas, Khaled Hossein
Enquanto conta a história de Amir, homem atormentado pela culpa de trair o seu melhor amigo de infância, Hassan, Hossein também relata acontecimentos políticos que definiram o Afeganistão atual: a queda da monarquia na década de 70, o golpe comunista, a invasão soviética até a implantação do regime Talibã.
10. 1984, George Orwell
Também um clássico, retrata como um regime totalitarista resulta na opressão individual. É famosos por cunhar o conceito do 'Grande Irmão', a ideia de que o governo está sempre observando, acabando com a privacidade.
11. Eleanor & Park, Rainbow Rowell
Apesar de ter sido publicado em 2012 (o livro mais novo da lista) o romance entre Eleanor e Park é ambientado em 1986. Durante a história, que aborda a temática do primeiro amor, os pontos de vista se alternam entre os dois protagonistas.
12. O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
Se você acha que, pelo nome e pelas belas ilustrações coloridas, se trata de um livro (só) para crianças pequenas, está muito enganado. Com ideias profundas como "você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa", tem um alto teor filosófico.
13. Uma breve história do tempo, Stephen Hawking
Ok, é um livro de forte teor científico - mas Hawking consegue explicar a um leigo conceitos importantes da física e da cosmologia, como buracos negros e a teoria das supercordas.
14. Bilhões e Bilhões, Carl Sagan
Livro publicado um ano após a morte de Sagan, foi descrito como um testamento do cientista - sim, tem discussões sobre ciência e sobre sua carreira, mas também seus pensamentos em relação a questões como o aborto e até sobre sua própria morte.
15. A Revolução dos Bichos, George Orwell
O segundo Orwell da lista, conta como animais de fazenda se revoltam contra seu dono humano e instauram um novo regime. Uma sátira da União Soviética, mostra como a corrupção toma conta do sistema e como esse sistema logo se torna uma ditadura.
16. Capitães da Areia, Jorge Amado
Na Salvador dos anos 30, um grupo de meninos abandonados, liderados por Pedro Bala, rouba para sobreviver e, dentro de sua pequena comunidade, criam um sistema similar ao de uma família na falta de figuras paternas e maternas. 
17. Meu pé de laranja lima, José Mauro de Vasconcelos
Conta a história de um menino de cinco anos chamado 'Zezé'. Criado em uma família pobre, com muitos irmãos, tem em um pé de laranja-lima seu maior confidente, contando à árvore todas as suas aventuras.
18. O Hobbit, J. R.R. Tolkien
A introdução ao mundo de Tolkien, que se desenrola em "O Senhor dos Anéis", conta a jornada de Bilbo Bolseiro, que sai de sua zona de conforto no Condado para ajudar um grupo de anões a recuperar seu tesouro e sua cidade, roubados por um dragão. É considerado um dos melhores romances infanto-juvenis da história.
19. Admirável mundo novo, Aldous Huxley
A distopia mostra uma sociedade dividida por castas (os mais bonitos/fortes são das castas principais), em que pessoas são condicionadas biologicamente e psicologicamente a obedecer a um sistema. Em meio à essa paz, chega um desconhecido, fruto de uma relação espontânea e fora do controle desse sistema, e, com ele, surgem questões sobre o estilo de vida dominante.

Comentários

  1. Adorei as dicas de livros, quero muito ler As vantagens de ser invisível.
    Ler livros é muito importante, sempre costumo dizer que quando começo a ler entro em outro mundo onde viajo imaginando os acontecimentos do livro que estou lendo , pra mim ler livros é simplesmente viajar no mundo da fantasia.

    Enfermagem1

    ResponderExcluir
  2. Queria muito ler ''O Diário de Anne Frank'' , esse livro deve ser muito bom . E muito obrigada pelas dicas de livros eu ameei *-* . Ler livros é entrar no mundo diferente imaginando os acontecimentos e enfim.. A leitura é fantástica .
    #Comércio I

    ResponderExcluir
  3. a leitura é muito importante para aumentar nosso conhecimento sobre varias áreas deixando a mente mais preparada . gostaria de ler uma" breve historia no tempo" parece ser bem interessante ... Enfermagem I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou com muito interesse em ler livro espero que me surpreenda.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Que bacana essa reportagem pra nos mostrar o gosto dos mais diversos leitores espalhado pelo mundo . Bom, sobre as obras citadas , não poderia deixar passar por despercebido , é claro "O Diário de Anne Frank, "Capitães da Areia", "O Hobbit", e "Meu pé de Laranja Lima", são realmente ótimas indicações de leitura, tanto que já viraram até filmes , onde um é melhor que o outro.
    Fico feliz em saber que existem pessoas que colocam a leitura/livro como algo muito importante no seu dia-a-dia, tanto que há um dia em especial para o livro.
    E é como diz nosso ilustríssimo Mario Quintana "O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado."
    rsrs, abraços .

    #Comércio1

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante essa reportagem pois nos dispõe conhecer os mais diversos leitores espalhados por ai a fora, dos livros nela citado não poderia deixar passar e não dizer como foi prazeroso ler o livro O diário de Anne Frank. Recomendo para aqueles que não leram ainda que tenham o privilegio de ler garanto que não vão se arrepender.

    Enfermagem 1

    ResponderExcluir
  8. Oque seria de nós sem os livros...São eles que nos tiram do tédio da rotina , e nos leva à outros mundos onde nossa imaginação flutua e encanta nossas vidas. Mal tenho tempo de ler mais é muito bom e as indicções feitas aqui nesse post são otimas , dos mesmo ja ouvi falar de quase todos mas nunca li... Parecem ser otimos!

    #Enfermagem 1

    ResponderExcluir
  9. Livros,livros é o que precisamos para ser feliz ,para que possamos ter um dialogo maus favorável ,uma leitura excelente e um futuro melhor !
    #livros...
    Raynara Enfermagem !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O CARNAVAL DE ONTEM E HOJE

As tão sonhadas férias chegaram e...

Vamos travar a língua?